27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrograma Cinturão Verde beneficia 250 famílias com trabalho e renda na Capital

Programa Cinturão Verde beneficia 250 famílias com trabalho e renda na Capital

“A Prefeitura é que ajuda a mim e meus filhos a viver da agricultura, assim como viveu e me ensinou meu pai”. Estas são as palavras de dona Josefa Fernandes, agricultora, mãe de 11 filhos, dos quais 7 vivem da agricultura familiar graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em uma parte do bairro de Gramame, zona rural da cidade.

O Cinturão Verde – Programa de Incentivo à Agricultura Familiar, capitaneado pela Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, beneficia 250 famílias de pequenos produtores de alimentos orgânicos e pequenos pecuaristas. A iniciativa garante trabalho e renda para os beneficiados, que comercializam seus produtos nas feiras livres e mercados públicos em diversos bairros da Capital.

Em 2019, foi liberado um montante de R$ 1.200.000,00. O incentivo se estende, também, para aquisição de máquinas, equipamentos e implementos destinados à atividade agrícola.

O secretário de Trabalho, Produção e Renda, Flávio Araújo, explica que o projeto do Cinturão Verde trata da sustentabilidade ecológica e econômica das pessoas que habitam a zona rural de João Pessoa, em bairros como Gramame, Cuiá, Valentina e Paratibe.

“O programa funciona liberando crédito, através do banco Cidadão, para que agricultores rurais da Capital cultivem alimentos agroecológicos e comercializem junto aos principais centros urbanos da cidade”, destacou.

O secretário lembrou ainda que o programa vem mudando o perfil da economia agrícola na Capital, agindo como mediador da relação entre consumidor e produtor rural. “É um incentivo à produção agrícola e, ao mesmo tempo, incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. O programa atua em diversas vertentes, mas nesse aspecto, os ganhos são incomparáveis, tanto para os produtores quanto para os consumidores”, avalia.

Apoio financeiro – O agricultor Manoel Luiz dos Santos é um dos beneficiados pelo programa. O financiamento é usado para ampliar a produção de hortaliças, garantindo equilíbrio financeiro para o sustento de toda família. “O empréstimo foi muito importante para podermos investir na nossa produção. Recebemos ajuda da Prefeitura com a produção, comercialização e capacitação”, destacou seu Manoel.

Veja onde estão as feiras realizadas com apoio do projeto:
Itinerantes

Terças-feiras: Estacionamento do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, das 5h às 9h
Quartas-feiras: Praça Alcides Carneiro em Manaíra (próxima ao antigo Bar do Zé), das 5h às 9h
Quintas-feiras: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, das 5h às 9h Quintas-feiras: Comunidade Cidade Viva, no Bessa, das 16h às 18h
Sextas-feiras: Intermares, das 5h às 9h

Fixas
Sextas-feiras: Praça da Paz, nos Bancários, das 5h às 9h
Sábados e domingos: Mercado Público do Valentina, das 6h às 11h

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas