31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baMosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista recebem atrações do 7º...

Mosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista recebem atrações do 7º Festival de Música Clássica

O 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa continua na tarde desta quinta-feira (28). A partir das 14h30, a Orquestra do projeto Ação Social pela Música, unidade do Alto do Mateus, se apresenta no Mosteiro de São Bento. Logo após, às 16h, é a vez do grupo DuAs e o músico Ravi Shankar Viana se apresentarem. Com entrada gratuita, o evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O Mosteiro de São Bento estava lotado na tarde desta quarta-feira (27), com a apresentação da Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto. A banda foi fundada em 1964 pelo então maestro Tenente Lucena. A partir de 2005 se vinculou à Funjope, passando a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. O grupo já tocou com vários artistas de renome, como o maestro Wagner Tiso (que gravou um DVD com a banda paraibana), Valmir Vieira (tubista do Sexteto Brassil) e o maestro Duda, do Recife, considerado um dos melhores arranjadores do século 20.

Para o aposentado João Carlos, que participou do festival na edição de 2018, este ano observou que o evento cresceu bastante, tanto em relação aos músicos, quanto no público. “A cada ano, a sensação é que esse evento vem crescendo e está se tornando gigante. Sem dúvidas, quem ganha somos nós, o povo pessoense”, disse. Sobre vir em outras edições, ele foi bem objetivo: “Com toda a certeza e fé em Deus eu estarei novamente aqui e nesta edição quero vir todos os dias”, contou.

A cada dia o público vem participando mais, e no Mosteiro de São Bento, mais de 60 estudantes da Rede Municipal de João Pessoa tiveram a oportunidade de assistir a essa apresentação. Desta vez, os alunos da Escola Municipal Chico Xavier puderam ver de perto os músicos se apresentarem. Durante toda a semana outras escolas irão participar do festival. “É bastante importante incluir os nossos alunos na programação do Festival, que em todas as nossas edições tem espaço garantido. Com isso, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo garante à Rede Municipal a oportunidade de participar do festival”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

Para a aluna da Escola Municipal Chico Xavier, Esther Lorena, de 13 anos, a apresentação foi muita mágica. “Eu me senti naqueles filmes bem legais, onde a trilha sonora vai passando e as cenas vão acontecendo. Só que neste caso eu fazia parte do enredo. Vivenciar tudo isso de perto é muito bom, pois a gente sai um pouco da nossa realidade de escola e ver de perto que é possível viver novas experiências, momentos únicos que ficarão guardados na nossa memória”, enfatizou.

A programação do Festival não parou nisso, na Primeira Igreja Batista, o evento recebeu o Artesan Trio. O grupo é fruto da constante colaboração camerística dos três intérpretes que, ao longo dos anos, vêm explorando o repertório de seus respectivos instrumentos nas mais diversas formações. O grupo é formado por docentes do Departamento e Música da UFPB e tem o propósito de explorar o repertório tradicional, como também de ampliar o repertório para violino, violoncelo e piano.

Formação – Sandra Cabral de Aquino, violinista, é Bacharel em Música pela UFPB, Mestre pela Eastman School of Music (Rochester/Nova York – EUA) e Doutora em Música na UFPB (na área de Educação Musical). Felipe Avellar de Aquino, violoncelista, é formado em música pela UFPB, realizou Mestrado na Louisiana State University e Doutorado na Eastman School of Music (Nova York). José Henrique Martins graduou-se em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Música na Boston University.

Festival – O Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa conta com 22 apresentações (concertos e recitais), 12 masterclasses e mais de 30 atrações. O evento, um dos mais destacados do gênero erudito no Brasil, e que em sua sétima edição homenageia a Bossa Nova, está sendo realizado até o dia 30 de novembro. Para conferir mais notícias, toda programação de concertos, locais, além do perfil dos músicos é só acessar o site oficial do evento: musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas