25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitas comandam apenas 41 municípios paraibanos e Famup destaca qualidade de atuação...

Prefeitas comandam apenas 41 municípios paraibanos e Famup destaca qualidade de atuação das gestoras

A região Nordeste é a maior do Brasil com percentual de prefeitas (16%) e com o maior número absoluto: 288 prefeitas, diante de 1.505 prefeitos, conforme levantamento do Instituto Alziras. Os dados mostram que as mulheres representam 51% da população brasileira, mas apenas 12% governam prefeituras. Na Paraíba, dos 223 municípios, as mulheres comandam apenas 41, o que representa 18,4% do total. Diante dessa realidade, o Estado ocupa a quarta posição entre os estados nordestinos no número de mulheres à frente dos Executivos.

Nesse domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou a capacidade e compromisso das gestoras com a população e reafirmou apoio por meio do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM).

“A Famup articulou a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas e vem colaborando com a formação de novas lideranças. Precisamos de igualdade, de mais mulheres comandando municípios paraibanos, por isso, essa é bandeira que defendemos, principalmente para as eleições deste ano”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

A prefeita de Monteiro e presidente do MMM, Anna Lorena, disse que o objetivo é fortalecer as práticas e ações que garantam um maior número de mulheres na política, principalmente nas eleições deste ano. “É preciso que as mulheres participem da política de forma direta, para que essa realidade no nosso Estado possa mudar. Hoje somos 41 prefeitas no Estado, mas nosso objetivo é mudar essa realidade nas próximas eleições. Precisamos ocupar os nossos espaços dentro da política e faremos, principalmente a partir de agora com a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas”, afirmou.

Pesquisa – De acordo com o levantamento do Instituto Alziras, o número de prefeitas eleitas no Brasil caiu em comparação com as eleições anteriores. Foram 640 gestoras eleitas em primeiro e segundo turnos, 3% a menos que nas eleições de 2012. Do total de 5.568 municípios brasileiros, 68% não tiveram nem mesmo candidaturas de mulheres ao cargo de chefe do poder executivo local.

Atualmente, com 11,7% de mulheres à frente das prefeituras, o Brasil segue abaixo da média de 14,6% de Prefeitas nos países da América Latina, Caribe e Península Ibérica, de acordo com indicador calculado pelo Observatório de Igualdade de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

A pesquisa, que ouviu 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política em sua trajetória, têm mais anos de estudo do que os prefeitos homens e superam enormes desafios em municípios pequenos e sem recursos.

O Instituto – O Alziras é uma organização que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na política. Para isso, entendemos ser fundamental compreender as experiências das mulheres na política municipal, pois ela é a porta de entrada e a base da construção de parte significativa das carreiras políticas.

Eleições – Em 2012, na Paraíba foram 49 mulheres eleitas para as prefeituras de suas cidades. Ou seja, de 2012 para 2016, dez mulheres deixaram de ocupar o cargo de prefeita nos municípios. O último pleito interrompe a sequência de crescimento da presença feminina nos poderes executivos municipais. Em 2004, foram eleitas 27 mulheres (12,1%) do total. Em 2008, este número cresceu para 36 (16,2%) e, em 2012, aumentou para 49 (22%), o maior índice da série histórica.

A primeira mulher eleita para comandar um município da Paraíba foi Dulce Barbosa, ex-prefeita de Queimadas, eleita na década de 1960. De lá para cá, houve uma evolução na participação feminina, porém, bem aquém do que seria adequado.

Confira as mulheres prefeitas na Paraíba:

  1. Algodão de Jandaíra – Maricleide Izidro da Silva
  2. Alagoinha – Maria Rodrigues de Almeida Farias
  3. Areia de Baraúnas – Maria da Guia Alves
  4. Barra de Santana – Cacilda Farias Lopes de Andrade
  5. Belém – Renata Christinne Freitas de Souza Lima
  6. Boa Ventura – Maria Leonice Lopes
  7. Borborema – Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso
  8. Caldas Brandão – Nelma Rolim
  9. Carrapateira – Marineide da Silva Pereira
  10. Conde – Márcia Lucena
  11. Coremas – Francisca das Chagas Andrade de Oliveira
  12. Diamante – Carmelita de Lucena Mangabeira
  13. Duas Estradas – Joyce Renally Félix
  14. Fagundes – Magna Danas
  15. Itapororoca – Elissandra Maria Conceição de Brito
  16. Juarez Távora – Maria Ana Farias dos Santos
  17. Livramento – Carmelita Ventura
  18. Logradouro – Célia Maria de Queiroz Carvalho
  19. Joca Claudino – Jordhanna Lopes dos Santos
  20. Mamanguape – Maria Eunice do Nascimento Pessoa
  21. Marcação – Eliselma Silva de Oliveira
  22. Matinhas – Fátima Silva
  23. Monteiro – Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega
  24. Natuba – Janete Santos
  25. Ouro Velho – Natália Carneiro Nunes de Lira
  26. Pilões – Socorro Brilhante
  27. Pilõezinhos – Mônica de Sandro
  28. Poço de José de Moura – Aurileide Egídio de Moura
  29. Quixaba – Cláudia Marcário Lopes
  30. Riachão do Poço – Maria Auxiliadora Dias Rego
  31. São Bentinho – Giovana Leite Cavalcanti Olímpio
  32. São Domingos de Pombal – Odaisa de Cassia Queiroga da Silva
  33. São Domingos do Cariri – Inara Marinho Ferreira da Silva
  34. São José de Princesa – Maria Assunção
  35. São José do Bonfim – Rosalba Mota
  36. São José do Brejo do Cruz – Ana Maria
  37. São Vicente do Seridó – Maria Graciete do Nascimento Dantas
  38. Santa Teresinha – Terezinha Lúcia Alves de Oliveira
  39. Santo André – Silvana Fernandes Marinho
  40. Serra da Raiz – Adailma Fernandes da Silva Lima
  41. Sossêgo – Lusineide Oliveira Lima
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas