26.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaBOLSONARO É A SUA IMAGEM DISTORCIDA NO ESPELHO??? - Leia Marcos Thomaz

BOLSONARO É A SUA IMAGEM DISTORCIDA NO ESPELHO??? – Leia Marcos Thomaz

Devo admitir que o Bolsonarismo está mais cristalizado do que imaginávamos. Esse surto irracional que varre o Brasil há algum tempo é mais longevo do que supúnhamos…

A questão é que a solidez da base de apoio popular de Bolsonaro depõe muito mais contra estes brasileiros que o seguem “a ferro e fogo” do que configura qualquer virtude do clã presidencial! Bolsonaro nos revelou muito mais sobre os desvios de caráter dos brasileiros, do que sobre sua própria torpeza (que é intrínseca a natureza dele). Mas falaremos mais sobre isso adiante…

Voltando a base de apoiadores…  lembremos que do processo eleitoral para cá, Bolsonaro teve emblemáticas baixas (Joice Hasselman, Alexandre Frota, Ronaldo Caiado- esse parece que já voltou), mas duas mais significativas: primeiro o MBL, que praticamente pavimentou a estrutura para a imensa quadrilha digital gerida pelo 02, Carlos Bolsonaro. Basta lembrar que o MBL, de fato e de direito foi quem  inaugurou a modalidade fake news em escala industrial no Brasil. Emergiram no processo que culminou no impeachment de Dilma e trabalharam diuturnamente abrindo clareiras e criando trilhas para o horizonte bolsonarista. A última baixa, ainda mais relevante quanto a imagem do governo Bolsonaro foi o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Elevado ao panteão de herói nacional por ter conduzido o processo de prisão do ex-presidente Lula, o ex-juiz gozava de prestígio inabalável, figura ilibada junto a toda a direita nacional, seja ela radical, moderada, lá e cá, ou o que fosse! Era assim até romper com o “mito”. A partir daí também pôde sentir na pele, ou melhor nas redes a força das milícias digitais e a fúria do ódio que o bolsonarismo emana.

Apesar destas cisões improváveis em tão curto espaço de tempo ter abalado o quantitativo de apoiadores de Bolsonaro, fato é que o contingente fiel, leal ainda é expressivo! Bastante. Pesquisas indicam que ainda 1/3 dos brasileiros. É aterrador! E não digo isso pelos desertores, figuras controversas e dotadas do mesmo oportunismo que alimenta Bolsonaro e sua prole numeral…

Em um rápido exercício de memória resgatemos o festival de absurdos que este governo, especialmente na figura do próprio condutor, promove diariamente. Mesmo com toda estupefação que este cidadão me causa desde que ganhou alguma notoriedade nacional, eu nunca, jamais imaginaria que em pouco mais de um ano de gestão, teríamos vivido tanto surrealismo no Brasil. Ingenuamente apostava naquela máxima do decoro que o cargo impõe etc. Lógico que não esperava que Bolsonaro seria, de alguma forma, contagiado pelo estadismo, mas já eleito, reduziria o espírito bélico por algum bem maior, mesmo que o seu (SIC).

Escândalos, declarações absurdas, descaso com o povo, desrespeito a imprensa, desprezo pelas instâncias democráticas, incitação ao ódio. É um arsenal (com arminha e tudo) de antirepublicanismo. E aí entra “a parte que te cabe neste latifúndio” bolsonarista. Digo “te cabe” porque tenho as mãos e consciência limpas quanto a todo esse processo… sem soberba! Mas digamos que, mesmo com tudo as claras desde sempre, e ainda que já soasse absurdo à época, pode-se atribuir a outros fatores a escolha por Bolsonaro nas eleições: uma ação midiática orquestrada, sincronizada se estendendo por anos, ódio cego e antipetismo acima de Deus, de tudo, do Brasil e de todos, crença em um falso novo e por aí vai…

Pode-se até relevar, atenuar seu erro abissal de outrora, mas o que espanta, transforma o cenário atual em uma distopia é assistir a quantidade de pessoas que, não só se identificam, como reproduzem este discurso e postura após tantos e repetidos absurdos.

Esse é meu sinal de alerta ligado sobre essa parcela dos brasileiros preconceituosa, desumana, perversa, radical, autoritária! E a tendência é que no grupo de apoiadores, cada vez mais, reste apenas o Bolsonarismo bruto, aquele extrato do “povo de bem”, hipócritas travestidos de “escolhidos”.

Repito, o fenômeno Bolsonaro revela muito mais sobre você, do que a ele próprio! Bolsonaro transcende debate ideológico, esquerda, direita, ou o que for. Ele é uma anomalia, aberração, uma ameaça mais real e espalhada pelas ruas do Brasil, invadindo corpo e alma dos brasileiros do que o Coronavírus! Nos imunizemos, todos…

 

 

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas