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Cícero Lucena dá posse a conselheiros do ‘Você Prefeito’ e destacam participação popular das políticas públicas

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O prefeito Cícero Lucena deu posse, nesta terça-feira (29), aos 272 conselheiros eleitos para fazer parte do programa ‘Você Prefeito’ pelos próximos dois anos. A solenidade aconteceu no Centro de Formação dos Educadores de João Pessoa, em Mangabeira, numa grande celebração da democracia participativa. Os empossados serão a voz e os olhos da gestão nas comunidades, ajudando a colocar em prática as políticas públicas nesse novo ciclo.
“O envolvimento diário e voluntário enriquece o processo de tomada de decisões, permitindo que as iniciativas da prefeitura se aproximem das reais necessidades da população. Diante disso, expresso minha sincera gratidão a todos os envolvidos neste projeto, que, por meio de trabalho voluntário, contribuem para que as ações sejam mais assertivas, visando sempre a melhoria contínua da qualidade de vida em nossa cidade, tornando-a mais justa, humana, solidária e inclusiva”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que a Gestão Municipal participou das 25 audiências que resultaram no processo eleitoral. Ele agradeceu ao trabalho voluntário dos conselheiros e disse que, por meio dessa participação, a Prefeitura consegue calçar mais ruas, construir escolas, reformar equipamentos públicos e colocar em prática as ações que melhoram a vida das pessoas.
“Reconheço o árduo trabalho e o esforço despendido na realização das eleições, com nossas equipes nas ruas, diariamente, dialogando e debatendo para que os conselheiros fossem eleitos e pudessem estar presentes neste dia. Este momento não representa apenas uma simples entrega de certificados. Hoje, os senhores fazem parte da nossa gestão, da gestão de Cícero e Leo. Tenham a certeza de que haverá parceria com a Câmara Municipal e também com a Assembleia Legislativa”, afirmou o vice-prefeito.


Gestão compartilhada – O deputado federal Mersinho Lucena disse que os conselheiros são fundamentais em uma gestão pública – seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Ele elogiou a escolha dos empossados e falou em “gestão compartilhada em João Pessoa”, se referindo ao que a Prefeitura vem executando com a participação dos moradores. “São mais de mil ruas em execução, construção de praças, unidades de saúde, ampliação de serviços, escolas – todas essas ações têm a participação da população”, afirmou o deputado.

Função dos conselheiros – O secretário de Participação Popular de João Pessoa, Thiago Diniz, explicou que o processo eleitoral que elegeu os 272 conselheiros nas 14 regiões foi concluído entre abril e maio. Pelos próximos dois anos eles terão a responsabilidade de identificar os problemas da cidade em cada bairro e comunidade, auxiliando na busca por soluções.
“Os conselheiros, membros da sociedade civil, são voluntários e não recebem remuneração. A maior recompensa para o conselheiro é o benefício coletivo que ele proporciona à comunidade e ao bairro que representa. Trata-se de um trabalho de grande relevância cívica, no qual os conselheiros podem contribuir para a construção do futuro de João Pessoa, em colaboração com o prefeito Cícero, o prefeito Leo e todos os membros da Prefeitura”, afirmou o secretário.

Planejando o ciclo de plenárias – Em relação às plenárias do programa “Você Prefeito”, Thiago Diniz adiantou que o planejamento já foi elaborado e apresentado ao prefeito e a expectativa é que o calendário tenha início entre meados de setembro e o início de outubro.

Solução para o bairro – Maria da Guia Vieira Bezerra tomou posse pelo segundo mandato para representar os moradores  do Portal do Sol, que faz parte da 2ª região de participação. Ela conta, com orgulho, que foi por meio do programa ‘Você Prefeito’ que o bairro está tendo uma praça reformada e outras demandas já estão bem encaminhadas.
“Outra vitória nossa será o posto de saúde, que vai ser reformado. Tudo graças a essa ferramenta que ouve a população, que dá voz as comunidades. Me sinto privilegiada de participar disso, de representar o meu bairro e ajudar a resolver as demandas que fazem a diferença na vida das pessoas”, celebrou a conselheira.

Maratona Internacional de João Pessoa chega à 5ª edição com suporte médico especializado garantido

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Está chegando a hora! No próximo sábado (2) e domingo (3), João Pessoa recebe a 5ª edição da Maratona Internacional. Mais uma vez, a prova contará com o apoio médico especializado da Medicina Extrema, garantindo segurança e bem-estar aos atletas durante todo o percurso, nos dois dias de competição. A largada da principal prova será no Centro de Convenções, com os maratonistas encarando os 42,195 km a partir das 4h30 da manhã.

Desde a largada até o fim do evento, todos os corredores, caso necessário, receberão suporte da organização, que tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para salvar vidas em áreas remotas e em ambientes urbanos, em qualquer clima e situação.

Segundo a organização, a escolha por um grupo especializado em primeiros socorros avançado visa garantir ainda mais segurança e confiança a todos os participantes durante todo o percurso. “A equipe, em parceria com o Samu, estará pronta para atuar em qualquer eventualidade. O uso do Bike Resgate, que implementamos justamente para ampliar a cobertura médica no percurso, garante mais agilidade no atendimento e reduz significativamente o tempo de resposta em casos de emergência”, explicou Juliano Sucupira, secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer).

Será montado um posto avançado com mais aproximadamente 150m² de área, equipado com piscina de recuperação, para atender os corredores na largada e na chegada. Além disso, equipes médicas estarão distribuídas por todo o percurso, com o apoio do Samu e — médicos e paramédicos — equipados com desfibrilador externo automático (DEA), oxigênio e outros itens necessários para procedimentos de primeiros socorros.

“É a primeira maratona do Brasil a contar com esse tipo de serviço, com equipes distribuídas ao longo do percurso, trabalhando de forma integrada para oferecer um tempo de resposta mais rápido em casos que demandem primeiros socorros, hidratação ou até mesmo situações mais graves que possam ocorrer. Assim como nos últimos anos, trabalharemos até a chegada do último atleta”, explicou Edmilson Montenegro, coordenador do Medicina Extrema.

A Medicina Extrema atua desde 2008 e acumula experiência em situações de emergência. A organização ministra cursos internacionais avançados, como Wilderness First Aid (WFA) e Wilderness Advanced First Aid (WAFA), voltados para regiões selvagens. Além disso, é certificadora do programa Stop The Bleed (“pare o sangramento”), especializado em controle de hemorragias.

As inscrições seguem abertas no último lote, pelo site www.maratonainternacionaldejoaopessoa.com. A competição será dividida em dois dias: no sábado (2), acontecem as provas de 10 km e meia maratona (21 km), com largada às 16h30. No domingo (3), os corredores participam da prova de 5 km e da tradicional maratona de 42 km — o maior desafio do evento. A largada da maior distância será às 4h30 da manhã, enquanto a prova dos 5 km começa às 6h.

Desafios combinados

Uma das novidades desta edição são os desafios combinados, que oferecem ao atleta a chance de correr em dois dias diferentes:

Desafio 63km (meia + maratona): R$279,90
Desafio 52km (10km + maratona): R$229,90
Desafio 26km (meia + 5km): R$209,90
Desafio 15km (10km + 5km): R$189,90

Cícero Lucena se reúne com presidente do TCE-PB para fortalecer ações preventivas e transparência na gestão

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Com o objetivo de assegurar que as ações da Prefeitura de João Pessoa estejam em conformidade com a legislação vigente, o prefeito Cícero Lucena se reuniu, nesta terça-feira (29), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fábio Nogueira. O encontro aconteceu na sede do TCE-PB, no bairro de Jaguaribe, e contou também com a presença do procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e dos secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão (titular) e Luciano Pereira (executivo).

“Para esta administração, a reunião com o Tribunal de Contas do Estado é fundamental. A visita, inicialmente de cortesia ao presidente Fábio, com quem ainda não havia tido a oportunidade de me encontrar, visa fortalecer a colaboração entre as duas instituições, promovendo uma gestão eficiente, transparente e em prol do bem público no município de João Pessoa”, destacou o prefeito.

As orientações do Tribunal de Contas do Estado norteiam as ações da Prefeitura em todas as áreas — desde a contratação de pessoal, aquisição de equipamentos e prestação de serviços, até os investimentos em obras. Somente na área de Infraestrutura, o volume de recursos ultrapassa R$ 1 bilhão desde 2021, somando obras já executadas, licitadas, contratadas ou com ordens de serviço assinadas.

“Acreditamos que o diálogo com o Tribunal de Contas é essencial para priorizar ações preventivas em vez de medidas punitivas. Ao debater e discutir questões, otimizamos a aplicação dos recursos públicos, garantindo que os objetivos sejam alcançados”, concluiu Cícero Lucena após a reunião.

O secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão, ressaltou que a orientação do Tribunal é fundamental para aprimorar o cumprimento das exigências legais por parte da administração pública, minimizando erros e otimizando os procedimentos. Ele também destacou a importância do encontro para apresentar as dificuldades enfrentadas com empresas que não cumprem suas obrigações contratuais, bem como as medidas que a Prefeitura tem adotado, incluindo a aplicação de penalidades, a fim de evitar prejuízos à população.

“A legislação atual restringe o período de punição a dois anos, o que permite que empresas penalizadas em 2021 e 2022 voltem a participar de licitações e a obter contratos. Informamos ao presidente Fábio Nogueira sobre essa situação. A conversa foi muito proveitosa, e daremos seguimento integral às recomendações do Tribunal”, disse Rubens Falcão.

Semob-JP segue vistoria em transportes escolares para garantir segurança dos estudantes

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A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Transportes Especiais, conclui, na próxima sexta-feira (1), as vistorias obrigatórias dos veículos que realizam transporte escolar na Capital. A ação corresponde ao segundo semestre letivo de 2025 e tem como objetivo garantir a segurança e as condições adequadas dos veículos que atendem estudantes da cidade.

De acordo com o balanço parcial das atividades, entre os dias 7 e 28 de julho, foram vistoriados 185 veículos, o que representa 42,53% do total de 435 permissões emitidas. Desses, 131 veículos já foram aprovados e receberam o selo azul-marinho, que identifica o cumprimento das exigências legais. Outros 54 apresentaram pendências ou foram reprovados.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE, destaca que a vistoria é uma medida fundamental de cuidado com a população. “Esse é mais um exemplo do compromisso da gestão com a segurança dos estudantes. O transporte escolar precisa estar em perfeitas condições e com toda a documentação em dia para circular com tranquilidade”, afirmou.

O diretor de Transportes da Semob-JP, Victor Gomes, lembra que o processo é realizado duas vezes ao ano. “As vistorias são obrigatórias e ocorrem semestralmente, sempre antes do início das aulas. O permissionário precisa estar atento aos prazos e à documentação exigida, para garantir a continuidade do serviço,” explicou.

Já o chefe da Divisão de Transportes Especiais, Leonardo Albuquerque Campos, destaca que o trabalho permanecerá. “A maioria dos permissionários vem e entende a importância de manter o veículo dentro das normas. A equipe da Semob-JP segue à disposição para orientar e agilizar o processo daqueles que apresentaram pendências e necessitam se enquadrar para poder exercerem a atividade de forma legal”, completou.

A vistoria avalia itens como condições dos pneus, cintos de segurança, documentação do condutor e do veículo, além de equipamentos obrigatórios e sinalização adequada. Os veículos que não passarem pelo procedimento estarão impedidos de operar o serviço de transporte escolar.

PMJP abre nova rodada de inscrições para o ‘Eu Posso’ com 120 vagas e créditos de até R$ 15 mil

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), realiza, nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), as inscrições para os empreendedores que desejam ser beneficiados pelo Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Eu Posso. Serão 120 vagas com créditos de R$ 8 mil até R$ 15 mil.

Conforme o edital disponível no site euposso.joaopessoa.pb.gov.br, as inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizado na Rua Diogo Velho, nº 150, Centro. Serão disponibilizadas 60 vagas por dia.

Documentação – Os interessados em concorrer como pessoa física precisam apresentar, na inscrição, a seguinte documentação:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional);
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
  • Comprovante de residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge, como fatura de água, energia, telefone, internet ou de cartão de crédito de até 90 dias (com nome completo, endereço, CEP e data de vencimento), contrato de aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de residência (disponibilizada no site do Eu Posso para download) datada e assinada;
  • Certidão negativa municipal;
  • Comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular;
  • Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Já para pessoa jurídica é necessário levar:

Documentos pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI);

  • Certidão negativa municipal pessoa jurídica;
  • Cartão CNPJ ou Certificado de MEI;
  • Comprovante de endereço comercial pessoa jurídica;
  • Certidão negativa estadual pessoa jurídica;
  • Certidão negativa federal pessoa jurídica;
  • Certificado de regularidade do FGTS pessoa jurídica;
  • Comprovante de conta bancária pessoa jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular;
  • Certidão negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Capacitação – Depois das inscrições, os aprovados seguirão para a etapa de capacitação, que contará com quatro cursos presenciais: Despertando a atitude empreendedora, com uma hora de duração; Gestão de riscos para empreendedores, com duas horas de duração; Finanças Pessoais, duas horas de duração; e Comunicação e Oratória, com uma hora de duração.

Eu Posso – O programa visa fomentar o empreendedorismo a partir da capacitação e do crédito orientado, incentivando a criação e o fortalecimento de pequenos negócios nos setores de comércio, serviços, indústria e agricultura na cidade de João Pessoa e aperfeiçoar seu negócio.

Criado para atender empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados no Município de João Pessoa e Pessoa Jurídica (MEI e ME), com cadastro ativo junto à Receita Federal, o programa oferece financiamento com pagamento em até 24 parcelas mensais fixas e carência de até três meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Em se tratando apenas de capital de giro, poderá se feito no máximo em 12 parcelas e sem carência. As taxas de juros são de 0,9% ao mês.

Pacientes da Maternidade Frei Damião serão atendidos no Hospital da Mulher, a partir de 1º de agosto

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A Maternidade Frei Damião, referência no atendimento de gestações e partos de alto risco na rede hospitalar estadual, inicia, nesta terça-feira (29), a transferência de pacientes internados para o Hospital da Mulher Dona Creusa Pires, em João Pessoa. A mudança será gradativa e os primeiros pacientes do Hospital da Mulher serão aqueles que estiverem internados na Frei Damião, durante o período da transferência, que ocorre até esta quinta-feira (31).

Para cumprir o cronograma de transição, a Maternidade Frei Damião encerra os atendimentos externos nessa terça (29). A medida visa diminuir os impactos da mudança para o Hospital da Mulher, que iniciará os atendimentos à população já em 1º de agosto. Em caso de urgência, ocorridas entre os dias 29 e 31 de julho, a população deve procurar outras unidades para assistência materno-infantil, a exemplo do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, que conta com maternidade; o Instituto Cândida Vargas e Hospital e o Universitário Lauro Wanderley (HULW).

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, o Hospital da Mulher vai ampliar o cuidado com a mulher de forma integral. “O Governo da Paraíba tem investido no cuidado às mulheres, gestantes e aos recém-nascidos e o Hospital da Mulher é o primeiro grande fruto desse comprometimento. Com 203 leitos, equipamentos de primeira linha e maior capacidade atendimento, vamos acolher mais pacientes e garantir um cuidado integral, qualificado e humanizado. O Governo do Estado foi muito feliz quando idealizou essa obra, uma grande conquista que vai beneficiar famílias de todo estado”, afirmou.

Ainda sobre o período de transição, a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia, explica que durante quatro dias que antecedem a mudança, os atendimentos serão suspensos na unidade II, que funciona na Av. Cruz das Armas desde o início das obras do Hospital da Mulher. “Estamos dando início a um novo momento na assistência à mulher paraibana. Para isso, será necessário realizar a suspensão temporária dos atendimentos, mas em nome de um bem muito maior. Durante os quatro dias de mudança de endereço serão mantidos os cuidados apenas para os pacientes que já estiverem na unidade, que serão transferidos gradativamente para o Hospital da Mulher. A partir do dia 1º de agosto estaremos funcionando no novo endereço, oferecendo o melhor em uma unidade maior, mais moderna e 100% pensada para a nossa população”, destacou.

O Hospital da Mulher conta com ambulatório, banco de leite humano, centro de imagem, centro de parto normal, centro cirúrgico obstétrico, Unidades de Terapia Intensiva (adulto e neonatal) e unidades de cuidados intermediários (adulto, convencional e canguru).

Cícero Lucena entrega certificados para 96 empreendedores e programa ‘Eu Posso’ ultrapassa R$ 18 milhões

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O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta terça-feira (29), certificados de microempreendedor para 96 beneficiados do programa ‘Eu Posso’, que agora totaliza mais de R$ 18 milhões investidos na economia da Capital, incentivando o negócio de 2.925 pessoas ou empresas. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“É uma oportunidade de fornecer capital de giro a empreendedores estabelecidos que desejam expandir seus negócios e, inclusive, criar novos empreendimentos. Além do aporte financeiro, oferecemos suporte técnico e profissional para qualificar os participantes e mitigar os riscos inerentes ao desenvolvimento empresarial. Assim, a Prefeitura cumpre seu papel no fomento à geração e na melhoria da distribuição de renda”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a Prefeitura prepara os empreendedores com cursos após realização de pesquisa para entender as necessidades do mercado. Esse é o olhar da Prefeitura: entender que é essencial acompanhar os empreendedores em toda a sua jornada, aliando crédito e conhecimento. Sabemos que muitos negócios não prosperam porque as pessoas investem sem compreender a fundo a natureza daquela atividade. Por isso, oferecer orientação, apresentar um panorama do mercado e fornecer informações estratégicas é fundamental”, afirmou.

Neste edital, estão sendo contemplados 53 mulheres e 43 homens, em um universo de 55 empresas e 41 pessoas físicas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Bruno Farias. “O objetivo é fomentar e impulsionar o crescimento dos negócios, visando o aumento da lucratividade dos empreendedores. Em um contexto econômico nacional adverso, João Pessoa demonstra resiliência e expansão, evidenciada”, afirmou.

Em 2022, Samira Araújo da Silva resolveu atuar como esteticista. Agora, com o crédito de R$ 7 mil do programa ‘Eu Posso’, ela quer expandir seu negócio, fazendo a reforma do estúdio no bairro do Valentina Figueiredo e com a aquisição de mais produtos para revenda. Ela garante que os o apoio vai ser fundamental para aumentar sua renda e garantir mais segurança para a atividade.

“Quero fazer cursos também, quero fornecer cursos de depilação, já estou montando meu curso para ministrar agora e, atualmente, também faço designer de sobrancelha. Ainda quero fazer massagem, limpeza de pele facial. Eu já tiro uma renda boa, de mais de dois salários. Mas agora eu quero partir para três, quatro, cinco – essa é a meta”, projetou a empreendedora, que também garantiu que as condições de pagamento são muito favoráveis.

Procon-JP encontra diferença de mais de R$ 18,00 no preço do café em pesquisa de alimentos

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Pesquisa de preços para café realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nos supermercados da Capital registra uma diferença que pode chegar a R$ 18,59, a exemplo do sachê de 250g do descafeinado 3 Corações (à vácuo), que está oscilando entre R$ 19,90 (Super Box Brasil – Geisel) e R$ 38,49 (Latorre – Torre), variação de 93,42%. Confira aqui a tabela de preços.

O levantamento do Procon-JP encontrou a maior variação no sachê do descafeinado Nescafé (sachê) 40g, 102,50%, com os preços sendo praticados entre R$ 8,39 (Pão de Açúcar – Epitácio Pessoa) e R$ 16,99 (Souza – Cristo), diferença de R$ 8,60.

A pesquisa, que foi realizada no dia 28 de julho em 16 estabelecimentos, traz preços de 38 itens considerando tipos e marcas de café, a exemplo do produto em pó, granulado, à vácuo, original e descafeinado.

Outras diferenças – Outras duas grandes diferenças ficaram com o descafeinado Especial São Braz 250g, R$ 14,70, que oscila entre R$ 27,29 (Varejão do Preço – Rangel) e R$ 41,99 (Souza – Cristo), variação de 53,87%; seguido do café granulado solúvel L’or Intense (vidro) 130g, R$ 14,00, que está com preços entre R$ 37,99 (Mateus – Altiplano) e R$ 51,99 (Manaíra – Manaíra), variação de 36,88%.

Outras variações – A pesquisa constata também outras variações bem aparentes, como o granulado Dolca (sachê) 40g, 66,81%, que está sendo praticado entre R$ 4,79 (Varejão – Varjão) e R$ 7,99 (Menor Preço – Bairro dos Estados), diferença de R$ 3,20; e no descafeinado Pilão 250g, 56,01%, que está com preços entre R$ 19,80 (Souza – Cristo) e R$ 30,89 (Mateus – Altiplano), diferença de R$ 11,09.

Os supermercados – A pesquisa levantou preços nos seguintes supermercados: Assaí Atacadista (Epitácio Pessoa); Carrefour (Bancários); Super Box Brasil (Geisel); SuperFácil Atacado (Água Fria); Varejão do Preço (Rangel); Varejão (Varjão); União (Valentina); Bemais (Bancários); Menor Preço (Bairro dos Estados); Assis (Mangabeira VIII/Cidade Verde); Latorre (Torre); Manaíra (Manaíra); Pão de Açúcar (Epitácio Pessoa); Souza (Cristo); Atacadão (Geisel); e Mateus (Altiplano).

Consulte a pesquisa completa nos portais da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjoaopessoa.pb.gov.br

Operação investiga emendas parlamentares e desvio de R$ 15 milhões

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Foto: PF/Divulgação

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (29) a Operação Korban. É para apurar o desvio de recursos públicos com origem em emendas parlamentares voltadas a eventos de esportes digitais.

Há irregularidades que indicam a execução de cerca de R$ 15 milhões em recursos públicos federais repassados a uma associação do Distrito Federal “por meio de termos de fomento com o Ministério do Esporte, financiados com emendas parlamentares”, segundo a PF.

A CGU acrescenta que os recursos teriam como destino os Jogos Estudantis de Esportes Digitais (Jedis) nos anos de 2023 e 2024.

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Bens indisponíveis
Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Acre, Paraná, Goiás e no Distrito Federal a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). As medidas de indisponibilidade de bens podem alcançar R$ 25 milhões a partir de patrimônios dos envolvidos. Entre os bens apreendidos estão veículos e imóveis. Contas bancárias de empresas investigadas estão sob bloqueio.

A justiça determinou também a suspensão de novos repasses de recursos federais a uma associação investigada, bem como a proibição de que a entidade transfira valores “às empresas subcontratadas no âmbito dos termos de fomento analisados”.

Jedis
A CGU esclareceu que o emprego de recursos públicos federais em projetos como o Jedis visa promover o desenvolvimento de estudantes da rede pública de ensino por meio de cursos profissionalizantes na área de jogos digitais e e-sports, além de atividades pedagógicas.

O impacto causado pelo desvio desses recursos pode, segundo a CGU, prejudicar a qualidade da capacitação profissional e digital fornecida nesses eventos a alunos da rede pública de ensino. Além disso, dificulta o atendimento a um público ainda maior, “caso os orçamentos desses convênios não tenham sido desviados”.

Agência Brasil

Terceira doação de órgãos e tecidos é registrada pela Central de Transplantes em menos de uma semana

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A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa segunda-feira (28), mais uma doação de órgãos e tecidos. A doação foi realizada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Foram doados os dois rins e as córneas, tirando quatro pessoas da lista de espera.

A paciente doadora foi uma mulher de 68 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital quando a equipe médica constatou a morte encefálica, após a realização de exames clínicos e de imagem, exigidos pelo protocolo.

Essa foi a terceira doação em um intervalo de apenas quatro dias. As outras duas ocorreram na última sexta-feira (25), no Hospital de Trauma de Campina Grande, quando um doador de 20 anos doou o coração, o fígado, os rins e as córneas; e no sábado (26), com a doação de fígado e rins de uma criança de apenas dois anos de idade.

Para a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, o avanço conquistado em relação às doações e transplantes no estado é o resultado de uma soma de fatores. “Esses resultados refletem a capacidade e o compromisso da nossa equipe, que atua com competência em todas as situações. Nada disso seria possível sem o trabalho incansável da Central Estadual de Transplantes da Paraíba, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado, que investem, estruturam e fortalecem essa rede de cuidado. Mas, acima de tudo, é a generosidade das famílias doadoras que transforma dor em vida”, destaca.

Em 2025, já foram registradas 18 doações de múltiplos órgãos e 47 foram captados na Paraíba, transformando a vida de pacientes que aguardavam na lista de espera. Ainda esperam por uma doação 815 pessoas.