23.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaBEM ALÉM DE “SEIS POR MEIA DÚZIA” – Por trás da troca...

BEM ALÉM DE “SEIS POR MEIA DÚZIA” – Por trás da troca ministerial; em novo texto, Marcos Thomaz analisa atitude de Bolsonaro

Uma coisa é fato: Bolsonaro não trocaria o Ministro da Saúde para “manter tudo como está”! Óbvio que não!!

Nem adianta apoiadores correrem as redes para anunciar currículo qualificado do senhor Nelson Teich, citar apoio de associação médica, ou o que seja para legitimar a escolha!

Menos ainda, vai ter alguma utilidade aos desconfiados quererem nutrir esperança de manutenção dos rumos atuais…

Ninguém está negando as credenciais do novo ministro da Saúde, mas questionando a quem, ou que essa qualificação serve, atende!

Egresso do sistema de planos de saúde, acionista de consórcio farmacológico que defende a cloroquina, dentre outros atributos pouco consonantes com a gestão de saúde pública. Mas é exatamente neste currículo que Teich conquistou Bolsonaro, ao atender integralmente duvidosos conceitos neoliberais da saúde, com mestrado em “empreendedorismo & saúde” (vejam bem, que emblemático, não?).

Foi escalado exatamente para cumprir a risca o que Bolsonaro quer desde sempre, independente da ciência, recomendação da OMS, ou qualquer base comprovada: uma anomalia chamada de isolamento vertical, modalidade criada pela mente iluminada do próprio clã Bolsonaro e inexistente em qualquer literatura médica mundial.

E assim trabalhará Teich e a máquina do governo federal, alinhada, sem sobressaltos, ou obstáculos como era um tal senhor Mandetta, que de herói não tinha nada, vale frisar, apenas o mérito de seguir a medicina sem curandeirismo!

Se não, de que valeria o Bolsonaro “trocar o pneu e o motorista com o carro em movimento”?? Não que eu esteja querendo buscar alguma lógica, vislumbrar qualquer rastro de lucidez no senhor e governo que dirige o país, mas convenhamos, não seria necessário tamanho desgaste, mudança se não fosse para representar uma quebra brusca, que ocorrerá, podem esperar…

À Bolsonaro e Teich os grandes adversários na concretização do intento de “liberar geral” estão o foco de resistência dos governadores referendados por decisão do STF, que concede aos líderes dos estados o poder de decisão sobre a implantação do regime de “quarentena” em cada unidade da federação!

Mas, assim como o mercado e os interesses a que servem, Bolsonaro e Teich são insaciáveis, não sossegarão enquanto não conseguirem estabelecer a máxima de priorizarem a ECONOMIA em detrimento da saúde! Enquanto isso vão tumultuando como podem…

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas