26.2 C
João Pessoa
InícioParaí­baIndeferido pedido de liminar para revogar prisão preventiva do empresário Roberto Santiago

Indeferido pedido de liminar para revogar prisão preventiva do empresário Roberto Santiago

No plantão judiciário do último sábado, dia 23, o desembargador Fred Coutinho indeferiu a liminar requerida no Habeas Corpus nº 0000229-05.2019.815.0000, impetrado pela defesa do empresário Roberto Santiago. O HC aponta como autoridade coatora o Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cabedelo, que, no processo de nº 0000026-81.2019.815.0731, decretou a prisão preventiva do empresário na 3ª fase da Operação Xeque-Mate.
A defesa alega que o paciente possui residência fixa, é pessoa idônea, pai de dois filhos, possui ocupação lícita, é primário e não possui antecedentes criminais. Argumentou, ainda, que a prisão versa apenas sobre uma eventual participação em delitos, envolvendo a coleta de lixo no Município de Cabedelo. Requereu a liminar, objetivando a imediata soltura, até que seja apreciado o mérito do HC ou, ainda, a substituição da prisão por algumas medidas das cautelares previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal (CPP).
Ao decidir sobre a liminar, o desembargador Fred Coutinho, no exercício da juridição plantonista, destacou a falta dos requisitos necessários para atender o pedido. “Como é cediço, a concessão de tutela de eficácia imediata (liminar) em habeas corpus constitui medida de extrema excepcionalidade, admitida apenas nos casos em que demonstrada, de forma manifesta, a necessidade da ordem, em decorrência de abuso de poder ou ilegalidade do ato impugnado. Em um primeiro olhar, contudo, não vejo robustez nas alegações do impetrante, por conseguinte, não vislumbro a fumaça do bom direito necessária para a concessão da liminar”, ressaltou.
Após fazer uma análise preliminar do caso, o desembargador entendeu que seria prematuro, num pedido de liminar, revogar a prisão preventiva. Também considerou não cabível a substituição da prisão por medidas cautelares. “Estando presentes os requisitos da preventiva, fica, a priori, evidenciada a inadequação das medidas cautelares do artigo 319 do Código de Processo Penal ao caso concreto”, enfatizou, determinando a remessa dos autos ao gabinete do relator, desembargador Arnóbio Alves Teodósio.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas