29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo reúne Núcleo de Prevenção e mobiliza Prefeitura de João Pessoa para...

Cartaxo reúne Núcleo de Prevenção e mobiliza Prefeitura de João Pessoa para trabalho preventivo ao coronavírus; assista

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, no início da noite desta sexta-feira (13), com o Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados em relação ao Coronavírus, no gabinete do Centro Administrativo Municipal, para intensificar as estratégias de prevenção ao Covid-19. Ele estabeleceu medidas a serem adotadas no âmbito das repartições municipais, escolas e creches, unidades de saúde, como os hospitais, USFs e UPAs e ainda no trade turístico.

Reunido com as secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Turismo, Administração, Instituto da Previdência Municipal e Desenvolvimento Social, e integrantes da Vigilância em Saúde, o prefeito Luciano Cartaxo, destacou a importância do Núcleo para intensificar a adoção de medidas preventivas, como também para dar respostas rápidas à população em respeito à pandemia que já está presente em 123 países e territórios e que, agora, começou a ser transmitida também no Brasil, mas sem casos confirmados em João Pessoa e na Paraíba.

“Estamos nos antecipando à confirmação de casos na Capital para intensificar as medidas que contribuam para a prevenção e conscientização da população sobre gestos simples que podem ser adotados para contribuir com a diminuição da circulação do vírus, mas também para traçar as estratégias de atendimento e de cuidados com casos suspeitos, confirmações e quarentena”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O serviço de Vigilância em Saúde e o Samu municipais já estão monitorando todos os casos suspeitos, sendo que existe apenas um caso de internamento e, a partir de agora, o Núcleo, envolvendo as secretarias citadas, acompanhará permanentemente a evolução da situação e poderá, dependendo da necessidade, ser reforçado por integrantes de outras secretarias e setores.

Entre as medidas a serem adotadas estão a intensificação de ações de capacitação sobre as medidas de prevenção junto aos profissionais da saúde que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e rede hospitalar, e estender também para os profissionais que atuam nas escolas e creches da rede municipal de ensino, como professores, cuidadores e direção.

Também serão adotadas medidas administrativas no âmbito do município para evitar aglomerações com o objetivo de mitigar a possível propagação do vírus e realizar campanhas educativas em todas as repartições municipais para orientar os servidores, profissionais da Defesa Civil, equipes que atuam nos restaurantes populares e abrigos mantidos pela PMJP e trade turístico. Além disso, campanhas específicas terão foco na orientação aos idosos e cuidadores.

“Cada pessoa que tiver acesso às informações de como se prevenir, poderá ser um agente multiplicador e disseminar ainda mais as orientações. Por isso também realizaremos campanhas educativas nas redes sociais oficiais da Prefeitura”, explicou Luciano Cartaxo.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas