Durante uma live realizada na noite desta quinta-feira (07), o vereador Lucas de Brito (PV) cobrou a elaboração de um plano municipal de recuperação da economia em João Pessoa, no período pós-pandemia de coronavírus. Em conversa com a jornalista Juliana Teixeira, da TV Manaíra, o parlamentar prestou contas de sua atuação na Câmara Municipal (CMJP) no período de quarentena por conta da Covid-19.
O vereador integra a Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo e tem levado o assunto para debate com os demais parlamentares. Lucas reconheceu que para os gestores não é fácil abril mão de receita, mas que é necessário um plano de recuperação dos setores produtivos. “Acho que as ações têm sido tímidas na área da recuperação econômica. Já compartilhei isso nas reuniões parlamentares e me disponho a conversar com os gestores municipais sobre isso”, destacou, reforçando a importância de seguir as recomendações das entidades da saúde para evitar a propagação do vírus.
Lucas ainda foi questionado sobre as ações na área do turismo, uma das mais afetadas na capital paraibana, e que já registrou mais de 100 hotéis fechados e cerca de mil demissões. O vereador, que preside a Frente Parlamentar de Incentivo ao Turismo, contou que foi procurado por associações que compõem o setor de turismo da Paraíba (Abrasel, ABIH,Convention Bureau) para debater medidas de apoio para na área. “É um setor que está sofrendo muitos impactos e não podemos deixar que a solução só ocorra após a pandemia”.
O vereador pessoense explicou as ações do mandato têm buscado compreender o que a população espera dos parlamentares e destacou que uma das primeiras lutas, ainda no início do decreto de isolamento social, foi por aquisição de equipamentos de segurança (EPIs) para os profissionais de saúde. “Também sugerimos a transferência de recursos de operações para o combate ao coronavírus. Fiquei muito feliz em ver que essa foi uma das coisas concretas que aconteceram e 15 respiradores foram adquiridos a partir de recursos resgatados da Operação Calvário”.
Outra conquista lembrada foi a parceria viabilizada por seu mandato entre a Prefeitura de Municipal de João Pessoa (PMJP) e a empresa 99, com a doação de corridas gratuitas para profissionais da saúde. “Ter a possibilidade de facilitar a vida dessas pessoas, que arriscam sua própria vida para cuidar de pacientes com a Covid-19, foi uma grande alegria”. Em outro gesto, Lucas doou mil máscaras para a Aspan, lar de idosos localizado no Cristo Redentor, em João Pessoa.
Lucas de Brito também destacou a importância da segurança alimentar neste momento crítico, em que muitas pessoas estão sem condições de fazer as refeições, e elogiou as ações dos governos estadual e municipal em prol das pessoas menos favorecidas. “Essa pandemia envolve muitas questões, porque não é só sanitária, mas também econômica e social”, reforçou.
No seu último ano de atuação nesta legislatura, o parlamentar relembrou passagens do mandato e comentou sobre as discussões envolvendo o pleito de 2020. O vereador destacou que seu nome segue à disposição do partido para a disputa ao Executivo e ainda defendeu o adiamento do pleito para o final de novembro, sem a prorrogação de mandatos.