26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura de João Pessoa firma parceria com o IBGE para realização do...

Prefeitura de João Pessoa firma parceria com o IBGE para realização do Censo 2020

Muitas mudanças ocorrem em uma população em dez anos. Para traçar um diagnóstico desse fenômeno em todo o país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está na reta final dos preparativos para realizar o Censo 2020. Na Capital paraibana, os trabalhos terão o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através de todas as suas secretarias. O termo de compromisso foi assinado na manhã dessa quarta-feira (16) durante a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, que aconteceu no Paço Municipal, no Centro.

Será o 13º Censo feito no Brasil e o nono realizado pelo IBGE, que vai visitar todos os domicílios brasileiros para levantar informações demográficas, sócias e econômicas de uma população estimada em mais de 220 milhões. Em João Pessoa, os trabalhos vão contar com a participação de 760 pesquisadores para visitar cerca de 238 mil domicílios. Representando o prefeito Luciano Cartaxo durante a reunião, a secretaria municipal de Planejamento (Seplan), Daniela Bandeira, afirmou o compromisso da gestão com o estudo e projetou dados positivos da Capital, conquistados principalmente nos últimos anos.

“Temos plena consciência da importância do Censo, principalmente para a formulação de políticas públicas futuras. Vamos oferecer nossos equipamentos e trabalhar em conjunto com o IBGE para fazer a divulgação dos dados e ajudar para que nossos moradores recebam os pesquisadores e prestem todas as informações. E temos certeza que serão levantados dados bem significativos em áreas como educação, saúde, habitação, infraestrutura e planejamento urbano, decorrentes de uma gestão que priorizou o diálogo com a população”, afirmou.

As pesquisas serão realizadas de 1º de agosto até 31 de outubro de 2020. A expectativa é de que ainda em 2020 sejam divulgadas as primeiras informações do estudo. O chefe da unidade estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado Beato, disse que sem a ajuda dos municípios seria praticamente impossível realizar o Censo, já que é necessário o apoio logístico, de espaços, equipamentos, informações e pontos de coletas. Ele avaliou positivamente o apoio que a PMJP está oferecendo para a realização do trabalho.

“É uma operação gigantesca, que vai envolver cerca de 120 mil pessoas em todo o país, contando com servidores temporários. Onde alocar todo esse pessoal? Precisamos de estrutura física, apoio para divulgação, acesso aos locais de coleta, por isso é imprescindível a ajuda dos municípios. O prefeito Luciano Cartaxo já deu sua palavra de que vai nos apoiar, chamou todo o seu secretariado para estar presente, então a gente está muito tranquilo com relação ao apoio da Prefeitura de João Pessoa”, pontuou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas