27 C
João Pessoa
27/01/2021
Início Paraí­ba Banhistas podem aproveitar 45 praias da Paraíba no feriado de 25 de...

Banhistas podem aproveitar 45 praias da Paraíba no feriado de 25 de dezembro

A qualidade das águas varia entre excelente, muito boa e satisfatória em 45 praias do litoral da Paraíba classificadas como apropriadas ao banho pela Sudema, das 56 monitoradas semanalmente pela Coordenadoria de Medições Ambientais.

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise, bem como próximo ao maceió da praia do Bessa. Na praia de Manaíra, o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas também está classificado como impróprio.

Na praia do Cabo Branco, a Sudema recomenda evitar banho nas proximidades da rotatória, da final da Av. Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Seixas, está impróprio o trecho em frente à galeria de água pluvial do farol do Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Arraial, não está próprio para o banho o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá.

No município de Cabedelo, é bom evitar a praia de Formosa, no trecho que fica ao fim da rua Monsenhor José Coutinho da Silva, em frente ao estabelecimento comercial Marina Formosa. Já no município do Conde, a praia do Amor está imprópria, no trecho que fica nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi.

Por sua vez, no município de Pitimbu, deve-se evitar a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho Engenho Velho. Na praia de Pitimbu, foi considerado impróprio para o banho o trecho localizado nas proximidades do final da Rua da Paz, enquanto na praia Ponta de Coqueiros, é bom evitar o banho em toda sua extensão; e na Praia do o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Pedro Cunha Lima pede à disposição funcionária da PMCG com ônus para o município; entenda

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que também é filho do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), fez uso ontem (26), de suas redes...

Tatiana Medeiros formaliza denúncia de “fura-filas” na vacina contra Covid-19 em CG

A fila da vacina contra a covid-19 teria sido furada por pessoas que não estão nos grupos prioritários em Campina Grande, pelo fato de...
00:00:17

Pauta TV: Prefeito Cícero Lucena anuncia pagamento da folha salarial de janeiro em um único dia

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou, na manhã desta terça-feira (26), o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro a todos...

Motoristas de aplicativos na Capital anunciam paralisação dos serviços; entenda

Os motoristas de transportes privados e individuais (aplicativos) organizam um protesto para a próxima segunda-feira (1º), em João Pessoa. A concentração será às 9h,...