Presidente Adriano Galdino participa do lançamento de programa para monitoramento de gestantes

0
707

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, participou nesta segunda-feira (14) do lançamento do programa Alô Mãe, que tem o objetivo de monitorar e auxiliar as gestantes no Estado.

O evento, que ocorreu no Espaço Cultural, contou também com a presença do governador Ricardo Coutinho; da vice-governadora Lígia Feliciano; a secretária de Saúde, Roberta Abath; o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, e auxiliares do Governo do Estado.

Para o presidente Adriano Galdino, o lançamento deste programa vai colaborar para que as mães possam ter uma gestação mais tranquila e com mais qualidade de vida. “Sabemos que a gestação é um momento muito importante para mãe e filho, e é fundamental que tenham um acompanhamento para acabar com qualquer risco para a saúde dos dois”, afirmou o presidente.

Já o governador Ricardo Coutinho ressalta que a essência do programa é gerar condições de saúde e segurança para as mulheres grávidas. “Já tínhamos em mente fazer algo para monitorar as gestantes, mas os casos de microcefalia fizeram com que o lançamento deste programa fosse acelerado”, salientou.

O governador ressaltou ainda que o programa vai funcionar de forma simples, com um call center com profissionais de saúde para monitorar as consultas do pré-natal. “Queremos que as mulheres conheçam a si mesmo e sua gestação com o objetivo de reduzir os riscos de uma morte materna. A ideia é que faça ao longo de todo o pré-natal o acompanhamento da gestante, para saber como foram as consultas, se ela tem sentido alguma coisa, como foi o ultrassom. Tudo isso para que a mãe e a criança nasçam sadias”, resumiu.

A secretária de Saúde, Roberta Abath, ressaltou da necessidade que a população tem no combate ao Aedes Aegypti, eliminando focos de água parada. Também foi apresentado como a Secretaria realiza o atendimento na atenção básica nas 16 regiões do Estado, com 1.352 equipes de Saúde da Família e 8.279 agentes comunitários de saúde e 274 Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

A Paraíba registra em torno de 48 a 50 mil gestações por ano e a Secretaria de Saúde já contabilizou 826 notificações de microcefalia. Deste número, 308 foram descartadas, 447 estão em investigação, 71 casos foram confirmados e 11 identificados relação direta com o Zica Vírus.
O programa Alô Mãe também fará um perfil epidemiológico com o objetivo de subsidiar novas ações da secretaria.

Um Disk Dúvida já está em funcionamento para que as gestantes possam entrar em contato sempre que necessitar. Para isso, bastar entrar em contato com os números 3218-7455, ou 0800-2810023 (ligação gratuita) e 98822-8080 (Whatsapp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui