Recém-empossado na Câmara, o deputado federal André Amaral (PMDB-PB) já definiu eixos de atuação à frente do cargo. Com 25 anos, e um dos mais jovens parlamentares em exercÃcio, o paraibano busca resgatar o setor sucroalcooleiro em seu estado. Já na primeira semana de trabalho, Amaral participou de audiência no Ministério da Integração para discutir investimentos e prioridades para facilitar e irrigação e o cultivo da cana de açúcar na ParaÃba.
O deputado destaca que buscou o debate sobre o tema com entidades e federações antes de formular uma pauta de atuação para trabalhar no governo. Na pasta, o parlamentar se reuniu com o secretário nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita.
“É uma atividade extremamente viável e que surte um efeito na economia paraibana gigantesco, além de culturalmente fazer parte de nossa história. A gente tem que reestruturar esse ciclo e estou empenhado nesse trabalho aqui em BrasÃlia”, ressalta.
Amaral lembra que o setor tem participação histórica na formação socioeconômica de estados nordestinos, especialmente na ParaÃba.
“A gente sabe que a cana é importante desde os primórdios do descobrimento do Brasil para o Nordeste. A preocupação é com o desenvolvimento da cultura da cana de açúcar na ParaÃba e no Nordeste, cultura essa que é histórica no desenvolvimento socioeconômico da ParaÃba, estivemos com o secretário nacional buscando alternativas econômicas e projetos que possam viabilizar a cultura”, avalia.