32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baNo Palácio da Redenção: jornalista Josélio Carneiro lança livro ‘Paraíba Governos em...

No Palácio da Redenção: jornalista Josélio Carneiro lança livro ‘Paraíba Governos em Cena’

A Secretaria de Estado da Comunicação Institucional e a Secretaria de Estado de Governo lançam, nesta quinta-feira (17), no Palácio da Redenção, às 15h, o livro ‘Paraíba Governos em Cena’, de autoria do jornalista Josélio Carneiro, repórter da Secom-PB e da Rádio Tabajara.

A obra, com 111 páginas e 173 fotografias legendadas faz um registro da história político-administrativa do período de 1930 a 2016. “É uma homenagem ao trabalho dos fotógrafos da imprensa oficial da Paraíba e um resgate da memória dos governos paraibanos ao longo dos últimos 80 anos. O livro, se propõe mostrar às novas e futuras gerações, fatos do passado e proporcionar uma releitura a quem vivenciou ou acompanhou a trajetória de diversos governadores paraibanos”, destaca o autor.

A capa do livro é criação da designer Ilka Cristina, da Estampa PB, que também diagramou a obra impressa nas oficinas da A UNIÃO Superintendência de Imprensa e Editora.

Com apresentação do secretário de Estado da Comunicação Institucional, jornalista Luís Tôrres, a publicação tem ainda textos do historiador e escritor José Octávio de Arruda Mello, do presidente da Fundação Casa de José Américo e da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti, além de crônicas do superintende do DER, Carlos Pereira de Carvalho, que atua em governos paraibanos desde a década de 1960.

No texto ‘Governos para Sempre’ o secretário Luís Tôrres destaca a iniciativa da obra e ressalta a importância dos repórteres fotográficos. “A obra de Josélio Carneiro nos transporta por uma viagem metalinguística tão tênue que acabamos sem saber se os personagens principais do livro estão na frente das lentes, os governadores, ou por trás, os repórteres fotográficos. Em um só movimento, ao reavivar a história dos governos na Paraíba, a obra de Josélio Carneiro homenageia todos aqueles que, de câmeras em punho, foram os responsáveis pelos registros que imortalizaram os governos existentes”, pontuou Tôrres.

Luis Tôrres observa ainda que o trabalho da Secretaria Institucional de Comunicação do Estado, tem uma importância que vai além do imediatismo da obrigação funcional em divulgar as ações do governo vigente. “Torna-se ela própria uma das principais guardiãs da memória política da Paraíba, tendo em cada um de seus fotógrafos e repórteres os garimpeiros diários desse tesouro”.

joselio-livro

Já o professor Damião Ramos Cavalcanti assim avalia a obra: “Josélio Carneiro seleciona, nesta obra, fatos, pessoas e coisas que revelam  substancialmente preciosa parte da vida sociopolítica da Paraíba. O livro de Josélio, de leitura confortável e agradável, aproxima nossa história do nosso povo que muito gosta de ler e reler livros ilustrados”.

Para o escritor, professor e historiador José Octávio de Arruda Mello, “Paraíba Governos em Cena não desponta como produção improvisada. Josélio se apoia em dezenas de fotógrafos como ‘uma obra de iniciativa própria mas que é construída a muitas mãos’. Daí a força que lhe é intrínseca. Fundindo Bóris Kossoy com Giselle Freund, o volume torna-se, simultaneamente, história fotográfica e documento social”.

Nascido em Gurinhém-PB em 1º de setembro de 1961, Josélio atua na imprensa oficial da Paraíba desde 1989, quando ingressou na Rádio Tabajara. Desde 1995, está à disposição da Secom-PB. Também já atuou alguns anos no jornal A União e atualmente é repórter da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas