25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOPERAÇÃO CALVÁRIO: Ricardo Coutinho e ex-auxiliares viram réus em denúncia de esquema...

OPERAÇÃO CALVÁRIO: Ricardo Coutinho e ex-auxiliares viram réus em denúncia de esquema criminoso no TCE; entenda

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) virou réu no âmbito da Operação Calvário. O recebimento da denúncia pela Justiça aconteceu no mês de fevereiro, mas só veio a público nesta quinta-feira (12).O alvo é um suposto pagamento de R$ 200 mil em propina ao auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Richard Euler Dantas de Souza.

A denúncia em questão foi divulgada na terça-feira (10), mesmo dia em que foi deflagrada a 8ª fase da Operação Calvário, que resultou na prisão do radialista Fabiano Gomes.

Além de Ricardo e Richard Euller, também viraram réus a ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Farias; o ex-procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro; o ex-secretário de Saúde Waldson de Souza; o então superintendente da Cruz Vermelha, Ricardo Elias; e o empresário Daniel Gomes, que é um dos delatores do esquema. O grupo é acusado de crimes como peculato, corrupção passiva e ativa e coação no curso do processo. A denúncia foi recebida na 4ª Vara Criminal de João Pessoa.

Segundo o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, responsável pela investigação da Calvário, a propina paga ao auditor do TCE teria o objetivo de conter as fiscalizações do TCE nos contratos entre a Cruz Vermelha e gestão estadual. A denúncia diz ainda que o grupo comandado por Ricardo Coutinho teria contratado uma empresa especializada em inteligência de Brasília para confeccionar dossiês contra conselheiros e auditores do TCE. Os documentos teriam dados até de crianças.

Segundo o delator Daniel Gomes, os relatórios foram produzidos no ano de 2014 e o resultado apresentado aos próprios conselheiros do TCE-PB em uma reunião comas presenças do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-procurador Gilberto Carneiro. O TCE chamou de ‘mentira deslavada’ a informação de que os conselheiros tenham sido vítimas desse dossiê.

Ao blog, a defesa do ex-governador Ricardo Coutinho disse que a resposta à acusação do Ministério Público só pode ser apresentada após os réus que são colaboradores (Livânia e Daniel) apresentarem suas defesas. Essa regra é determinada pelo pacote anticrime, que entrou em vigor em janeiro. A defesa disse que já apresentou à Justiça uma petição sobre isso. As defesas dos demais denunciados não foram localizadas. Blog do Suetoni/Jornal da Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas