25.8 C
João Pessoa
InícioTemas em PautaA PANDEMIA E AS LIVES - escreve Demétrius Faustino

A PANDEMIA E AS LIVES – escreve Demétrius Faustino

Demétrius Faustino

 

Não é de hoje que os limites do mundo físico se estendem para o digital, e nesse contexto as LIVES se tornaram uma das mais importantes ferramentas de geração de tráfego online nas audiências da rede mundial de computadores. Utilizar LIVES, ajuda por exemplo, pessoas e empresas a alavancarem seus negócios e intensificarem seus rendimentos, pois seu uso diferencia e posiciona muito melhor o profissional dentro do mercado. Isto é fato inclusive no Brasil, porque  uma pesquisa realizada em 2018 pela Hootsuite e We Are Social(empresas especializadas em gestão de mídias sociais), aponta os brasileiros em terceiro lugar com maior tempo de permanência na internet. E de acordo com a  pesquisa realizada pela Cisco(especializada em analisar como as pessoas se conectam), devido a esta crescente em consumo das tecnologias, em 2020 cerca de 82% de todo o tráfego de dados gerado na internet mundial será de vídeos online, ultrapassando a convencional televisão.

Mas essa ferramenta está se prestando também a um novo papel nesse momento em que a rotina de todo mundo mudou drasticamente, pois em razão da adoção preventiva de medidas proibitivas e/ou recomendáveis impostas pela administração pública devido a pandemia, e consequentemente a quarentena, esta tem causado inúmeros impactos  na vida das pessoas, e as LIVES tem dado uma contribuição/cooperação: adaptar a rotina do lazer em casa, muito embora não seja o que de fato querem os brasileiros, especialmente as pessoas que têm um estilo de vida mais atribulado como os amantes das praias, dos barzinhos, do cinema, do futebol etc. Sem esquecer que esse lazer é forçado, o que não faz bem ao sentimento de liberdade, mas é a opção que se tem.

Na verdade, trata-se de um consolo para amenizar crises de ansiedade, estresse elevado e até insônia durante esse intenso distanciamento social, e que pode não fazer tão bem, mas serve de consolo, pois ameniza também a sensação de angústia, de solidão etc. Não é por pouco que por conta deste evento pandêmico desenvolveu-se um protocolo para  atendimento psicológico emergencial no mundo inteiro. Bom para os profissionais da área.

Assim, nesse tempo de horizontes escassos, e na onda do “quem sabe faz ao vivo”, artistas tem se apresentado através de LIVES SHOWS, cuja sacada pioneira foi do sertanejo Gusttavo Lima.

As LIVES SHOWS tem sido uma mídia atrativa nesse instante de anormalidade, pois é o único mercado a ser explorado, fato que Rede Globo, que de ingênua não tem nada, já compreendeu o traçado e já está também navegando, cuja estreia se deu num formato em grande estilo, apresentando trechos durante a programação de uma live com Roberto Carlos, e já confirmou Ivete Sangalo para dar as caras em nova live.

Depois dessa pandemia as lives vão revolucionar a indústria do entretenimento, e virar dinheiro para artistas.

Depois de a pandemia passar, o Brasil e o mundo serão outros.

João Pessoa, abril de 2020.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas