26.5 C
João Pessoa
InícioPolíticaPré-candidata em Campina, Ana Cláudia apresenta metas do seu plano de governo:...

Pré-candidata em Campina, Ana Cláudia apresenta metas do seu plano de governo: “transparência, eficiência e planejamento das finanças”

Em entrevista a uma emissora de Campina Grande nesta quinta-feira (20), a secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), como pré-candidata a prefeitura da cidade, neste ano enalteceu quatro pontos que para ela, são fundamentais para a Rainha da Borborema voltar ao rumo do desenvolvimento: transparência, gestão eficiente, planejamento e controle das finanças públicas.

Ao falar da transparência, ela defende uma gestão onde a prática do nepotismo pare existir. Costume esse comumente utilizado na atual gestão municipal, onde a PMCG se tornou um instrumento para viabilização política dos que a comandam. “O prefeito teve a ex-cunhada, a irmã, o primo, os tios. Os secretários do prefeito com assinatura das portarias em comissão colocam primos e cunhados”, lembra Ana, ao defender uma gestão aberta à população com as informações não limitadas a alguns poucos privilegiados na pirâmide hierárquica, aliás, ela lembra que a própria pirâmide ficará de lado, permitindo relações mais horizontais dentro de uma gestão compartilhada.

Conheça os benefícios da gestão transparente defendida por Ana Cláudia

 

Transparência – Uma das principais vantagens da gestão transparente proposta por Ana é que a democracia participativa voltará ser uma praticada na cidade, através dos ‘Orçamentos Participativos, criados na gestão passada, mas abandonados pelo atual prefeito. Outra iniciativa é a formalização de um verdadeiro ‘Portal da Transparência’ que dê transparência e não com informações de contratos, salários e receitas incompletas como o atual. “Quando a população entende exatamente qual é o reflexo dessa transparência sobre a gestão, todos (colaboradores e população) sentem-se mais à vontade para executar o trabalho e sentir a volta dos impostos pagos, através de serviços e obras. Ou seja, a gestão transparente melhora a maneira como a população ver as coisas públicas”, disse Ana Cláudia.

Gestão eficiente – Outra defesa de Ana Cláudia é uma gestão eficiente, pois para ela com uma equipe, valorizada e capacitada, não haverá a falta de informação entre os servidores que gera uma falta de confiança por parte da população nos serviços públicos que vai contra as suas expectativas de boa gestão aplicadas noutras pastas que já assumiu.  “Acredito que a partir do momento em que todas as informações sobre um programa ou projeto e seu desempenho são compartilhadas, os servidores começam a assumir seu papel nesse desempenho. As vitórias e os fracassos deixam de ser algo limitado à esfera dos gestores para se tornar resultados compartilhados. E é nesse sentido, vamos escutar os servidores e sociedade civil organizada para traçar as metas que Campina merece.”

Planejamento – Para Ana Cláudia, uma gestão pública só cresce com a participação e colaboração de seus servidores, mas para que haja a colaboração destes é de extrema importância que eles sejam capacitados para o cargo que ocupam e para isso, mais importante ainda se faz o processo de capacitação permanente dos colaboradores e programas. “Proponho uma gestão que não se feche para dentro como a atual, que não escuta a sociedade, não promove a capacitação dos servidores e que não planeja a cidade para as próximas décadas”, disse Ana ao destacar que numa eventual gestão do projeto ‘Juntos Podemos Mais’, não permitirá como fez o atual prefeito perder recursos assegurados para a Feira Central, o São João, etc.

Controle – De nada adianta um bom planejamento se durante sua execução não existir um bom método de acompanhamento e gestão que permita garantir a realização do plano de obras e projetos. Esse é o planejamento de Ana Cláudia. “Vamos constantemente medir os resultados, avaliar sua eficiência, definir novas ações que viabilizem o atingimento dos objetivos traçados e também, quando necessário, replanejar. Sim, porque um bom planejamento é “vivo” e vai se adequando a ajustando a medida que vai sendo realizado”, revela a pré-candidata do Podemos.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas