No 2º dia da Operação Proteção em Mangabeira, PMJP realiza 330 testes de Covid-19 e 55 atestam positivo

A Operação Proteção, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em Mangabeira, realizou 330 testes rápidos para Covid-19 nos moradores do bairro na manhã desta quinta-feira (28). Desse total, 55 testaram positivo, enquanto outros 275 foram descartados. A ação, que tem como objetivo melhorar a taxa de isolamento social e combater a disseminação do Coronavírus permanece nesta sexta-feira (29) com barreiras sanitárias na Avenida Josefa Taveira e Rua Luiz Alberto Moreira Coutinho.

Os testes rápidos foram realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em dois pontos de bloqueio do bairro. Na Avenida Josefa Taveira foram feitos 249 testes, sendo 46 positivos e outros 203 descartados. Já na Rua Alfredo Ferreira da Rocha, dos 81 testes, 9 deram positivo e 72 descartados. As testagens foram feitas a partir das abordagens dos transeuntes e pessoas no interior dos veículos e por demanda espontânea, moradores que apresentavam alguma alteração na temperatura ou de outros sintomas de Covi-19.

“É uma forma de diminuir a curva de contaminação e a pressão sob o nosso sistema de saúde com relação à capacidade de leitos”, disse Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). “Além das ações de saúde, a Operação Proteção conta ainda com a participação de cerca de 100 profissionais de várias secretárias, atuando simultaneamente nas áreas de fiscalização e desinfecção de ruas, avenidas e espaços públicos”, finalizou.

Fiscalização – A Operação Proteção ainda visitou 17 estabelecimentos comerciais durante a manhã desta quinta-feira (28), quatro deles foram fechados por descumprimento do decreto municipal, outros 14 foram notificados e dois autuados. A ação realizada pelo Procon-JP, juntamente com a Procuradoria-Geral do Município (Progem), Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente (Semam), segue no período da tarde e durante toda esta sexta-feira (29).

Limpeza e desinfecção – Força-tarefa de limpeza, higienização e desinfecção, coordenada pela Defesa Civil, com a participação da Emlur, acontece percorrendo ruas avenidas, praças e pontos de fluxo de pessoas. Nessa ação, os profissionais estão realizando a pulverização dos espaços, para diminuir o risco de contaminação.

A Operação é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP e da Defesa Civil.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.