25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJoão Pessoa é a única capital do Nordeste com índice satisfatório para...

João Pessoa é a única capital do Nordeste com índice satisfatório para redução de focos do Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu o 2º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (30), apontou que João Pessoa está entre as cinco capitais do país com avaliação satisfatória. O Índice de Infestação Predial (IIP) está em 1,1%, o que representa que a cada 100 imóveis, ou pouco mais de um, apresenta risco de reprodução do mosquito.

De acordo Ministério da Saúde, apenas quatro capitais estão com índice satisfatório: João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além do Distrito Federal (DF). A capital Cuiabá (MT) está em risco e outras 16 em alerta: Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Vitória (ES), São Luis (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).

Com as informações do LIRAa, as vigilâncias epidemiológica e ambiental podem direcionar as ações de combate ao Aedes nos bairros de João Pessoa. A própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para auxiliar no controle de doenças e se prevenir.

O estudo é desenvolvido por meio de amostragem e é realizado quatro vezes ao ano, com objetivo de avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros. Para o levantamento, os 64 bairros são divididos em 29 áreas de pesquisa. Dois bairros apresentaram o maior índice, doze médio risco e 15 áreas com baixo índice de epidemia de arboviroses.

“Temos concentrado nosso trabalho de vigilância e controle principalmente nos bairros que estão em extensão, novos territórios em formação habitacional e divisas municipais que apresentaram riscos preocupantes, a exemplo dos bairros do Varadouro, Alto do Mateus, Jardim Planalto, Funcionários I, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Cidade Verde, Gramame e Grotão”, informou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Guedes.

LIRAa – É uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses.

“Temos trabalhado para conscientizar a população para a importância da prevenção. Os técnicos e agentes da prefeitura fazem um trabalho de monitoramento, onde a maioria dos focos foram encontrados em descartáveis (lixo), calhas e ambientes de armazenamento para água. Portanto, compreendemos e reforçamos junto à comunidade que esse é um trabalho coletivo e de envolvimento de todos”, destacou o gerente.

Serviço – A população pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones 0800-282-7959 e 3214-5718 ou ainda pelo e-mail vigiambiental.jp@gmail.com.br.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas