25.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baAluna da Rede Estadual é finalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Aluna da Rede Estadual é finalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A estudante do 9º ano, Ana Maria Pereira da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida, em Campina Grande, é finalista na categoria ‘Crônica’ na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP). Ana Maria e a professora Edvana dos Santos Vieira estiveram em São Paulo na semifinal e vão participar da final nacional, que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, na mesma cidade.

A Olimpíada é um concurso para alunos de escolas públicas de todo o país, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita. As produções são divididas em cinco categorias: crônica, memórias literárias, poema, documentário e artigo de opinião. Neste ano, o tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Sete escolas da Rede Estadual foram selecionadas para a etapa regional, na qual Ana Maria Pereira concorreu e foi selecionada como finalista com a crônica “Ah, malditos cinco minutos!”. As sete escolas estaduais da Paraíba foram selecionadas nas categorias Artigo de Opinião, Crônica, Documentário e Memórias literárias. Na Paraíba foram selecionadas 17 escolas, entre estaduais, municipais e Instituto Federal.

Na programação da etapa final, os participantes vão poder visitar pontos turísticos da cidade de São Paulo, além de participarem de palestras, debates com artistas e escritores e realizarem atividades voltadas para a produção de texto. Após a seleção dos vencedores, a organização promove um evento de premiação no dia 9 de dezembro, revelando os 28 alunos vencedores, juntamente aos professores, em uma celebração final realizada também na cidade de São Paulo.

Olimpíada – A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Acontece em quatro etapas: municipal, estadual, regional e nacional.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas