26.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaCAMPINA GRANDE NO MUNDO DA FEITIÇARIA - escreve Marcos Thomaz

CAMPINA GRANDE NO MUNDO DA FEITIÇARIA – escreve Marcos Thomaz

O Brasil se transformou em um grande balcão de curandeirismo. A pandemia do Coronavírus trouxe a tona todo tipo de charlatanismo…

 

Tem pastor vendendo feijão milagroso,  outro líder religioso apresentando receita mágica de bicarbonato de sódio com limão etc e, claro, o elixir CLOROQUINA!

 

É uma panacéia! Eu, que prefiro “ervas que curam e acalmam”, confio mais na tendinha de raízes, aqueles tabuleiros comuns em qualquer feira popular…

 

Só que não bastasse a disposição bolsonarista em legitimar a tal hidroxicloroquina, a feitiçaria moderna ganhou adepto oficial nas bandas da Paraíba!

 

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, autorizou início de uso do medicamento no tratamento de casos na cidade.

 

O melhor de tudo é a motivação alegada para a “pajelança”: um casal de médicos parentes do gestor campinense que, contaminados pelo Covid-19, teriam tomado a hidroxicloroquina e se curado!

 

É a completa institucionalização, oficialização do achismo, boataria, crendice e toda espécie de “ouvi falar, dizem por aí…”.

 

Ao prefeito da segunda maior cidade paraibana vale mais o relato de dois médicos da família do que recomendação da Organização Mundial da Saúde, ou estudo abrangente com quase 1.500 infectados distribuídos.por 30 hospitais novaiorquinos, por exemplo. Aqui no Brasil, outro estudo aponta que pacientes tratados com cloroquina tiveram taxa de letalidade 3 vezes superior aos que não foram submetidos ao medicamento. E todos os dados apontam perigo cardíaco.

 

A irresponsabilidade, o desprezo à ciência de Romero Rodrigues vai transformar os campinenses  em cobaias humanas. Isso, em pleno município reconhecido nacionalmente por sua vocação científica!?!? E o risco, além de nenhuma comprovação de eficácia no tratamento do Coronavírus, são efeitos colaterais diversos e intensos, como também apontam as pesquisas.

 

Como informado pelo próprio prefeito o tratamento estará a disposição na UPA do bairro Alto Branco. Eu recomendaria aos amigos da Rainha da Borborema procurar “a cura de todos os males” na Feira da Prata! Lá, eu garanto, em termos de sabedoria popular e milagres caseiros tem muito mais experiência e confiabilidade do que “o novo benzedor” Romero Rodrigues.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas