Ministro confirma a Veneziano que Integração vai ampliar investimentos mensais da transposição

0
708

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para discutir o agravamento da crise hídrica que assola a Paraíba. Durante a audiência, o parlamentar destacou, como exemplo do grave problema do abastecimento d’água, a cidade de Campina Grande, com seus mais de 400 mil habitantes, enfrentando racionamento de água de metade dos dias da semana.

 

Veneziano lembrou que o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios localizados na Região Metropolitana de Campina, está com menos de 10% de sua capacidade hídrica. Veneziano reforçou ao ministro a preocupação de que, sem chuvas que gerem uma recarga em Boqueirão, Campina e estas outras cidades estão vivendo a ameaça de um colapso no abastecimento.

 

Durante o encontro, o Ministro garantiu a Veneziano que o presidente Michel Temer confirmou a ampliação dos investimentos mensais na obra de transposição de águas do rio São Francisco, dos atuais R$ 150 milhões para R$ 215 milhões. Ele também confirmou que até o mês de dezembro os dois canais por onde a água do São Francisco vai entrar na Paraíba (Monteiro e São José de Piranhas) estarão concluídos.

veneziano com helder barbalho

Hélder Barbalho também disse que após a conclusão dos canais, em três meses a água começará a chegar à Paraíba. “Ontem mesmo o ministro esteve reunido com as empreiteiras responsáveis pelas obras da transposição para discutir a adequação desse novo cronograma, com a garantia da ampliação das verbas mensais, como forma de acelerar os trabalhos”, destacou Veneziano.

 

Veneziano lembrou que, segundo o Ministério da Integração Nacional, atualmente 10 mil trabalhadores estão contratados para a execução das obras, ao longo dos 477 quilômetros de extensão do projeto. O empreendimento, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, já alcançou 86,3% de avanço físico nos dois eixos de transferência de água – Norte e Leste.

 

Ao final da audiência o ministro disse que compartilhava da preocupação de Veneziano em relação ao sofrimento dos paraibanos com a escassez de água, mas garantiu que o governo Temer fará tudo para concluir a transposição o mais rápido possível. “O ministro se mostrou muito preocupado, mas também confiante de que a solução definitiva, que é a transposição, está cada vez mais próxima, com essas medidas adotadas”, concluiu o parlamentar paraibano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui