25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­ba102 anos do Corpo de Bombeiros: João Azevêdo entrega equipamentos e recebe...

102 anos do Corpo de Bombeiros: João Azevêdo entrega equipamentos e recebe homenagem

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta quinta-feira (4), a solenidade alusiva ao aniversário de 102 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMP) e ao Dia Nacional do Bombeiro, realizada no Quartel do Comando Geral, em João Pessoa. Na ocasião, o gestor fez a entrega simbólica de novos equipamentos e viaturas para a Corporação, que somam mais de R$ 2,4 milhões de investimentos, e foi homenageado com a Medalha do Mérito General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou as ações relevantes que o Corpo de Bombeiros promove junto à sociedade paraibana. “A Corporação mais respeitada e admirada do país tem uma função que vai além do que imaginamos, fazendo trabalho social, assistencial e de análise de projetos; esse profissionalismo celebra um momento especial porque quando chegamos ao Governo, em 2011, a Paraíba tinha nove quartéis e hoje temos 18, para oferecer melhores condições de trabalho para homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para salvar outras vidas; a eles, o nosso respeito”, ressaltou.

Ele também agradeceu o empenho de todas as forças de Segurança do Estado durante os festejos juninos, que resultou no São João mais tranquilo dos últimos cinco anos, e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas voltadas para segurança pública. “Muito mais do que palavra, respeito e admiração se demonstram com gestos e é o que o Governo do Estado tem feito para que as pessoas se sentissem participantes de todo esse processo de avanço. A Paraíba é o único Estado do Brasil que ao longo de oito anos e meio conseguiu reduzir, sistematicamente, os números da violência; isso graças à dedicação de todas as pessoas que integram esse segmento”, comentou.

O governador ainda fez um balanço das principais ações promovidas na área nos últimos meses.  “Estamos fazendo investimentos em tecnologia e na infraestrutura da Corporação, como o sistema de comunicação criptografado e a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, promovemos mais de 790 policiais civis, mais de 600 policiais militares e mais de 200 bombeiros e fizemos o PCCR dos agentes penitenciários. É mostrando respeito através de atos que esse Governo entende que a segurança associada à educação são as políticas mais importantes e que merecem um olhar diferenciado. Fiquem certos de que vamos ficar atentos e focados na melhoria de condições de trabalho de cada um”, assegurou.

Nos primeiros seis meses de 2019, o Governo da Paraíba já realizou 214 promoções de bombeiros militares, sendo 43 delas publicadas na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, falou da satisfação de compartilhar o fortalecimento da Corporação. “Esse é um momento muito importante para a Segurança Pública da Paraíba, que comemora 102 anos do Corpo de Bombeiros, que presta um serviço tão relevante para a sociedade, se caracterizando como uma instituição forte e consolidada”, declarou.

O comandante-geral do CBMP, coronel Marcelo Araújo, afirmou que a solenidade desta quinta-feira teve o objetivo de comemorar as grandes conquistas da Corporação. “Essa é uma data importantíssima para nós porque é o momento de registrar as nossas ações e o reconhecimento do Governo do Estado, por meio de investimentos, que foram apresentados hoje à sociedade, como as viaturas e os equipamentos de proteção individual, que representam o ápice da apresentação do que a gestão vem fazendo na área da segurança pública”, disse.

Ele também agradeceu ao governador pelas promoções de praças e oficiais e adiantou que o Governo do Estado irá inaugurar, nos próximos dias, mais uma unidade militar no município de Itabaiana. “As promoções representam a valorização dos recursos humanos e a entrega da unidade a interiorização de um serviço que busca alcançar todas as regiões”, relatou.

Durante o evento, também foram entregues as Medalhas dos Serviços Distintos a Jean Francisco Nunes (secretário da Segurança e Defesa Social); Lamark Donato (secretário executivo da Segurança e Defesa Social); Sérgio Fonseca (secretário da Administração Penitenciária); Euller Chaves (comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba); Marcílio Rossini (subcomandante geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco); Paulo Henrique de Araújo (diretor adjunto do Departamento de Auditoria e Finanças do Corpo de Bombeiros); e Cassandra Guimarães (delegada geral adjunta da Polícia Civil). Bombeiros que se destacaram em ações relevantes para o crescimento da Corporação foram condecorados.

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, agradeceu a honraria. “É uma honra dupla para mim, pois o Corpo de Bombeiros, com o lema ‘Vidas alheias, riquezas a salvar’, é a instituição mais querida do Brasil, e a gente recebe essa medalha com muita satisfação. A nossa relação com a Corporação é de irmandade e temos muito zelo para manter uma relação a cada dia mais respeitosa”, frisou.

A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama Ana Maria Lins, deputados, prefeitos e auxiliares do Governo da Paraíba. 

História– O Corpo de Bombeiros da Paraíba foi criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, atualmente, conta com um efetivo de 1.213 profissionais que prestam serviços à população em áreas como pré-atendimento hospitalar, combate a incêndio, salvamento (altura, aquática e terrestre), vistorias e fiscalizações. A Corporação possui 18 quartéis em cidades-polo do Estado, divididos entre Companhias e Batalhões, nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Itaporanga.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas