30.6 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaLOCKDOWN NELES! - Veja o novo texto de Marcos Thomaz

LOCKDOWN NELES! – Veja o novo texto de Marcos Thomaz

Começo de noite de terça-feira nesta primeira semana de um mês de maio nebuloso, no céu e aqui embaixo! Sigo pela avenida principal dos Bancários, porta de entrada para a zona sul, uma das regiões mais populosas de João Pessoa. Movimento estranho, fluxo intenso de carros, até um pequeno congestionamento se forma no primeiro semáforo do bairro. Como assim, engarrafamento em plena determinação de isolamento social??? Quase isso… Sigo meu trajeto trabalho-casa. Passando pela Praça da Paz, o maior equipamento de convivência da localidade, o espanto é ainda maior. Estacionamento cheio, gente caminhando, correndo, sentada em bancos, conversando em grupos.  Dezenas, talvez centenas, não sei precisar, mas muitas, muitas pessoas sem máscara, lado a lado, gastando como bem entende seu precioso tempo, como se nada estivesse a acontecer no mundo!!

Testemunhar esta movimentação insana, irracional, descabida foi a constatação de uma suspeita, que vinha se acentuando há dias, às vistas de qualquer observador. Na mesma proporção que os casos e mortes disparam na Paraíba, a intensidade de carros e pessoas nas ruas cresce gradativamente, dia após dia. O comércio não essencial continua fechado e a pergunta que não quer calar é: “para onde estão indo estas pessoas?”. Como dizemos aqui no Nordeste: “deve ser só ‘cocêra’ do povo pra bater perna, jogar conversa fora, falar da vida alheia…”

Pois muito bem, digo, pois muito mal, péssimo… diante de tamanha desobediência civil, estupidez típica do brasileiro, se preparem pois, aqui e alhures, o LOCKDOWN “virá, impávido que nem Muhamed Ali”! Esse povo tropical, abaixo da linha do Equador só aprende com medida drástica!  Tem que ameaçar penalizar, multar para ter alguma efetividade. Conscientização e campanhas educativas mal surtem efeito. Como em tudo, como no trânsito, por exemplo, no Brasil as medidas só vigoram de fato, quando ameaçam a liberdade, ou o bolso do povo…

Não é intervenção radical que gritam alguns lunáticos defensores do novo AI5?? Curiosamente os mesmos que tratam com desprezo, ou “uma gripezinha qualquer” o Coronavírus!?!? Aqueles cidadãos que fazem carreata em seus veículos importados pelo retorno do comércio! Ou então outros que coagem e obrigam os próprios funcionários a se ajoelharem em frente aos seus estabelecimentos (de Campina Grande para o mundo)… Em grande parcela, exatamente por conta destes, que o confinamento irrestrito, bloqueio total de circulação se fará necessário em várias localidades do Brasil. Isso mesmo amigos, a capital paraibana não é uma ilha! A taxa de isolamento social cai vertiginosamente em todo o país e o lockdown já é pauta nas mesas de diversos governadores e prefeitos! Maranhão estreou a modalidade no Brasil e, sinceramente, com a falta de senso coletivo que o brasileiro insiste em manifestar, não vejo a hora da restrição drástica se expandir do Oiapoque ao Chuí…

Tivemos o privilégio de ser atingidos pelo vírus após exemplos contumazes da sua força devastadora sobre outras nações como Itália, Estados Unidos etc. O que fizemos? Presidente zombeteiro, irresponsável, seguidores obtusos etc…  assim diante da distopia que se abate sobre o Brasil, mesmo com todos os alertas, detemos a maior taxa de letalidade e transmissão do Covid-19 dentre todos os países da América do Sul! A ameaça está aqui!

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas