31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baConselho Municipal de Transparência se reúne para avaliar gastos públicos durante pandemia

Conselho Municipal de Transparência se reúne para avaliar gastos públicos durante pandemia

Os conselheiros do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC) se reuniram, na última quarta-feira (10), por meio de videoconferência, para acompanhar o balanço das contratações emergenciais feitas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante a pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, os conselheiros discutiram a possibilidade de aprofundar a metodologia de avaliação da Transparência Internacional, que apontou João Pessoa como a capital mais transparente do País, no combate à covid-19. Além dos conselheiros, a reunião contou ainda com a presença da controladora-geral do Município, Regina Santos.

Ela destacou a importância de poder compartilhar as informações com os conselheiros, que representam a presença da sociedade acompanhando os gastos públicos. Durante a reunião, foi detalhada a programação e execução orçamentária para o enfrentamento à pandemia, que envolve recursos da União, de doações e da própria PMJP, utilizados na compra de diversos itens e efetivação de ações. Durante a apresentação, foi informado que todas as informações já constam no Portal da Transparência de João Pessoa.

Ubiratan Pereira, secretário da Transparência Pública (Setransp) da PMJP, destacou que a avaliação da Transparência Internacional começou com uma publicação de recomendações por parte da Transparência Internacional em conjunto com o Tribunal de Contas da União, que resultou na elaboração do documento “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19”.

O documento está disponível no Portal da Transparência, na aba das Recomendações, e contém justificativa e diversos itens que figuram nas recomendações e foram transpostos para a métrica de avaliação da Transparência Internacional. Ubiratan destacou ainda que o Município foi avaliado pelo CMTPCC e ressaltou a importância do Conselho nas ações da Transparência, organizado e com representação da sociedade civil.

Diversos conselheiros participaram fazendo questionamentos e solicitando detalhamento das ações da Controladoria-Geral do Município e da Setransp. A presidente do CMTPCC, professora Isa Freire, que representa a Universidade Federal da Paraíba, também participou da reunião.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas