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Projeto de Veneziano que visa à divulgação de dados cadastrados por conselhos profissionais é aprovado

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ASSISTA: Veneziano apresenta PEC que racionaliza cobrança de impostos dos combustíveis

Projeto de Lei 1944/15 de autoria do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB), que obriga os conselhos profissionais a disponibilizar informações básicas sobre todos os profissionais registrados, foi aprovado ontem (17) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

A proposta de Veneziano segue para tramitação do Senado, e caso seja aprovada e tornar-se Lei, os conselhos deverão informar sobre o nome, o número de registro, a especialidade e o local de trabalho desses profissionais. A consulta poderá ser feita pela internet.

Segundo o deputado, a ideia é facilitar o acesso às informações na hora de contratar o profissional. “Essa fiscalização exercida pelos conselhos profissionais visa conferir à sociedade confiança e tranquilidade em sua relação com os mais diversos profissionais que possuem sua profissão regulamentada”, justifica Veneziano, ao argumentar que, por exercerem serviço público, os conselhos profissionais têm a obrigação de garantir o acesso à informação.

Maioria dos ministros do STF aceitam denúncia e Aécio Neves vira réu

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Maioria dos ministros do STF aceitam denúncia e Aécio Neves vira réu

A maioria dos membros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu há pouco pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça. As acusações fazem parte de um dos inquéritos resultantes da delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Com a decisão, o senador se torna réu no processo.

A decisão foi tomada com base no voto do ministro Marco Aurélio, relator do caso. Para o ministro, o fato de o senador ter sido gravado por Joesley e citar que tentaria influi na nomeação de delegados da Polícia Federal mostra indício dos crimes que teriam sido praticados por ele.

Também são alvos da mesma denúncia e também se tornarão réus a irmã do senador Andrea Neves, o primo Frederico Pacheco e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva.

Os ministro do STF Rosa Weber e Marco Aurélio Mello durante julgamento do inquérito em que o senador Aécio Neves é acusado de corrupção passiva e obstrução de Justiça – José Cruz/Agência Brasil

Segundo a denúncia, apresentada há mais de 10 meses, Aécio pediu a Joesley Batista, em conversa gravada pela Polícia Federal (PF), R$ 2 milhões em propina, em troca de sua atuação política. O senador foi acusado pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A obstrução ocorreu de “diversas formas”, segundo a PGR, como por meio de pressões sobre o governo e a Polícia Federal para escolher os delegados que conduziriam os inquéritos da Lava Jato e também de ações vinculadas à atividade parlamentar, a exemplo de interferência para a aprovação do Projeto de Lei de Abuso de Autoridade (PLS 85/2017) e da anistia para crime de caixa dois.
No início da sessão, o advogado Alberto Toron, que representa o senador Aécio Neves afirmou que o valor era fruto de um empréstimo e que o simples fato de ele possuir mandato no Senado não o impede de pedir dinheiro a empresários. Fonte Agência Brasil.

Divulgados locais de provas para o concurso da Sedurb que acontece no próximo domingo

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Divulgado gabarito preliminar de concurso para Polícia Militar da Paraíba

Foram divulgados na tarde desta terça-feira (17) os locais de provas para o concurso público da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os candidatos inscritos devem conferir o local onde irão fazer a prova objetiva, que será aplicada no próximo domingo (22), acessando o link http://midi.as/7xd2

Ao todo foram disponibilizadas 70 vagas para o cargo de Agente de Controle Urbano. O concurso tem como banca organizadora o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

Segundo consta no edital, a identificação do local de realização das provas é de responsabilidade exclusiva do candidato. Estes também devem ficar atentos às recomendações da banca organizadora sobre o horário e fechamento dos portões, além de outras recomendações. As infrações podem resultar na exclusão do candidato no concurso público.

Vagas – As 70 vagas são para candidatos que concluíram o nível médio, sendo quatro destas destinadas para pessoa com deficiência, e com escolaridade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação do gabarito da prova objetiva será divulgada na segunda-feira (23), a partir das 16 horas.

Para mais informações ou dúvidas, os candidatos devem entrar em contato pelo número de telefone (83) 3022- 8656.

Cássio promove reunião de trabalho para acelerar projetos que gerem mais empregos e crescimento econômico

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Cássio promove reunião de trabalho para acelerar projetos que gerem mais empregos e crescimento econômico
Presidência do Senado

Empenhado em destravar projetos de lei que estimulem a economia, o presidente em exercício do Senado, senador paraibano Cássio Cunha Lima, promoveu nesta terça-feira (17) uma reunião de trabalho com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, com o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Francisco Buega Gadelha, e o senador Armando Monteiro Neto, ex-presidente da CNI. Na pauta, a retomada de uma agenda de crescimento econômico e geração de emprego e renda.

“É preciso urgentemente virar esta página da crise e da disputa político. O que está realmente na agenda da população é emprego, é geração de renda e de oportunidade. E temos dedicado nossos esforços aqui no Senado a essa pauta”, afirmou Cássio. “Os representantes da indústria têm uma agenda legislativa apontada para o futuro, voltada a desburocratizar e destravar a economia. Juntos, avaliamos como podemos acelerar a tramitação de uma série de projetos que promoverão mais investimentos na produção e no emprego”, acrescenta.

O presidente da CNI, Robson Andrade, elogiou a iniciativa de Cássio e considerou a reunião produtiva. “Avaliamos projetos que podem ser colocados em votação para que a economia e os setores produtivos possam ter um avanço ou um crescimento maior ainda neste ano”, explicou, elencando a construção civil como um dos mais importantes setores a serem estimulados, em função da capacidade de geração de emprego.

O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Buega Gadelha, ressaltou a necessidade de estimular os investimentos, dando maior segurança jurídica aos projetos previstos pela iniciativa privada.

CMJP recebe projeto da LDO 2019 e realiza primeira leitura do documento em plenário

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CMJP recebe projeto da LDO 2019 e realiza primeira leitura do documento em plenário

O projeto referente à elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2019 foi lido pela primeira de três vezes, na manhã desta terça-feira (17), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O documento foi encaminhado à Casa antes do prazo final (30 de abril) pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). A peça orientará, tanto a elaboração do orçamento da capital para o ano que vem, quanto a revisão do Plano Plurianual (PPA) relativo ao período de 2018 a 2021.

A LDO é definida pelo artigo 1º, parágrafo 2º da Constituição Federal e pela Lei Complementar 101, de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A peça orçamentária orienta a elaboração do orçamento financeiro, objetivando as metas municipais, estabelecendo predefinições de objetivos a serem alcançados através de projetos e ações a serem desenvolvidos no próximo ano, em todos os setores da administração pública municipal. Sua finalidade é que as despesas referentes às prioridades do Governo Municipal destinem recursos para a implementação de políticas públicas e de responsabilidade social para a população.

A íntegra do Projeto de Lei que estabelece a LDO 2019 está disponível em um link na capa do portal da CMJP. Para ter acesso, clique aqui.

Dentro das 21 páginas contidas no documento estão: as prioridades e metas da administração pública municipal; questões sobre a organização e estrutura dos orçamentos; as diretrizes dos orçamentos fiscal e da seguridade social; os direcionamentos gerais para a elaboração dos orçamentos do município e suas alterações; além de questões relativas às despesas do Município com pessoal e encargos sociais; ordenamentos relativos às alterações na legislação tributária do Município; e os instrumentos para a gestão urbana.

Prioridades e metas de governo

Ao todo, o documento indica 37 prioridades e metas de governo, e entre elas se destacam: valorização do setor público; cumprir com o desenvolvimento social, econômico e administrativo, de forma sustentável, do Município; disciplinar o parcelamento do solo urbano; estabelecer a melhoria das condições de vida da população, nos seus aspectos de mobilidade urbana, alimentação, saúde, habitação, segurança, educação, promoção de preservação ambiental, turismo, cultura, esporte, lazer e de oportunidade de trabalhos; combate ao analfabetismo e à discriminação.

Também são propostas do Governo a diminuição de pontos de alagamento; investir em iluminação pública; garantir acessibilidade para pessoas com deficiência; criar um Núcleo de Relações Internacionais, junto à Secretaria da Receita, objetivando o acompanhamento do Programa Cidades Emergentes Sustentáveis e da inserção da Capital à Rede Mercocidades; além de implantar um sistema de gestão do trânsito, com instalação da Central de Comando e Controle.

Como tramita o projeto da LDO

Segundo o Regimento Interno da CMJP, o projeto da LDO deve ser lido durante três sessões ordinárias, no Plenário Senador Humberto Lucena, a fim de que todos tomem conhecimento do documento. Isso deve acontecer antes que o projeto seja levado à discussão, em audiências públicas, com os secretários municipais e a sociedade civil. Além disso, são distribuídas cópias do documento para todos os vereadores. Ademais, o PL será encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), que sorteará qual dos membros da Comissão ficará com a relatoria do Projeto de Lei.

Após receber o PL, a CFO tem o prazo de dez dias para apresentar uma Resolução, propondo prazos para: programação de audiências públicas; entrega de emendas por parte dos cidadãos e dos vereadores; prazo final para que o Poder Executivo Municipal proponha modificações no projeto inicial; data para o relator e a Comissão darem seus pareceres e encaminharem a peça ao Plenário para votação.

Transposição do Rio São Francisco não tem garantia de operação e manutenção, diz CGU

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Transposição do Rio São Francisco não tem garantia de operação e manutenção, diz CGU

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avaliação do atual sistema de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a cargo do Ministério da Integração Nacional (MI). O objetivo foi verificar se o empreendimento fornece as condições adequadas e os instrumentos regulatórios suficientes para garantir a conclusão das obras, bem como operação e manutenção, além da viabilidade econômica.

Acesse o relatório na íntegra

O tema foi selecionado pela CGU devido a relevância social e econômica do PISF, que está hoje orçado em R$ 10,7 bilhões (o custo final estimado da obra é de R$ 20 bilhões) e visa assegurar a oferta de água para 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social. De acordo com o MI, o projeto está em fase final com 96,4% de obras concluídas, sendo 94,96% no Eixo Norte e 100% no Eixo Leste.

 

Incertezas e fragilidades

Os exames realizados pela CGU evidenciaram que houve uma priorização do Ministério da Integração Nacional (MI) para execução das obras necessárias à transposição, o que resultou na postergação de um planejamento (ações, resultados, cronograma) para garantir a operação, manutenção e sustentabilidade do empreendimento. As consequências são incerteza quanto ao impacto do custo de funcionamento e inadequação da estrutura necessária à gestão e operação do PISF.

Também foi constatado que, embora parte do empreendimento já esteja em operação, ainda está pendente a definição de aspectos essenciais de sustentabilidade, tais como: garantia do uso da arrecadação da cobrança na aplicação em operação e manutenção do PISF; mensuração da demanda para consumo e a venda de vazões para consumidores autorizados e independentes; e, principalmente, composição tarifária e respectiva contribuição dos Estados beneficiados pelo Projeto.

A CGU também identificou fragilidades quanto ao impacto do custo da energia elétrica. Um fator especialmente crítico para a sustentabilidade do PISF é o gasto de energia com a operação, por meio do bombeamento da água. Os valores a serem arcados pelos quatro Estados receptores (CE, PB, PE e RN) poderão atingir cerca de R$ 800 milhões por ano, cifra extremamente elevada na atual situação fiscal dos entes. O repasse desses custos para as tarifas de água (saneamento) poderão representar aumentos entre 5% e 21%, considerando os cenários otimista e pessimista, respectivamente.

De acordo com o relatório, outros riscos de viabilidade ocasionados pelo custo de aquisição de energia são:  falta de conhecimento especializado no mercado; falta de planejamento de longo prazo, devido à imprevisão do cronograma de entregas; e ausência de estudos quanto ao uso de autoprodução (energias alternativas).

Com relação à desestatização do Projeto, o MI já apresentou à Presidência da República pedido de avaliação da possibilidade de inclusão do PISF no Programa de Parcerias de Investimentos. Entretanto, a premissa de que a operação e manutenção deverá ser arcada integralmente pelos clientes-Estados, sem concessão de subsídios federais, pode não ser realista por pressupor que ele seja de fato autossustentável. A interpretação rígida dessa premissa, sem análise prudente de todas as variáveis de custo e receita, pode não se concretizar e ocasionar o abandono de uma obra de custo monumental e de significativo impacto no desenvolvimento regional.

 

Acompanhamento sistemático

A CGU monitora o PISF desde o seu início, em 2007, com vistas a contribuir para que as obras e ramais associados do empreendimento sejam realizados de acordo com as especificações do projeto (garantia de qualidade), dentro do prazo e custo contratados. Somente no ano passado, foram executados quatro trabalhos de auditoria sobre as obras de integração do Rio São Francisco:

Como resultado desse acompanhamento sistemático, já foram efetivamente economizados R$ 107,7 milhões, em decorrência da revisão de editais de licitações e contratos. A CGU também tem discutido junto ao MI potencial prejuízo de R$ 37 milhões decorrentes de sobrepreços e de superfaturamentos identificados na contratação e execução das obras.

 

Providências

O MI tem adotado medidas de fortalecimento do sistema de gestão do PISF no intuito de reverter tais fragilidades, sendo verificado avanços nas proposições de instrumentos de planejamento e controles, assim como melhoria no processo de articulação com os demais entes envolvidos.

Também foi criado Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI-PISF), que reúne MI, Casa Civil, Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas (ANA) e Codevasf, com o engajamento dos núcleos político e econômico do Governo Federal, no intuito de acrescentar conhecimento técnico, legitimidade e eficácia na elaboração de uma proposta da União para o modelo de operacionalização e manutenção da infraestrutura decorrente do PISF.

OUÇA: Pedro não descarta ser vice de Lucélio e afirma que CG tem que ter espaço na chapa

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Defensor do corte de gastos com carros oficiais, fatura expõe contratação de veículo por Pedro Cunha Lima

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), admitiu nesta terça-feira (17), a possibilidade em disputar a vaga de vice na chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo. O tucano explicou que o momento é de diálogo para formação de uma chapa competitiva para o pleito eleitoral.

“Toda construção de uma chapa ela é fruto de uma conversa aberta de vários partidos, não envolve só um. Você não pode chegar colocando imposições, então vai haver muito diálogo neste processo para que a gente consiga fazer uma chapa competitiva e prepara para enfrentar os problemas que a Paraíba vive”, destacou.

Ouça abaixo a entrevista com o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

OUÇA: “Não é uma candidatura robotizada”, dispara Cartaxo sobre críticas de Azevêdo ao nome de Lucélio

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OUÇA:

“Projeto novo e inovador”, disse na manhã desta terça-feira (17) o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao rebater as críticas feitas pelo pré-candidato do grupo girassol ao Governo do Estado, João Azevedo ao projeto das oposições encabeçado pelo pré-candidato, Lucélio Cartaxo.

Azevedo classificou a pré-candidatura de Lucélio a governador como um projeto de família e um modelo atrasado de fazer política.

“Lucélio tem toda uma trajetória de militância política de fazer gestão perto do povo. Não é uma candidatura robotizada é uma candidatura humanizada e nasceu da base de estar perto das pessoas, que dialoga com as pessoas, tem a simplicidade do povo da Paraíba”, destacou Cartaxo. Fonte Wscom.

Focco define no TCE ações para estímulo ao controle interno nos municípios

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Grupo de trabalho constituído por integrantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (17), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para a definição de um conjunto de ações que incluem o incentivo à implantação do sistema de controle interno na totalidade dos municípios paraibanos.

“O objetivo é o da cooperação com as gestões municipais”, explicou o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes. Ele recebeu, em seu gabinete, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caop) Leonardo Quintans, o representante da Controladoria Geral da União Gabriel Aragão Wright, o da Controladoria Geral do Estado Letácio Tenório Guedes Júnior, o do Ministério Público Federal Rodolfo Alves Silva e o auditor federal do Controle Externo Fábio Viana de Oliveira.

“Neste primeiro momento, vamos atualizar o diagnóstico, datado de 2016, quando apenas 54 municípios da Paraíba possuíam seus mecanismos de controle interno”, contou o chefe da CGU na Paraíba.

A providência, necessária à análise da situação atual, antecederá os esforços conjuntos para a expansão do controle interno como ferramenta de aprimoramento das gestões municipais.

II Seminário Cognitio Juris acontece nesta quinta na Capital

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Nesta quinta feira, 19/04/2018 às 19:00 horas, na sede da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP), no Moriah Shopping, situado na Av. Epitacio Pessoa n. 2580, em João Pessoa/PB, será realizado mais um Seminário jurídico onde serão abordados aspectos estruturantes das Audiências Unas nos Juizados Especiais Cíveis estaduais.
Como palestrante, o jurista Hioman Imperiano de Souza explanará de forma concisa e prática o funcionamento de uma Audiência Una (Conciliação, Instrução e Julgamento) em sede de Juizado Especial, abordando inclusive o modo de se portar do operador e aplicador do Direito, a produção probatória até o julgamento da causa.
As inscrições podem ser realizadas pelo site da FESMIP (www.fesmippb.org.br) ou por telefone (3034-8319), de segunda a sexta, das 8h as 12h e das 13h as 18h, como também no próprio local no dia no evento, correspondente apenas a 2 kg de alimentos não perecíveis.
O público alvo é especialmente bacharelandos em Direito e as vagas são limitadas.