28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baGoverno apresenta projeto para implantação da Escola de Saúde Pública

Governo apresenta projeto para implantação da Escola de Saúde Pública

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), está promovendo uma Oficina para apresentação do “Projeto de apoio ao fortalecimento e ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública”, nesta segunda (11) e terça-feira (12), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Torre.

A Escola de Saúde Pública da Paraíba é uma ação prevista no plano do Governo do Estado e no Plano Estadual de Saúde, aprovado na semana passada, pelo Conselho Estadual de Saúde. “A nossa escola será implantada no próximo ano e a SES dará todo respaldo para que isso aconteça, pois a Paraíba será bastante beneficiada por meio da formação, capacitação e qualificação de muitos profissionais de saúde para as demandas do SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

“A nossa missão aqui é ofertar a possibilidade de cenários e promover um debate sobre a competência de cada um”, declarou o assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes, que informou que, no próximo dia 10 de dezembro, a equipe do Conselho retorna com o resultado do trabalho, feito a partir desta oficina.
No primeiro momento, houve a apresentação de uma pesquisa, com todos os detalhes das 15 Escolas vinculadas às Secretarias de Estado da Saúde, existentes em todo país, para os gerentes e secretários executivos e secretários gerais. Foram informados todos os detalhes para a implantação, a exemplo do Projeto de Lei que deverá passar pela Assembléia Legislativa.

A Escola de Saúde Pública da Paraíba será implantada no Cefor. “A Paraíba vive um processo de evolução. A SES vem apoiando a proposta do Governo do Estado da transformação do Cefor em Escola de Saúde Pública. Tal proposta trará como benefícios o fortalecimento da educação em saúde no estado, seja pela perspectiva da educação permanente ou da educação continuada. A ESP trabalha na dinâmica de qualificar e formar profissionais para o SUS. Uma vez se tornando ESP, o Cefor  conseguirá capilarizar melhor a educação e a saúde no estado, otimizando os processos formativos”, observou a diretora geral do Cefor, Vanessa Meira.

As Escolas de Saúde Pública têm como missão qualificar trabalhadores de saúde, de acordo com as necessidades estaduais de saúde; coordenar e implementar a política de educação permanente em saúde no estado e produzir e disseminar conhecimentos para o fortalecimento do SUS.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas