27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baDeputados paraibanos prestigiam reunião do ODE em Campina Grande

Deputados paraibanos prestigiam reunião do ODE em Campina Grande

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, e os deputados Inácio Falcão, João Gonçalves e Estela Bezerra prestigiaram neste sábado (21) a plenária do Orçamento Democrático Estadual que ocorreu no Colégio Estadual da Prata e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho.

A plenária tem o objetivo de ouvir a população e eleger as principais demandas da população que possam ser inseridas no projeto de Lei Orçamentária Anual do ano de 2017, assim como prestar contas sobre as ações do Governo na região. Durante o evento, a população elegeu os temas da Educação, Segurança Pública e Saúde como as prioridades da região para este ano. Ao todo, 2.734 pessoas puderam opinar na construção das demandas.

Para o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, o Orçamento Democrático é uma ferramenta do Governo que visa promover a democracia participativa. “Através desse importante instrumento que é ouvir a população, o governador Ricardo Coutinho constrói suas ações, de acordo com as principais necessidades relatadas e escolhidas pelos cidadãos”, ressaltou.

Adriano destacou ainda a importância do governante em promover políticas públicas de acordo com as demandas dos cidadãos. “O Orçamento Democrático é um momento particular da gestão pública, porque o Governo percorre toda a Paraíba para dialogar com o povo, escutando críticas e elogios. Tudo isso é bom para a Administração Pública, dando voz a cada um e colocando o Estado no rumo do desenvolvimento”, pontuou.

Já o governador Ricardo Coutinho enfatizou que o Orçamento Democrático é uma oportunidade de criar e gerar a consciência crítica da população e que é importante que o povo se aproprie desses espaços.

“A participação do povo é um direito do cidadão. Pois, quanto mais informações ele tiver sobre o Governo, mais crítico ele fica. E quanto mais crítico, mais fiscalização ele vai fazer. Eu me orgulho de implantar um processo como esse que é único do Brasil. Essa é a principal obra o meu governo, a democracia participativa que o Orçamento Democrático promove”, resumiu o governador.

O deputado Inácio Falcão enfatizou que discutir a aplicação de recursos públicos com a população de Campina Grande demonstra o espírito democrático do Poder Executivo. Gilvanildo Pereira, secretário executivo do Orçamento Democrático, relatou as ações do Governo na região como a construção de estradas, escolas,

Também prestigiaram a plenária deste sábado a vice-governadora Lígia Feliciano; o deputado federal Damião Feliciano; e diversos auxiliares do Governo do Estado. Durante a plenária o governador também entregou um cheque de R$ 2,4 milhões para mais de 700 beneficiários dentro do programa Empreender Paraíba e assinou decreto para a criação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, dentre outras ações.

Desde que foi criado, em 2011, já foram realizadas 93 plenárias do Orçamento Democrático para promover o diálogo entre a população e o Governo do Estado.

Entrega de escola e raio-x

Antes de participar da plenária do Orçamento Democrático, os deputados também participaram da entrega da Escola Estadual de Ensino Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, no bairro da Catingueira, assim como a entrega do raio-x digital para o Hospital Regional de Trauma de Campina Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas