26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­ba3º Workshop PPP Investindo no Futuro será realizado em Campina Grande

3º Workshop PPP Investindo no Futuro será realizado em Campina Grande

Com apoio da Prefeitura de Campina Grande, será realizada, no próximo dia 1 de novembro, a 3ª Edição do Workshop PPP Investindo no Futuro, sob o tema “Parceria Público-Privada como Estratégia de Investimento em Infraestrutura e Melhoria dos Serviços Públicos”.  O evento, a ser realizado no auditório da FIEP, das 8h às 17h, é uma iniciativa conjunta do Instituto Paraibano de Direito Administrativo – IPDA, Federação das Associações dos Municípios Paraibanos – FAMUP, a Comissão de Direito da Infraestrutura, Concessões e PPPs da OAB/PB e o D’Carvalho Advogados, contando ainda com a parceria da FIEP – Federação das Indústrias da Paraíba.

O subsecretário Nacional de Planejamento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Fábio Ono, participará da abertura do workshop, apresentando a viabilidade das Parcerias Público-Privadas para municípios de pequeno e médio porte, além das estratégias e ferramentas utilizadas pelo governo federal para alavancar infraestrutura em parceria com os entes estaduais e municipais, com o uso de instrumentos econômicos e legais como as PPPs e concessões.

Esta é a 3ª edição do Workshop. Na primeira, em 2017, participaram mais de 400 inscritos, com caravanas de Pernambuco e Rio Grande do Norte, envolvendo gestores públicos, empresários locais, técnicos de instituições financeiras e representantes dos órgãos de controle. A segunda edição, em 2018, foi realizada em João Pessoa, no TCE-PB, e contou com a participação de auditores, conselheiros, procuradores do Ministério Público de Contas, prefeitos e secretários.

Este ano, o evento novamente tem a curadoria da advogada Alana Carvalho, certificada em PPPs e Concessões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF. O workshop contará com um grupo de 23 especialistas entre palestrantes e debatedores.

No primeiro painel autoridades públicas abordarão oportunidades e desafios em PPPs. O prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, apresentará o programa de PPPs e concessões da cidade e fará explanação do case de saneamento, projeto-piloto de Campina.

Uma inovação para este ano no evento será a oferta de “talking round”, sendo esta uma conversa rápida ou mini-curso mais didático, incluindo acadêmicos de direito, administração, economia e gestão, além dos gestores públicos e empresários que querem conhecer desde conceitos a como fazer PPPs.

As inscrições para participação no workshop estão sendo feitas online através do site www.pppinvestindonofuturo.com.br .

PROGRAMAÇÃO

9h – Solenidade de Abertura

9h25 – Painel 1 ”Visão dos agentes públicos quanto ao uso das PPPs: Oportunidades e Desafios”

Debatedores: Representante do Governo do Estado, Prefeitura de Campina Grande, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Queimadas
Mediação: Harrison Targino – presidente do Instituto Paraibano de Direito Administrativo, Conselheiro Federal da OAB/PB

10h05 Painel 2: “A viabilidade das Parcerias Público-Privadas para os Municípios de pequeno e médio porte”

Expositor: Fabio Ono – Subsecretário Nacional do Planejamento da Infraestrutura do Ministério da Economia

Debatedores: Presidente da FAMUP, Presidente da FIEP e representante do Banco do Nordeste.

Mediação: Alana Carvalho – presidente da Comissão de Direito da Infraestrutura, Concessões e PPPs da OAB/PB, membro do IPDA, CEO do D Carvalho Advogados, com certificado em PPPs pelo BID e pelo CAF

10h45 Painel 3: “Saneamento, Concessões e Novo Marco Regulatório”

Expositor: Giuliano Dragone – Diretor Técnico da GS Inima Brasil e Diretor SINDCON. Engenheiro de produção, especialista em processos de saneamento pelo Office Internacional de L’eau, França

Debatedores: Representante de um Consórcio de Municípios, Presidente da Assembléia Legislativa

11h25 Painel 4: “Uso das PPPs em Iluminação Pública”

Expositor: Alexandre Tereso – Presidente Executivo da Tellus Mater Brasil, multinacional de IP. Empresa pioneira em led (2010) e energias renováveis em ambientes hostis (2015). Alexandre é engenheiro pela Universidade do Porto, CP³P–F, certificado em PPPs pela APMG.

Debatedores: representante de Consórcio, representante da Frente Parlamentar ao Desenvolvimento da Assembléia Legislativa

Mediação: Pollyanna Loreto – D Carvalho Advogados

12h05 Painel 5: “Novas Tendências em PPPs e o uso destas na construção de Cidades Inteligentes”

Expositor: Cristiano Rizzo Soares – Diretor Geral da Miya Arison Group
Debatedores: Auditor doTCE , representante de Governança Digital
13h – Intervalo para Almoço

14h30 – Apresentação da sistemática de atividades do turno da tarde
15h – Mini-Curso 1 – O que são e como contratar parceria público-privada
Mestres Debatedores: Daiane Garcias, Eduardo Frade e Lafayete Gadelha

16h – Mini-Curso 2 – As PPPs como instrumento para alavancar economia e novas oportunidades de negócios

Mestres Debatedores: Jorge Jatobá, Karoline e Emanuel Vieira
17h –  Encerramento

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas