27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAbertura do Se Liga No Enem reúne 1300 estudantes em João Pessoa

Abertura do Se Liga No Enem reúne 1300 estudantes em João Pessoa

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, nesse sábado (16), a abertura do Programa Se Liga no Enem Paraíba. A primeira edição do evento que visa a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reuniu 1.300 estudantes da 1ª Gerência Regional de Ensino no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Para motivar os alunos, o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, apresentou estudantes aprovados, mostrando a eficácia do programa Se Liga No Enem, destacando os mais de 2.400 alunos da Rede Estadual que ingressaram na universidade neste ano, marca histórica de aprovações no Enem.

A grande novidade na programação deste ano foi o ‘Circuito Games’, um espaço que trabalhou a área emocional e de conhecimento com cinco jogos: ‘Puzzle’ (quebra-cabeça), um jogo que trata dos assuntos do sistema funcional do corpo humano; ‘Dominó’ envolvendo as disciplinas de química, física e matemática; ‘Jogo do tabuleiro’, com questões geográficas; ‘Jogo digital’ baseado nos assuntos do ensino médio e um espaço de descontração com vídeo games e ‘Just Dance’. Além deorientações, oficinas, aulas-show, revisão e concurso de cosplay e k-pop.

Isabelle Duarte, aluna da Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, disse que os ‘aulões’ do Se Liga No Enem são fundamentais para entrar na universidade. “Os ensinamentos, por meio dos games, foram inovadores, além de aprender as disciplinas, fica mais fácil de entender. Na escola, a gente aprende os 90%, mas não é tudo, por isso esses ‘aulões’ e oficinas são essenciais. Pretendo cursar entre Medicina e Designer de Jogos na universidade”, falou.

O estudante da Escola Cidadã Integral Luzia Simões Bartolini, Paulo Miguel Oliveira, contou que os jogos trouxeram uma leveza no ensino. “É uma novidade que veio para agregar muito, uma diversão para os alunos que estão focados nos estudos para o Enem. Estou no segundo ano, vou fazer o Enem por teste, pois pretendo fazer no próximo ano e passar no curso de Engenharia Civil”, disse.

O gerente executivo do ensino médio, Robson Rubenilson, se surpreendeu com a edição do programa em 2019. “Essa edição foi a melhor de todas, nós tínhamos oferecido 1.200 vagas, e esse número ultrapassou. Isso é a demonstração do trabalho realizado no ano passado, que teve reconhecimento por parte das escolas e dos alunos. É uma grande alegria ver que os meninos passaram a semana toda estudando e no sábado estão aí com todo pique para iniciar a caminhada na preparação para o Enem 2019”, ressaltou.

O secretário Aléssio Trindade contou que o foco é inserir o maior número de estudantes nas universidades. “Nós já batemos o recorde histórico da Paraíba, tivemos mais de 2.400 estudantes que entraram na universidade esse ano de 2019, mais do que o ano passado. A nossa meta é colocar mais de três mil aprovados, e quem constrói isso não é só a Secretaria, não são só as escolas nem só os professores, mas sobretudo a gente espera que essa força toda venha a partir dos próprios alunos e que eles venham motivando toda rede, as escolas e todas as pessoas para que a estudem bastante e agarrem a oportunidade que eles têm”, observou.

O secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, participou pela primeira vez do Se Liga No Enem Festival. “É maravilhoso ver esse auditório lotado, os alunos empolgados, isso é o resultado do sucesso que tem sido o programa. Fizemos um trabalho em conjunto, de melhorar a infraestrutura para atender aos estudantes, adotando uma boa conectividade a internet. Inclusive agradecemos o empenho de toda a equipe e limpeza, merendeiras, professores, técnicos, gestores”, falou.

As próximas duas edições do Se Liga No Enem Festival acontecerão em Itabaiana, no dia 23 de março, em Sousa e Cajazeiras no dia 30 de março.

O Se Liga No Enem – É um programa do Governo do Estado da Paraíba, que por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnem Egresso’s (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na Rede Estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino a Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e um agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas