25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baRota Cultural Raízes do Brejo movimenta Serra da Raiz neste fim de...

Rota Cultural Raízes do Brejo movimenta Serra da Raiz neste fim de semana

Serra da Raiz, distante 120 km de João Pessoa, promove neste fim de semana a quinta etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo, que envolve nove municípios da região. A cidade com pouco mais de 3,2 mil habitantes (Censo de 2010) reluz pela sua produção de ouro e pedras preciosas e se preparou para apresentar aos turistas que também produz muita cultura, artesanato e gastronomia.

O Raízes do Brejo é um projeto que procura resgatar a cultura das cidades envolvidas, apresentar as pessoas que produzem artesanato, fazem as suas receitas, e que possam tornar essas atividades em um meio de vida, gerando renda extra e até abrindo novas vagas de trabalho.

A abertura da programação da Rota Cultural acontece na sexta-feira (24), com uma alvorada às 6h. A solenidade de abertura será às 20h. Em seguida, estarão abertas as feiras de Artesanato e Gastronomia. No sábado (25), será aberta a Exposição Arqueológica, no Museu do Homem Serrano, mas o dia será marcado por uma série de shows e apresentações culturais, como Bandas Marciais das escolas públicas, Pastoril Mestra Adauto, Grupos Folclóricos e Retreta com banda de música Joaquim Menezes. Haverá ainda um show de José Orlando e Gegê Bismark.

No domingo (27), logo cedo será realizada uma trilha ecológica nas regiões de Trindade e Loca da Nega; uma missa na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. À tarde, a partir das 14h, artistas locais se apresentam na Praça de Eventos, como os artistas Rodolfo César, Bruninho Hits e Marcelo Lima. A Rota Cultural se despede de Serra da Raiz em Grande estilo, com um pôr do sol na Chácara Santa Lúcia.

Atrativos turísticos –  Loca da Negra – A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. O nome foi atribuído, pela lenda contada que uma negra se escondia naquela área rochosa, já que sofria perseguição de colonizadores. O enredo final conta que a mulher ficou escondida até sua morte e assim, eis o nome do lugar ‘Loca da Nega’, que relembra a história.

Cruzeiro – A visitação ao cruzeiro da cidade é aberta ao público e de lá, os visitantes possuem uma visão panorâmica, em que se consegue observar a igreja local e a lagoa da cidade. A construção do cruzeiro marcou a passagens dos séculos, de XIX para XX.

Lajedo do Alto – Nascer do Sol – Beleza natural e desfrutada coletivamente no município de Serra da Raiz. O astro rei é esperado em um encontro coletivo às 5h da manhã, ao som de música. O nascer do sol é um momento para começar bem o dia na cidade, com vista para uma incrível paisagem. Os passeios podem ser agendados com um guia (Edson – 83-9157-2454).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas