Chegada da UPA Cruz das Armas amplia número de atendimento para 322 mil ao ano

0
578

O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania, localizada no bairro de Manaíra, e Célio Pires de Sá, no Valentina Figueiredo, já faz parte da rotina do pessoense. Juntas, apenas em 2016, as duas unidades já realizaram mais de 202 mil atendimentos. Com a chegada da UPA Cruz das Armas, esse número será ampliado para aproximadamente 322 mil atendimentos ano.

Maria Dorinha Soares Macedo, coordenadora de gestão hospitalar da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), explicou que a área de cobertura da UPA de Cruz das Armas será de aproximadamente 200 habitantes. “A UPA Cruz das Armas também fará atendimento 24 horas e vai receber diariamente de 150 a 300 pessoas do bairro e das comunidades vizinhas, abrangendo uma área de 200 mil habitantes. A nossa expectativa é que sejam realizados, em média, 10 mil atendimentos ao mês”, afirmou.

A UPA é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, que se fica entre a Unidade de Saúde da Família (USF) e a rede hospitalar. O local tem como perfil atender urgências e emergências e funciona durante 24h ininterruptas, incluindo finais de semana e feriados.

Atendimentos – Com base nos dados da Secretaria Municipal de Saúde, a UPA Valentina realizou de janeiro até a primeira quinzena de setembro deste ano, 83.343 atendimentos.

O espaço possui uma equipe multiprofissional com 269 funcionários envolvidos nas diversas áreas de cuidados aos usuários, dentre eles 30 médicos clínico-gerais, 15 pediatras, 30 enfermeiros, 77 técnicos de enfermagem, 04 farmacêuticas, 10 auxiliares de farmácia, 06 biomédicos, 10 técnicos de laboratório, 10 assistentes sociais, 10 técnicos em radiologia, 03 vigilância epidemiológica, e 13 maqueiros.

Claudia Galdino Soares mora no bairro de Mangabeira e é uma das usuárias da UPA Valentina. Ela destaca que sempre que precisou da unidade foi bem atendida, destacando, inclusive, a rapidez no atendimento e a atenção dos funcionários. “Estou com muitas dores devido a Chikungunya e vim pra cá porque prefiro. O atendimento é muito rápido e humanizado. A construção da UPA Valentina foi maravilhosa pra toda minha família”, revelou.

Já a UPA Oceania realizou, no mesmo período, 82.169 atendimentos. A unidade funciona com uma equipe composta por 212 profissionais. Durante os plantões ficam a postos, 24 horas por dia, três clínico-gerais e dois pediatras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui