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Gratificações na Prefeitura da Capital tem irregularidades, aponta TCE-PB

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A Diretoria de Auditoria e Fiscalização do TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) expediu medida cautelar determinando a suspensão do pagamento da Gratificação de Serviço Especial (GSE) no âmbito da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

De acordo com o relatório dos auditores do TCE-PB, de janeiro a setembro deste ano, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo gastou mais de R$ 32 milhões para pagar esse tipo de gratificação, que já havia sido considerada irregular pela Corte de Contas em 2015, “em decorrência da inconstitucionalidade da Lei Municipal 7.

No relatório, os auditores do TCE-PB argumentam que foram detectados o pagamento de GSEs a servidores efetivos, comissionados e contratados por excepcional interesse público, com lotação na PMJP, Instituto Cândida Vargas, Emulur, Funjope e Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPM).

“Registre-se que, diante da flagrante incompatibilidade com o Texto Constitucional, a Gratificação de Serviço Especial – GSE foi questionada por este Tribunal de Contas, quando da apreciação de processo de inspeção especial instaurado em decorrência de denúncia formulada junto a este Tribunal (Processo TC nº 05876/09), em virtude de que os dispositivos constantes na citada lei dão ao Prefeito Municipal a possibilidade de concessão da gratificação a qualquer servidor sob qualquer critério e em qualquer valor”, sustentam os auditores.

“Ao tratar da matéria no Processo TC nº 05876/09, o órgão de instrução destacou que a Gratificação de Serviço Especial, consoante definida na Lei Municipal nº 7.262/1993, seria paga por serviços de natureza transitória e que excedessem às atribuições normais do cargo ou função. Além disso, a sua concessão, bem como a fixação do valor da parcela seriam um ato discricionário do Prefeito Municipal. Constatou-se, com isso, a ofensa às disposições constitucionais situadas nos arts. 37, inciso X, e 169, §1º, da Carta Magna de 1988. Destacou, o órgão técnico, que tal flexibilidade possibilitaria a ocorrência de arbitrariedades, perseguições e favorecimentos”, acrescenta o relatório.

EX-PREFEITA: mãe de deputado sofre ação de improbidade pelo MP

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A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Guarabira ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Guarabira, Maria de Fátima de Aquino Paulino, o ex-secretário de Finanças, Manoel Clementino de Oliveira, e a ex-secretária adjunta de Finanças, Josileide da Silva Pereira, pela concessão ilegal de 21 áreas pertencentes ao patrimônio público do município e da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) em favor de 18 beneficiários.

De acordo com a promotora de Justiça Andréa Bezerra Pequeno Alustau, uma investigação realizada na Promotoria de Guarabira constatou todas as concessões se deram da mesma forma. “O beneficiário procurava a então prefeita, Maria de Fátima Paulino, fazia o pedido para construir em área pública, esta, por sua vez, fazia a concessão sem qualquer obediência à lei, sendo o ato ilegal finalizado por Manoel Clementino de Oliveira e Josileide Silva Pereira, com a assinatura do alvará de construção”, explica a promotora.

Além disso, os alvarás foram concedidos nos últimos dias do mandato de Maria de Fátima Paulino, em dezembro de 2012, a toque de caixa. A promotora ressalta que a concessão deveria ter obedecido aos requisitos legais, sendo exigido, no mínimo, o contrato com a Administração Pública, nos casos em que não se exige processo licitatório.

Na ação, a promotora destaca ainda que não há interesse público na concessão das 21 áreas, pois foram concedidas a particulares, alguns deles, agraciados mais de uma vez, sem qualquer ônus. Uma das concessões, inclusive, foi feita para construção de galpão (imóvel comercial) em terreno pertencente a Cehap, que deveria ser destinado à construção de casas populares, em completo desvio de finalidade.

“Maria de Fátima de Aquino Paulino, Manoel Clementino de Oliveira e Josileide da Silva Pereira, cada um na medida de suas responsabilidades, entenderam conveniente e oportuno concederem bens públicos imóveis à particulares, alguns deles mais de uma vez, sem qualquer tipo de contrapartida ou benefício social, pelo contrário, em sua grande maioria, para instalação de atividade comercial de caráter eminentemente lucrativo”, diz a promotora na ação.

Pedidos

A ação requer a condenação dos três envolvidos por ato de improbidade administrativa, aplicando sanção de perda da função pública eventualmente exercida; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil no importe de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente público, quando do exercício de seu cargo; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Também é requerido na ação a condenação do Município de Guarabira a retirar todas as edificações irregulares existentes, assim como reintegração dos terrenos ao patrimônio público municipal e estadual, nas áreas ilegalmente cedidas. Os 21 alvarás já foram cassados pela atual gestão da Prefeitura de Guarabira, mas não foram tomadas providências com relação aos terrenos, tendo já sido realizadas várias construções.

Rede Estadual de Ensino realiza matrículas dos alunos veteranos até dia 30

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PMJP continua com matrículas abertas para o ano letivo 2018

Os estudantes veteranos da Rede Estadual, em todas as etapas e modalidades de ensino, podem renovar a matrícula até o dia 30 de novembro. Para efetivar a matrícula, devem procurar a escola para que seus dados sejam validados no Sistema de Gestão de Informação e Serviços (Saber), que realiza a gestão das informações da Rede Estadual de Ensino.

Para maiores informações sobre vagas e escolas, a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) disponibiliza, no horário de expediente, atendimento ao público por meio do telefone: 3218-5138.

De 1º a 21 de dezembro serão abertas as inscrições para os estudantes novatos. A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 22 a 29 de dezembro. Nos dias 1, 2, 5 e 6 de fevereiro acontecerá planejamento do ano letivo. As aulas do ano letivo de 2018 começam no dia 7 de fevereiro.

A rede estadual tem capacidade para 500 mil vagas. O Governo do Estado garante vagas para todos os estudantes que procurarem a Rede Estadual de Ensino.

Os alunos novatos devem ir à escola para preencher a ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo responsável, caso o aluno tenha menos de 18 anos, ou por ele mesmo, se tiver mais de 18 anos. Além da ficha, os novatos devem levar cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e histórico escolar emitido pela escola de origem.

Diretrizes Operacionais para o funcionamento das Escolas da Rede Estadual/2018 – Com o objetivo de orientar a comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) elabora anualmente as Diretrizes para o Funcionamento da Escolas.

O documento está disponível no quadro de serviço do site da SEE: www.paraiba.pb.gov.br/educacao e pode ser acessado para pesquisa sobre: calendário de matrículas, calendário letivo, funcionamento das escolas, planejamento didático e planejamento pedagógico, orientações para elaboração do projeto pedagógico das unidades de ensino, programas desenvolvidos pela SEE, entre outros. O documento foi lançado pelos dirigentes da SEE, para os gerentes regionais de Educação.

Escolas Cidadãs Integrais – Para 2018, o Governo do Estado ampliará de 33 para 100 o número de Escolas Cidadãs Integrais em todo Estado, com a oferta de aproximadamente 35 mil vagas. As Escolas Cidadãs Integrais contemplam um projeto de escola pública com a proposta de organização e funcionamento em tempo integral. Trata-se de uma política pública de educação integral, inserida nos Planos Estadual e Nacional de Educação.

As Escolas Cidadãs Integrais Técnicas seguem o mesmo projeto pedagógico da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens uma formação integral, contribuindo para que os estudantes sejam protagonistas em seus locais de atuação.

A Escola Cidadã funciona em tempo integral com 9 aulas diárias, com um currículo integrado formado por disciplinas da base comum curricular, disciplinas da parte diversificada e disciplinas da base profissional, no caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT).

Câmara cria prêmio para estimular produção de cinema e vídeo de João Pessoa

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Câmara cria prêmio para estimular produção de cinema e vídeo de João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (23), mais um estímulo à produção audiovisual realizada na Capital paraibana: o ‘Troféu Sétima Arte’. A premiação será concedida anualmente, dentro do ‘Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro’.

“Ficamos felizes e honrados em poder oferecer esse prêmio às melhores produções feitas na nossa cidade de João Pessoa. Sabemos que a Capital tem uma tradição em cinema e vídeo, e queremos que os realizadores locais se sintam ainda mais estimulados a criar uma produção cada vez melhor”, ressaltou o presidente Marcos Vinícius (PSDB).

Criado através da resolução 22/2017, de autoria da Mesa Diretora da CMJP, o ‘Troféu Sétima Arte’ irá premiar, com troféu e dinheiro, os melhores curta, média e longa-metragens produzidos em João Pessoa e inscritos no ‘Fest-Aruanda’. O valor do prêmio ainda será definido e se dará através de Decreto Legislativo.

As produções serão submetidas a dois júris, um oficial e outro popular. O júri oficial será composto por três membros, escolhidos entre cineastas, críticos de cinema, jornalistas, professores, pesquisadores e artistas, indicados pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara. Já o júri popular será constituído, voluntariamente, pelo público que for às sessões em que os filmes serão exibidos.

O ‘Troféu Sétima Arte’ será apresentado na edição do ‘Fest-Aruanda‘ deste ano, que acontece entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, e começará a valer a partir da edição 2018. “A Câmara faz história e dá exemplo, no sentido desse reconhecimento, dessa agenda parlamentar que contempla a cultura, que contempla as artes, e que, neste caso específico, está contemplando o cinema, que reúne todas as artes”, comemorou o idealizador do festival, professor Lúcio Vilar, antes de acrescentar: “A gente se sente muito feliz e partícipe desse processo, na medida em que o presidente Marcos Vinícius acatou, de imediato, nossa proposta e a tirou do plano das intenções para transformá-la em gesto”.

Secretário Chefe de Gabinete do Governo visita presidente da CMJP

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O secretário Chefe de Gabinete do governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho (PSB), jornalista Nonato Bandeira (PPS), esteve na tarde desta quinta-feira (23) em visita ao presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcos Vinícius (PSDB).
Na ocasião, Marcos e Nonato trataram das relações institucionais entre Câmara e Governo da Paraíba. “Não há como não enxergar que pelo fato de ser a Câmara da capital do Estado, o legislativo pessoense acaba sempre tratando de assuntos que dizem respeito ao governo do estado da Paraíba e neste sentido a visita do chefe de gabinete do governador é mais uma prova da vocação democrática e imparcial que adotamos na Casa”, disse o presidente da CMJP.
Para Marcos o diálogo da Câmara de João Pessoa com as instituições deve ser “permanente” e precisa estar muito acima do debate político-partidário. “O que queremos é discutir uma João Pessoa grande, com projetos para o futuro e que tenha o seu povo como o grande foco, tanto por parte do Legislativo, quanto do Executivo, seja na esfera estadual ou municipal”, arrematou Marcos.

Procon-JP fará plantão para atender consumidor durante a Black Friday

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Procon-JP dá dicas para compra segura na hora de escolher presentes

Como já se tornou costume, o setor de Fiscalização do Procon-JP vai realizar plantão  até às 20h desta sexta-feira, 24 de novembro, para atender o consumidor durante a Black Friday. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou campanhas preventivas dando orientação e dicas de como realizar compras seguras durante esta promoção, tanto em lojas virtuais quanto físicas, nas duas últimas semanas.

Helton Renê, titular do Procon-JP, esclarece que o plantão é necessário porque este é um momento de muitas transações comerciais e, no afã de adquirir um produto desejado ou de necessidade, a pessoa pode vir a ser vítima de uma enganação. “Nosso setor de Fiscalização estará a postos para atender ao consumidor, dando orientações, dirimindo dúvidas e realizando diligências caso seja solicitado. Nosso telefone gratuito, o 0800 083 2015,  também estará à disposição do cidadão”.

O secretário informa que o trabalho preventivo junto ao consumidor que pretende participar da Black Friday foi muito proveitoso.”Iniciamos nossas campanhas educativas há duas semanas, dando orientações e dicas para que ele realize uma compra segura. Nossa intenção é deixar o consumidor atento, até porque muitas lojas, tanto físicas quanto virtuais, anteciparam essa promoção”.

Maquiagem – Helton Renê alerta aos consumidores que tenham cuidado com a chamada ‘maquiagem’ nos preços. “Nós sabemos que existe o risco dos produtos terem o valor aumentado alguns dias ou semanas antes da promoção anual, dando a impressão de que existe um desconto muito maior durante a Black Friday. Por isso, quem for às compras nesta sexta-feira, deve verificar se realmente o desconto existe. Também se deve desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado Em caso de dúvida deve procurar o Procon-JP imediatamente”.

Internet – Quanto às compras pela internet, o secretario aconselha que as pessoas não adquiram produtos em redes sociais e, sim, em sites de compras devidamente registrados e com estabilidade no mercado. “O consumidor deve verificar se a empresa tem CNPJ e conferir endereço e telefone de contato. Também desaconselhamos a comprar em redes sociais como facebook e instagram porque não há garantia de nada. Volto a lembrar que produtos com descontos muitos grandes podem ser uma enganação, e que todos devem ficar atentos”.

Plantão do Procon-JP para a Black Friday
Sede  – das 8h às 20h na Av. D. Pedro I, nº 473, Tambiá
Telefones: das 8h às 20h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046

Juiz determina que a Transnacional e Reunidas aumentem frota de linhas de ônibus

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Lei que garante às mulheres desembarque fora das paradas de ônibus está em vigor em João Pessoa

O juiz da 3ª Vara Cível da Capital, Miguel de Britto Lyra Filho, determinou que as empresas de transporte coletivo da Capital, Transnacional e Reunidas, aumentem a frota de algumas linhas de ônibus, no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil até o limite de R$100 mil. A decisão, que deferiu a antecipação de tutela, consta nos autos da Ação Civil Pública nº 0853290-21.2017.8.15.2001 ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba.

O Órgão Ministerial pugnou pela determinação à empresa Transnacional do aumento da frota das linhas de ônibus nº 1500, 202, 2509, 302, 5100, 303, 511, 517, 5204, 5209 e 601; sendo nas linhas 1500 e 517 em dois veículos, e nas demais, em um veículo. Já em relação à empresa Reunidas, o aumento de um veículo nas linhas nº 402, 513, 603 e 5210.

A ação foi apresentada com base no Inquérito Civil nº. 2585/2014, instaurado contra o Consórcio de Transporte Coletivo UNITRANS (composto pelas duas empresas). A investigação identificou uma redução da frota de ônibus de João Pessoa em 20%, o aumento do tempo de espera dos passageiros e uma maior lotação nos veículos.

Após a apresentação de informações e estudos comparativos realizados pelas promovidas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a AETC (atual SINTUR) e o vereador Renato Martins (que apresentou um estudo sobre redução de frota pelo Consórcio nos meses de janeiro a julho no ano de 2014), concluiu-se que existia uma oscilação na quantidade de passageiros transportados.

Segundo o relatório, ficou comprovado pelo MP que houve uma redução da frota, entre os anos de 2014 e 2017, após o período permitido pela Semob (meses de janeiro e julho, período de férias escolares), de modo que as demandadas vêm desrespeitando, continuamente, o direito básico dos consumidores a uma adequada e eficaz prestação do serviço público de transporte coletivo.

Em seu voto, o magistrado viu demonstrados os requisitos necessários ao deferimento do pleito do Ministério Público, conforme disposto no artigo 300 do Código do Processo Civil, que dispõe que a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

No que se refere à probabilidade do direito, o juiz Miguel de Britto, com base nas provas pré-constituídas anexadas aos autos, entendeu preenchido esse primeiro requisito legal, ante o forte indício da falha na prestação dos serviços pelas empresas promovidas, o que vem causando lesão aos consumidores.

Já no requisito de perigo de dano, caracterizado pela demora e maior lotação dos veículos de transporte coletivo, de modo a comprometer a eficiência do serviço, o magistrado afirmou não ser plausível que os usuários tenham que aguardar o término do processo para ter assegurado a regularidade, eficiência e continuidade do serviço ofertado.

Caixa antecipa pagamento da 3ª fase do calendário de cotas do PIS

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Senado aprova saque do FGTS para trabalhadores que pede demissão

A Caixa Econômica Federal antecipou de 14 de dezembro para segunda-feira (27) o pagamento das cotas do PIS para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. É a primeira vez que essa pagamento é realizado para esse público com essa faixa de idade, conforme redução estabelecida pela Medida Provisória 797/2017.

 

 

Além do adiantamento do calendário, o crédito em conta para estes cotistas será realizado na noite desta quinta-feira (23). Mais de 280 mil clientes receberão o crédito em conta. O valor total disponível para saque nessa etapa ultrapassa R$ 2,6 bilhões e equivale a 24% do total disponibilizado pela medida.

De acordo com o vice-presidente de Governo da CAIXA, Roberto Derziê de Sant’Anna, a estratégia de antecipar o pagamento do calendário das Cotas do PIS tem como objetivo aumentar adesão dos saque pelos cotistas. “A medida visa alcançar os novos beneficiários da 3ª fase, que receberão o pagamento pela primeira vez, e estimular os demais cotistas que já estão com recursos disponíveis”, ressalta.

Cronograma de saque:
O pagamento da terceira fase das cotas do PIS será realizado a partir dessa segunda-feira (27). Apesar do adiantamento do pagamento da terceira fase, os beneficiários das outras fases, pessoas com 70 anos ou mais e aposentados, poderão continuar sacando suas cotas normalmente nas agências ou nos canais de atendimento alternativos. Veja abaixo o cronograma:

 

 

Quem pode sacar:
Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 até 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A MP 797/2017 alterou a idade para saque de cotas do PIS. Agora, mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos tem direito ao saque de cotas do PIS. Os aposentados também seguirão o calendário escalonado de pagamentos. As demais regras de saque das cotas do PIS não foram modificadas.

É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

 

Canais de pagamento e documentação:
O saque das cotas do PIS será efetivado após a confirmação do direito nas agências da CAIXA. Os pagamentos das cotas do PIS com valor até R$ 1.500 podem ser realizados no Autoatendimento da CAIXA apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão, ou com Cartão Cidadão e Senha nas Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques de valores até R$ 3 mil podem ser feitos com Cartão do Cidadão e Senha Cidadão no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, com documento de identificação oficial com foto.

Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto. A CAIXA orienta que os trabalhadores consultem o site www.caixa.gov.br/cotaspis para serem direcionados à melhor opção de pagamento, antes de se dirigirem a um dos canais oferecidos.

 

Canais exclusivos de consulta das cotas do PIS:
A CAIXA criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/cotaspis) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque da cota do PIS por idade e aposentadoria. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

O trabalhador tem ainda a opção de se informar por meio do APP CAIXA Trabalhador, que está disponível para download. O APP é gratuito. Para realizar a consulta no site e no APP, o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS e data de nascimento.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”, além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.

 

Herdeiros:
Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da CAIXA, portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

 

Saque por procuração:
O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS.

 

Rede de atendimento:
A rede de atendimento da CAIXA é composta por 4.249 unidades próprias (470 com Penhor e 3 instaladas em Barco), sendo 3.412 agências, 837 postos de atendimento e 8 unidades móveis (Caminhões), 13.080 Unidades Lotéricas, 11.178 correspondentes CAIXA AQUI e 6.230 pontos de Autoatendimento, com 31.315 equipamentos, 19.868 terminais do Banco 24Horas e 2.953 da Rede Compartilhada CAIXAxBB.

Chega ao TCE denúncia de nepotismo na gestão Romero Rodrigues em CG

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Em CG, Romero empenha mais de R$ 4 milhões a uma empresa envolvida em pagamentos de propina

Foi apresentada esta semana ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), uma denúncia de nepotismo, na gestão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB). Segundo a denúncia, o gestor teria empregado parentes na sua administração, o que fere a legislação vigente.

A denúncia recebida pelo TCE aponta o fato de o prefeito Romero Rodrigues Veiga ter indicado Betânia Ligia de Araújo, tia da primeira dama, esposa do gestor em questão, para exercer o cargo de provimento em comissão de Gerente da Vigilância Sanitária, conforme informações extraídas do Sagres acostadas ao processo.

Da mesma forma, consta na denúncia a contratação de Izabel Maria Veiga de Oliveira, irmã do gestor Romero Rodrigues Veiga, estando descrita em matérias da PMCG publicadas no próprio site da Prefeitura pela Coordenadoria de Comunicação – CODECOM, ocupando o cargo de Coordenadora do Programa Mais Educação, junto à Secretaria de Educação do município de Campina Grande – PB, por nomeação do citado prefeito.

Também consta na denúncia que a Sra. Giovanna Karla Barros Fernandes do Carmo, identificada como cunhada do gestor, exerce o cargo de Assessora Política, cargo em provimento de comissão, lotada no Gabinete do Prefeito.

A denúncia apresenta ainda a Sra. Carine Moura, irmã da primeira dama do município, Micheline Rodrigues, ocupando o cargo de Gerente de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria de Saúde de Campina Grande – PB, cargo em provimento de comissão, também nomeada pelo cunhado, o prefeito Romero Rodrigues, como se depreende dos documentos acostados à denúncia.

“Com efeito, de tudo que aqui foram acostados, resta evidente que as pessoas acima referidas, além de estarem enquadradas na proibição legal de nepotismo, estão no exercício dos cargos em que foram nomeadas pelo gestor municipal desde o início de sua primeira gestão, ou seja, desde os primeiros meses do ano de 2013” revelam os autos do processo.

A denúncia foi apresentada ao TCE, com todos os documentos probatórios, pelo corpo jurídico do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, que entendeu que os atos do tucano prejudicam o bem público.

Sob relatoria de paraibano CCJ da Câmara aprova PEC que restringe foro privilegiado

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A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou hoje (22) o prosseguimento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/17, que prevê o fim do foro especial para autoridades. A expectativa do relador, deputado Efraim Filho (DEM-PB), é que os trabalhos sejam iniciados ainda neste ano, com a instituição de uma comissão especial para analisar o tema.

“É um passo importante no desafio que a sociedade brasileira coloca para o Congresso e para a Nação, o combate à impunidade e à corrupção. Nós temos que dar esse passo à frente e combater o foro privilegiado. É um avanço importantíssimo”, disse Efraim Filho.

Segundo o parlamentar, atualmente, mais de 54 mil autoridades têm direito a foro especial, o que retira seus processos da Justiça comum de primeira instância. “O foro privilegiado é um resquício aristocrático, arcaico, que precisa ser atualizado. Com a evolução da nossa cidadania, que precisa combater com mais rigor a impunidade e a corrupção, o foro tem sido uma mensagem de blindagem para aqueles que cometem crimes revestidos de mandatários”, argumentou. “Aquilo que era para ser exceção virou regra e precisa ser combatido”.

 

AGÊNCIA BRASIL