30.3 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaO VÔO DE MICHAEL JORDAN NA SUA CASA - leia o novo...

O VÔO DE MICHAEL JORDAN NA SUA CASA – leia o novo artigo de Marcos Thomaz

Se você é fã de esporte, mais que isso, adora reviver e conhecer grandes histórias, precisa assistir a série “Arremesso Final” (The Last Dance no original). Com 4 episódios disponibilizados e a promessa de dois novos capítulos por semana, totalizando 10 edições, a série narra a “Era Michael Jordan” no Chicago Bulls, com foco na temporada 1997-1998!

Se o esporte tem a força mítica de produzir super-heróis, o Olimpo destes Deuses é ocupado por alguns escolhidos, dentre eles o astro “AIR” Jordan, o rei do futebol Pelé etc… São os chamados extraterrenos!

E é sobre esta força avassaladora do mito Michael Jordan que trata o documentário em formato de série, “Arremesso Final”! O jogador que revolucionou o basquetebol, segundo esporte coletivo mais importante do mundo, atrás apenas do futebol. Em apenas uma década Jordan levou o, antes medíocre, inexpressivo Chicago Bulls a 6 títulos do maior campeonato do mundo na modalidade, a NBA! Nos anos 90, se tornou o atleta mais bem pago dentre todos os esportes, o primeiro a ter contrato vitalício com a Nike, a quem emprestou a sua marca e, quase rebatizou a gigante norte americana com o símbolo “Air”! Apenas com as vendas do tênis que levam sua grife na Nike, o astro fatura, hoje, mais de duas décadas após parar de jogar, mais de 700 milhões de reais por ano!

Quem viveu a época pode rever os vôos, quase levitacionais, quem não teve o privilégio pode conhecer este extra-série e suas façanhas. Mas, como estamos falando de um esporte coletivo, um dos grandes trunfos dessa série produzida pela ESPN norteamericana e, aqui no Brasil exibida pela Netflix, é explorar todos os elementos que compõem o entorno e deram sustentação a formação do mito Jordan.

São imagens e relatos raros de bastidores daquele supertime do Chicago Bulls! Do folclórico diretor esportivo, passando pelo técnico rigoroso, apresentando as aprontadas do controverso Denis Rodman, até o grande escudeiro de Jordan, o talentoso Scot Pippen. Estes personagens paralelos, aliás, tem os dramas, conflitos e êxitos também aprofundados na narrativa, como por exemplo, a ameaça explícita de desmanche de um time multicampeão e a explícita insatisfação de Pippen que, mesmo para muitos, sendo o segundo melhor jogador da NBA, tinha apenas o 122 salário dentre todos que disputavam a maior liga de basquete do mundo!

Há algum tempo a ESPN detém o know how de produzir os melhores documentários esportivos, bem acima daquele material insosso, maçante, enfadonho criado, por exemplo, na cobertura das competições da FIFA e mesmo das Olímpiadas…

A narrativa é dinâmica, alternando grandes lances sincronizados com depoimentos inéditos dos atores do fenômeno Bulls, resgate de falas e momentos históricos e até um bônus com relatos de personalidades que viveram à época como os dois ex-presidentes norte americanos Barak Obama e Bill Clinton, que se rendem a magia dos “touros rubronegros”!

Toda esta riqueza de elementos é emoldurada em um roteiro e montagem ágil, dinâmica, que desafia a cronologia convencional e flutua entre tempos diferentes com desenvoltura, sem perder o fio condutor!

Uma história rica, fenomenal, sobre um dos maiores feitos do esporte mundial, capitaneada por um fora de série e embalada em um material refinado, cuidadoso e fidedigno. “Arremesso Final” é uma pedida ideal nestes tempos de reclusão e busca de opções para programas caseiros!

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas