O suplente de deputado estadual Anísio Maia (PT) é o herdeiro direto da vaga aberta na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) após a morte do deputado Genival Matias (Avante), que morreu na manhã deste domingo (19). Ele teve um mal súbito enquanto pilotava um jet ski no Litoral de Pernambuco e não resistiu. O petista tem se colocado como pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, nas Eleições 2020.
Primeiro suplente da coligação A Força do Trabalho IV, composta pelos partidos PT, Pros e Avante, Anísio Maia atualmente exerce mandato na Assembleia Legislativa, mas na cadeira aberta com a saída do deputado Júnior Araújo (Avante). Ele deixou o parlamento a pedido do governador João Azevêdo, que o nomeou para um cargo no Executivo, em fevereiro desde ano.
Em maio de 2019, Anísio Maia também havia conseguido retornar ao parlamento, substituindo o deputado Genival Matias, que havia solicitado afastamento das atividades parlamentares por 121 dias para resolver problemas particulares e trabalhar na criação de diretórios do Avante em várias cidades da Paraíba.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto de sete dias e suspendeu as atividades por mesmo período, por conta do falecimento do deputado e não há data para a posse do novo deputado titular.