Semana do Servidor começa com palestras sobre ansiedade, stress e qualidade de vida no trabalho

A terça-feira começou especial para os servidores públicos do Centro Administrativo Estadual. É que eles participaram da abertura do projeto Bem-Estar Servidor, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta segunda-feira (28). O evento é promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, e segue até o dia 1º de novembro, no prédio conhecido por Bolo de Noiva (que fica atrás do Palácio dos Despachos). O Coral de Terapia Comunitária, da Gerência de Bandas Escolares do Estado da Paraíba, sob o comando do maestro Sérgio Messias, iniciou a programação com a apresentação de três músicas, dentre elas Sebastiana, de Jackson do Pandeiro, paraibano de Alagoa Grande.

Logo após, a secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, fez a abertura oficial e parabenizou a categoria. “Nós, servidores públicos, temos uma importância muito grande na vida da sociedade, no serviço que a gente entrega para a sociedade. Então realizamos uma programação voltada para esse olhar mais humanizado para categoria porque valorizar o serviço público é, também, reconhecê-lo como um importante agente na construção de um Estado melhor”, ressaltou a secretária.

A primeira palestra do dia teve como tema ‘Ansiedade e stress’ e foi ministrada pela psicóloga Kátia Ayres. Ela interagiu com os servidores públicos e demonstrou diversos fatores e soluções para tratar essas duas emoções e melhorar a qualidade de vida. A programação da manhã foi finalizada com a palestra ‘Sustentabilidade’, com Rosiane Lima, doutora em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp/Jaboticabal.

No período da tarde, uma nova turma de servidores participou da palestra ‘Qualidade de vida no trabalho’, com a professora Ilka Maria, especialista em tecnologias educacionais pela UFPB.

Finalizando a programação do dia, o professor Luciano Araújo, educador de qualificação profissional e juiz titular do Tribunal de Ética do Conselho Regional de Administração, ministrou a palestra ‘Ética’. Os jornalistas Josélio Carneiro e Rafaela Gambarra realizaram a exposição e venda de seus livros a preços promocionais para servidores.

Toda a programação foi pensada e criada pela Gerência Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Gedeps) e pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) e se repetirá ao longo da semana. As inscrições ainda poderão ser feitas presencialmente na Gerência Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Gedeps), localizada no 3º andar da Sead, pelo telefone 3208-9881, ou pelo email gedeps@sead.pb.gov.br. São 50 vagas disponíveis para cada palestra, totalizando 200 vagas por dia. Ao final todos receberão certificados.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.