26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baProjeto da TV Câmara é apresentado como case de sucesso em evento...

Projeto da TV Câmara é apresentado como case de sucesso em evento nacional

O projeto ‘Pílulas do Conhecimento’, desenvolvido pela TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi destaque no Seminário da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), que acontece até esta sexta-feira (29), em São Paulo. Na ocasião, duas servidoras do Legislativo pessoense foram eleitas para integrar a Diretoria e o Conselho da associação.

No seminário, a diretora de jornalismo da TV Câmara, Mafalda Moura, apresentou para representantes de TVs e Rádios Legislativas do país o projeto ‘Pílulas do Conhecimento’, programa que foi lançado em março deste ano e consiste em aulas rápidas, de disciplinas variadas, ministradas por especialistas. Ele já é veiculado em câmaras municipais de outros estados do Brasil, foi premiado pela Academia Paraibana de Administração e está sendo debatido o uso nas escolas municipais da Capital como material de apoio didático.

Para o presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), o reconhecimento nacional da comunicação da TV Câmara fortalece o Legislativo Pessoense. “A Câmara de João Pessoa assume um protagonismo na Comunicação Legislativa do país. Além de termos sido a única Câmara do Brasil a apresentar um case de sucesso aqui no evento, duas servidoras da CMJP foram eleitas para Diretoria e Conselho da Astral. Isso mostra o prestígio da nossa instituição e fortalece ainda mais o poder Legislativo da capital paraibana”, declarou.

Durante a eleição da nova diretoria da Astral, realizada na última quarta-feira (28), a consultora de comunicação da CMJP, Rafaela Cristofoli, foi escolhida para estar à frente da Diretoria Técnica e Mafalda Moura foi reeleita para permanecer no Conselho Técnico da Astral.

“Ficamos muito honrados com a indicação para assumir a Diretoria Técnica e permanecer no Conselho. João Pessoa sempre ocupou um espaço de protagonismo no desenvolvimento de novas tecnologias para a TV digital e a TV Câmara de João Pessoa sempre esteve atenta a isso, servindo de modelo e contribuindo para os avanços.”, ressaltou Rafaela Cristofoli.

Ainda este mês de agosto, a CMJP firmou parceria para disponibilizar ferramenta de legenda automatizada ‘Closed Caption’, que possibilita a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. “Nossa missão é levar soluções como a do Closed Caption, entre outras, para TVs legislativas de todo o país”, enfatizou a nova diretora técnica da Astral.

A TV Câmara, em parceria com Laboratório de Aplicações de vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolveu estudos sobre TV interativa, foi o primeiro canal 100% digital da Paraíba e está desenvolvendo o processo legislativo eletrônico.

Pílulas do Conhecimento

O programa consiste em videoaulas sobre assuntos de Português, Matemática, História, Geografia e Química, em que educadores e especialistas explicam temas que poderão ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Edições especiais sobre história de João Pessoa e da Paraíba na época do Brasil Império e importunação sexual, violência doméstica e feminicídio também foram assuntos abordados nas videoaulas.

Os episódios são exibidos diariamente ao longo da programação da TV Câmara JP – canais 39.1 (aberto digital) e 23 (Net) – e também estão disponíveis no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp). A estética dos conteúdos é igual a de canais de compartilhamento de vídeos, com elementos ilustrativos e figuras que complementam a linguagem audiovisual.

O ‘Pílulas do Conhecimento’ foi disponibilizado no sistema de armazenamento em nuvem das TV’s legislativas do Brasil, ficando disponível para exibição em todos os Estados do País. Cidades dos Estados de São Paulo, Bahia e Goiás já estão utilizando. O programa também faz parte do conteúdo que está sendo debatido com a Prefeitura de João Pessoa para ser utilizado dentro das salas de aulas nas escolas municipais.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas