Nesta quarta, Governo abre Semana Nacional de Trânsito

Celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito será aberta nesta quarta-feira (18), às 9h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado. Com uma vasta programação, o evento coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano, que buscam tornar as vias e rodovias públicas mais seguras e humanas, em defesa da preservação da vida.
O tema deste ano, “No trânsito, o sentido é a vida”, mais uma vez tem o propósito de envolver todos os atores da sociedade, engajados na luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortes e sequelados no trânsito da Paraíba e do Brasil. Segundo o superintendente do Detran-PBm Agamenon Vieira, a união de todos é que vai determinar a vitória dessa luta, inclusive no sentido de estancar o número de vítimas, bem como a sangria aos cofres públicos com atendimentos emergenciais que poderiam ser evitados.
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço.
Programação – De acordo com a programação, a abertura será marcada pela apresentação do Quinteto de Trompetes do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes), seguida do lançamento do Projeto de Educação de Trânsito em EAD, além de depoimentos sobre o tema específico da Semana Nacional de Trânsito (SNT).
Uma palestra será proferida pela presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla, sobre o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, com a finalidade de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um em preservar sua vida e a do próximo, no sentido de diminuir esses números alarmantes de mortes e feridos nas vias e rodovias do país.
Dentro da programação antecipada, nesta segunda e terça feiras (16 e 17), acontece o curso de Direção preventiva e prática de direção veicular, voltado para os agentes de trânsito do Detran, no Sest/Senat.
A programação da SNT chegará ao município de Taperoá na quinta-feira (19), a partir das 9h, por meio de uma ação educativa, sob o comando da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto, na Escola Estadual Félix Daltro.
Inauguração – Na sexta-feira (20), às 15h, ainda dentro da programação da SNT, será inaugurada a nova sede da 6ª Ciretran, em Cajazeiras, com modernas instalações e capacidade para atender aos usuários de mais dez municípios: São João do Rio do Peixe, Santa Helena, São José de Piranhas, Triunfo, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Monte Horebe e Poço José de Moura.
As demais ações seguem nos dias seguintes, conforme programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2019
“No trânsito, o sentido é a vida”

DATA AÇÃO
16/09
Segunda-feira
– 9h às 17h: Curso dos agentes de trânsito no SEST/SENAT  Direção preventiva e prática de direção veicular
– 14h: Stand na Transnacional (Semana Nac. de Trânsito SEST/SENAT)
17/09
Terça-feira
– 9h às 17h: Curso dos agentes de trânsito no SEST/SENAT  Direção preventiva e prática de direção veicular
18/09
Quarta-feira
9h – Cerimônia de abertura (Tribunal de Contas – Auditório Ariano Suassuna)
19/09
Quinta-feira
9h – Taperoá – Palestra “No trânsito, o sentido é a vida”, proferida pela coordenadora da CET, Ana Paula Buzetto
– Encerramento do Projeto Prof. Carlos Diniz (EE Félix Daltro)
20/09
Sexta-feira
9h – Cajazeiras – Palestra “No trânsito, o sentido é a vida”, proferida pela coordenadora da CET, Ana Paula Buzetto
15h – Inauguração da 6ª Ciretran, em Cajazeiras
21/09
Sábado
9h – Ação com os motoclubes – Praça do Coqueiral (Mangabeira)
23/09
Segunda-feira
Dia do Agente de Trânsito
– 9h ação interna na ESPEP com os 56 agentes de trânsito do DETRAN
– Entrega de certificados do curso
– Palestra Ten. Onivan (Você sabe com quem está falando?: Uma gestão de Conflitos)
– Distribuição de livros
– Coffee break
– 14h – Ação integrada Agentes de Trânsito – 14h: Panfletagem na Lagoa do Parque Solon de Lucena
– 15h: Saída em carreata pela Epitácio Pessoa até a orla
– 16h: Exposição dos órgãos no Busto de Tamandaré
24/09
Terça-feira
– 8h-16h30: Tenda expositiva na BICA (Sem. Nac. Trânsito SEMOB JPA) Rua Carneiro Campos, S/N – Ilha do Bispo
– 15h – Palestra na Escola Cidadã Integral Raul Machado (150 alunos)
25/09
Quarta-feira
– 9h – Encerramento

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.