29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSMS realiza Dia D de vacinação contra gripe neste sábado e alerta...

SMS realiza Dia D de vacinação contra gripe neste sábado e alerta para importância da prevenção

Como parte da programação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está disponibilizando, neste sábado (4), sete postos móveis, além das 100 Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização (CMI). Os postos móveis estarão abertos das 9h às 17h e os demais serviços a partir das 8h às 17h para vacinar todos os grupos de risco da campanha. A campanha será aberta em um evento realizado na Praça Cristo Rei, bairro de Mangabeira, a partir das 9h.

Na Capital, a campanha segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas e, assim, garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Na ocasião, será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.

“Estamos com uma estratégia para garantir que todos os grupos sejam imunizados. É importante que a população realmente participe desse movimento de proteção, para criarmos um bloqueio e evitar o adoecimento”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.  “Durante todo esse mês estaremos reforçando as equipes e, além da vacinação da gripe, os profissionais de saúde estarão atualizando o cartão de vacina das crianças e gestantes”, completou.

Nesta 21ª Campanha Nacional de Vacinação integram os grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Dados – O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, esclarece que é importante que a população se imunize para evitar a circulação do vírus. “Em 2018 tivemos 90,44% de cobertura vacinal. É um dado significante principalmente quando falamos de grupos considerados de risco. Há as pessoas mais resistentes quem não tomam a vacina com receio e com base nas fakenews que circulam sobre reações adversas de quem toma a vacina”, explicou o gerente.

Em 2018, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 casos de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados.

Já em 2019 houve, até o momento, 3 casos de Influenza A, sendo dois de subtipo H1N1 e um de subtipo H3 sazonal, e 12 ocorrências Vírus Sincicial Respiratório confirmados laboratorialmente, sem registro de óbitos.

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Locais para vacinação Dia D:

Local de abertura: Praça Cristo Rei, das 9h às 17h – R. Josefa Taveira, 765 – Mangabeira.
– Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 17h – Av. Rui Barbosa – Torre
-Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h.
– Policlínicas Municipais de Saúde, das 8h às 17h.
– Shopping Mangabeira, das 10h às 17h.
– Shopping Sul, das 10h às 17h.
– Shopping Tambiá, das 10h às 17h.
– Shopping Manaíra, das 10h às 17h.
– Supermercado Extra – Epitácio Pessoa, das 8h às 17h.
– Supermercado Atacadão BR – das 8h às 17h.

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para tomar vacina e atualizar o cartão de vacinação.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas