AGÊNCIA FRANCESA REPERCUTE: “Papa aceita renúncia do arcebispo da Paraíba por escândalo de pedofilia”

A agência de notícias francesa AFP (Agence France Presse), repercute matéria nesta quarta-feira (6), onde diz que o papa Francisco aceitou renúncia do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, por escândalo de pedofilia.

CLIQUE AQUI ou leia abaixo, na íntegra, a reprodução da matéria da AFP sobre o caso:

“Papa aceita renúncia do arcebispo da Paraíba por escândalo de pedofilia

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que o Papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo da Paraíba (Brasil), após uma investigação da Santa Sé sobre um escândalo de pedofilia.

O papa “aceitou a renúncia” de Aldo Di Cillo Pagotto, afirma o comunicado divulgado pelo Vaticano, sem revelar mais detalhes.

De acordo com a imprensa italiana, o religioso ítalo-brasileiro de 66 anos é suspeito de ter abrigado em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de menores e expulsos por outros bispos.

Ele também manteria uma relação com um rapaz de 18 anos.

Depois do início da investigação do Vaticano, em 2015, Di Cillo Pagotto recebeu a determinação de não ordenar padres ou receber novos seminaristas.

Segundo a imprensa italiana, o caso teria vindo à tona com a carta de denúncia de uma jovem mulher.

O papa Francisco decidiu no início de junho pressionar a hierarquia católica a abrir caminho para o afastamento de padres culpados por negligência envolvendo casos de pedofilia dentro da Igreja.

Francisco criou uma instância judiciária para julgar os padres pedófilos e instituiu uma comissão internacional de especialistas encarregados de propor medidas de prevenção desses casos.”

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.