A Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, enviou expediente direto ao prefeito Luciano Cartaxo, com data do último dia 14, solicitando o imediato retorno aos quadros do órgão do servidor Severino Souza de Queiroz, cedido à Prefeitura Municipal de João Pessoa para exercer o cargo de Controlador-Geral do Município. Queirooz é ocupante do cargo efetivo de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU.
Entre as razões apresentadas pela CGU para pedir o retorno de Severino Queiroz estão a carência de pessoal em decorrência da constante perda de servidores e da ampliação de demandas, além de novos programas em implantação naquela Controladoria.
Após receber o expediente da CGU, o prefeito Luciano Cartaxo conversou com o controlador Severino Queiroz e estabeleceram um tempo, sem data definida, para a transição. Ainda não há previsão para a mudança.
O prefeito Luciano Cartaxo lamentou a decisão da CGU de pedir o retorno do controlador Severino Queiroz devido aos relevantes serviços que o mesmo vinha prestando ao município à frente da CGM.
Queiroz acabou estruturando a Controladoria Geral do Município (CGM), coordenando concurso público autorizado pelo prefeito Luciano Cartaxo; participando ativamente da criação do Portal da Transparência, além do exercício diário no controle das contas públicas do município.
O controlador Severino Queiroz também lamentou a decisão da CGU, considerando que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo ofereceu todas as condições para montar um amplo sistema de controle e transparência da administração, ações que também permitiram extrapolar os limites do município e contribuir para o início de um movimento de implantação de sistemas de controle em diversos municípios da Paraíba.