23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCapital ganha cinco novas ambulâncias do SAMU

Capital ganha cinco novas ambulâncias do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para renovação da frota. Os novos veículos garantem agilidade e qualidade na assistência prestada à população da Capital e Região Metropolitana.

De acordo com o coordenador administrativo do Samu, Humberto Nascimento, as novas ambulâncias funcionarão como Unidades de Suporte Básico (USB), substituindo outras cinco que tinham a mesma função. “Os veículos já estão emplacados e estamos aguardando recebê-las para que possam entrar em circulação”, afirmou. A doação das ambulâncias foi autorizada pelo Ministério da Saúde e publicada no Diário Oficial da União, no último dia 27 de março.

A estrutura do Samu Regional de João Pessoa é formada por um total de 15 Unidades de Atendimento Móvel de Urgência, sendo quatro Unidades de Suporte Avançado (USA) e sete Unidades de Suporte Básico (USB) para a Capital, além de quatro USB distribuídas para Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

Ambulâncias – As Unidades de Suporte Avançado (USA) atuam como uma UTI Móvel, possuindo equipamentos como monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, possuindo uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

As Unidades de Suporte Básico (USB) contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e uma equipe composta por enfermeiro e condutor socorrista. Já as motolâncias são conduzidas por técnicos em enfermagem.

Serviço – O Samu é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A ligação é gratuita.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas