Nesta sexta, Ricardo entrega mais duas unidades dessalinizadoras de água na região do semiárido

0
637

O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta sexta-feira (20), mais dois sistemas de abastecimento de água potável com dessalinizadores. Dessa vez os municípios beneficiados serão Cubati e Nova Palmeira. As obras foram executadas pelo Programa Água Doce, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Governo federal. O total de investimento nas duas unidades ultrapassa os R$256 mil.

A primeira entrega será às 10h30 na unidade que fica localizada no Assentamento São Domingos, em Cubati, onde 36 famílias terão acesso a 20 litros/dia de água dessalinizada que deverá ser utilizada, preferencialmente, para beber, cozinhar, escovar os dentes e dar banho em recém-nascidos. A distribuição nessa unidade vai acontecer das 6h às 12h nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Em Nova Palmeira, a unidade será inaugurada às 11h30, no Sítio Papa Fina, e vai beneficiar aproximadamente 90 famílias da localidade. De acordo com o coordenador do programa no Estado, Robi Tabolka dos Santos, nesse sistema serão distribuídos 480 litros de água dessalinizada por mês para cada família. “Eles terão direito a 40 litros por dia de água própria para consumo e que poderão ser retirados diariamente das 6h ao meio dia”, garantiu o coordenador.

Terão direito a água dessalinizada todas as famílias que moram na sede e no entorno dos municípios beneficiados que concordaram com as regras contidas no acordo de gestão de funcionamento do sistema firmado entre os membros da comunidade e as instituições parceiras.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do

Meio Ambiente, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais

e sociedade civil, que atende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro e faz parte do Programa Água para Todos do Plano Brasil Sem Miséria. O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Na Paraíba, estão sendo investidos mais de R$ 22 milhões na recuperação/instalação de 93 sistemas de dessalinização, que devem ficar prontos este ano, beneficiando aproximadamente 37 mil paraibanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui