27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaOperação Pés de Barro: com decisão do STF em afastar Wilson Santiago...

Operação Pés de Barro: com decisão do STF em afastar Wilson Santiago do mandato, Ana Cláudia deve assumir cadeira; entenda

Com a decisão do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STF) em determinar o afastamento imediato de Wilson Santiago do mandato de deputado federal, após seu suposto envolvimento na Operação Pés de Barro, quem deverá assumir a cadeira deixada por Santiago na Câmara dos Deputados é a suplente, Ana Cláudia Vital do Rêgo.

Ana é a primeira suplente da Coligação A Força do Trabalho I e obteve 49.248 votos nas eleições de 2018.

Wilson Santiago é suspeito em participar de pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no Sertão da Paraíba.

Operação Pés de Barro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello determinou o afastamento do cargo do deputado Wilson Santiago (PTB-PB). Ele é um dos alvos da operação Pés de Barro da Polícia Federal, que investiga suspeitas de superfaturamento em obras no interior da Paraíba. Os investigadores cumprem também mandados de busca e apreensão em endereços do parlamentar neste sábado, inclusive no seu gabinete na Câmara e em sua residência.

Na mesma operação, o prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes (PSDB), foi preso. Ao todo, são 13 mandados de busca e apreensão e, além de Santiago, outras seis autoridades serão afastadas de suas funções públicas.

De acordo com a PF, são investigados os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa, cujas penas, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão.

O foco das apurações são as obras da “Adutora Capivara”, sistema adutor que deve se estender do município de São José do Rio do Peixe/PB ao município de Uiraúna/PB, no Sertão da Paraíba. As obras foram contratadas por R$ 24, 8 milhões e teria havido até agora distribuição de propinas no valor de R$ 1,2 milhão. A base da investigação é uma delação premiada homologada pelo ministro Celso de Mello, que ainda está sob sigilo.

Segundo a PF, o nome da apuração “é uma alusão a um termo bíblico que serve para identificar, na vida pública, os falsos valores políticos, ou seja, os líderes carentes de méritos intrínsecos”. Na Bíblia, Nabucodonosor, antigo rei da Babilônia, teve um sonho interpretado pelo profeta Daniel no qual uma estátua feita de metais preciosos desmorona porque seus pés são de barro.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas