27.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baDefesa Civil continua com ações de limpeza de galerias e equipe monitora...

Defesa Civil continua com ações de limpeza de galerias e equipe monitora chuvas na Capital

A Coordenadoria Municipal Defesa Civil dá continuidade às ações preventivas de alagamentos em João Pessoa. Nesta quarta-feira (12), já se encontra em fase de colusão a limpeza de galerias no Conjunto Esplanada e, na quinta-feira (13), serão retomadas a limpeza de canais no bairro do Bessa e uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) dará início às ações no bairro dos Bancários. O trabalho de desobstrução com máquinas está sendo realizado nas Comunidades São Luiz, Jardim Guaíba e na Avenida Beira Rio.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a previsão é de mais chuvas até fim desta tarde. O ponto de maior volume de chuvas em João Pessoa foi no bairro de Tambauzinho, com 87.4 (mm) nas últimas 72 horas. Já o menor registro foi no Altiplano, com 56.6 (mm).

“Infelizmente, uma parte da população não colabora e acaba jogando lixo nas ruas e galerias. Mesmo com o trabalho permanente das nossas equipes, esse lixo acaba acumulando nas galerias, o que prejudica o escoamento da água das chuvas, provocando alagamentos. É muito importante que a população faça o descarte adequando do lixo para evitar esse transtorno que atinge a todos”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes de mobilidade para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (WhatsApp).

‘João Pessoa em Ação’ – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Serviços – As ações executadas pelas Secretarias da PMJP podem ser solicitadas pela população através dos seguintes contatos:
Disk Defesa Civil: 0800-285-9020
Seinfra: 0800-031-1530 ou [email protected].br
Sedurb: 3218-9151 ou [email protected]
Emlur: 0800-083-2425 / 3214-7628 / 3214-7644 (Alô Limpinho) / 3255-8444 (Alô Limpeza).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas