A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) consegue superar o cenário de crise econômica com planejamento e capacidade de investimentos em toda a cidade. É neste panorama que o prefeito Luciano Cartaxo, anunciou na manhã desta segunda-feira (21), a realização do quarto concurso do governo municipal neste ano. Desta vez, a área contemplada é a Saúde e o objetivo é oferecer serviços cada vez mais qualificados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto atendimento (UPA) de Cruz das Armas e UPA dos Bancários, que será entregue no início do próximo ano. São 587 novas vagas abertas e salários que vão de R$ 1.217,68 a R$ 3.101,67.
“Estamos fazendo um esforço muito grande para poder realizar mais um concurso e superar, mesmo diante deste cenário de crise, todas as dificuldades e qualificar ainda mais nossos serviços de saúde. Enquanto muitas cidades enfrentam problemas para colocar suas UPAs para funcionar, a gente não só consegue chegar à quarta UPA – com a dos Bancários que está em construção –, mas damos provas de que temos capacidade de fazê-la funcionar e ampliar os serviços com profissionais mais preparados para cuidar da saúde da população”, afirmou Luciano Cartaxo.
Segundo o prefeito, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, dá respostas a problemas da cidade com a realização de concursos públicos. Somente nos quatro concursos que foram anunciados no último mês de julho e nesta manhã, são 737 novas vagas. “Sempre que houver possibilidade e garantia real de que podemos fazer concurso, estaremos fazendo. Nossa equipe financeira faz os estudos necessários e viabiliza os concursos dentro do nosso planejamento para valorizar os servidores e a meritocracia dentro da nossa gestão”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Administração, Roberto Wagner, já foi constituída uma comissão técnica para elaborar e publicar o edital da seleção. Ele explica que o edital do concurso será divulgado no próximo mês de setembro e as inscrições acontecem no mês de outubro. E os interessados terão ainda um prazo para se preparar para as provas, que acontecem em janeiro do próximo ano.
O secretário Municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância do concurso na valorização dos servidores e para a excelência dos serviços. “O concurso dá segurança ao trabalhador e também aos usuários dos nossos serviços, já que são pessoas preparadas e capacitadas. Por isso queremos reforçar os nossos quadros com mais este concurso público”, disse.
Vagas – Na UPA Especialidades Bancários, são oferecidas 302 vagas, sendo 186 de nível superior, entre eles, médico, assistente social em saúde, biomédico, enfermeiro, farmacêutico e farmacêutico/bioquímico. Para técnico nível médio, são 111 vagas, de técnico de imobilização ortopédica, técnico em enfermagem, técnico de laboratório de análises clínicas e técnico em radiologia. Para nível médio, são cinco vagas de condutor de ambulância.
A UPA Augusto Almeida, de Cruz das Armas, oferece um total de 273 vagas. No nível superior, são 164 oportunidades, nas especialidades de médico, assistente social em saúde, biomédico, enfermeiro, farmacêutico e farmacêutico/bioquímico. Para técnico nível médio, são 104 vagas, de técnico em enfermagem, técnico de laboratório de análises clínicas e técnico em radiologia. Para nível médio, são cinco vagas de condutor de ambulância. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são 12 vagas, sendo seis para médicos (nível superior) e seis para auxiliar de regulação médica (nível médio).
Mais concurso – Este é o quarto concurso que a gestão de Luciano Cartaxo vai realizar nos próximos meses. No final de julho, o prefeito anunciou os concursos da Controladoria Geral do Município (CGM), com 20 vagas; para o Instituto de Previdência do Município (IPM), com 60 vagas; e para agentes de controle urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com 70 vagas.