Raimundo Lira garante que processo de impeachment deve terminar em agosto

0
655
Comissão Especial do Impeachment 2016 (CEI2016) realiza reunião para apreciação de requerimentos. (E/D):relator da CEI2016, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);presidente da CEI 2016, senador Raimundo Lira (PMDB-PB) - em pronunciamento.Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado Federal, quer que os trabalhos do colegiado sejam finalizados em meados de agosto, para não coincidir com o período eleitoral. “Esse processo poderá se estender, se o cronograma for rigorosamente obedecido, até o dia 02 de agosto”, previu o parlamentar.

Ainda segundo Lira, há a possibilidade de adoção de um prazo adicional de dez dias ao cronograma inicial. “Esse prazo pode se alongar por mais dez dias, por exemplo, caso, nas alegações escritas, a presidente afastada peça mais dez dias, uma possibilidade contida em lei. Caso isso ocorra, esse prazo adicional iria alongar para mais de 90 dias o processo, adentrando nos meados do mês de agosto”.

Mas, de acordo com o presidente, esse adicional não criaria problemas para o cumprimento do cronograma. Porém, ele alerta para o cuidado em não haver coincidência dos trabalhos da comissão com o período eleitoral propriamente dito.

“Acho que é interesse de todos que a comissão não esteja em funcionamento no auge das eleições municipais, que deve se dar exatamente no mês de setembro, mês que antecede outubro, quando vamos ter, realmente, as eleições”.

Raimundo Lira explicou os motivos para a necessidade de que a Comissão finalize os trabalhos antes das eleições. “Primeiro porque muitos senadores vão precisar se deslocar para as suas bases eleitorais. Segundo, é um discurso que não deve interessar às eleições municipais, nem para um lado, nem para o outro”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui