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Veneziano se reúne com Senadores Cid Gomes e Randolfe Rodrigues para articular formação de bloco parlamentar no Senado

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O Deputado Federal e Senador eleito Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) se reuniu, nesta quarta-feira (12), com o Senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) e com o Senador reeleito Randolfe Rodrigues (REDE-AP), em Brasília. O objetivo foi discutir a articulação de um Bloco Parlamentar para atuação na próxima legislatura.

A tendência, de acordo com o parlamentar paraibano, é de que o Bloco seja forte e representativo, reunindo, em princípio, algo em torno de 15 parlamentares. Segundo Veneziano, o Bloco Parlamentar deverá contar com Senadores do PSB, PDT, PPS e REDE.

Veneziano afirmou que o objetivo do Bloco será manter uma “unidade de propósitos”, atuando com uma oposição “forte, unida e responsável, sem agressões, mas com diálogo e a função de pensar o Brasil para o bem dos brasileiros”.

Ele destacou ainda que, após assumir o mandato no Senado Federal, no dia 1º de fevereiro, atuará “com o firme propósito de honrar os votos conferidos pelos paraibanos”, que o elegeram como o Senador mais votado no último pleito. E, para isso, colocar em prática o seu Plano de Metas, “que foi por nós discutido exaustivamente durante a campanha com os mais diversos segmentos da sociedade paraibana e com o povo em geral”.

Procon-JP dá dicas de como realizar compra segura neste período de muito consumo

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Procon-JP dá dicas para compra segura na hora de escolher presentes

O aumento do consumo devido às festas de final de ano deixa as pessoas mais desatentas na hora de realizar as compras. E como as semanas que antecedem ao Natal é o momento de maior pico, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) dá dicas de como adquirir um bem ou um serviço com mais segurança nessa época.

A primeira dica do secretário Helton Renê é que o consumidor consulte as pesquisas de preços do Procon-JP, específicas para esta época do ano, a exemplo dos alimentos e bebidas típicos consumidos no Natal, além da ceia comprada pronta. “Esta semana, estamos divulgando todos estes levantamentos de preços para indicar ao consumidor onde encontrar estes produtos mais baratos. Qualquer economia é bem-vinda neste período de muitos gastos”, afirmou.

Outra orientação é quanto ao cuidado nas compras de roupas e calçados. “O consumo desses produtos cresce muito por esses dias e, se isso for feito com muita pressa, o risco de errar é muito grande. Por isso, aconselho a reservar um tempo para adquirir esses itens e não deixar para a última hora. Também deve se observar a numeração da roupa ou do calçado e se o item tem algum defeito”, pondera Helton Renê.

Outra questão levantada pelo titular do Procon-JP é quanto ao consumidor não agir por impulso, observando se o produto a ser comprado é mesmo uma necessidade. “Se a pessoa tem um calçado ou uma roupa com pouco uso e que contemple o momento, é importante economizar esse dinheiro”. Ele acrescenta que este é também o período em que mais ocorrem problemas na relação de consumo.

Trocas – Segundo Helton Renê, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga aos fornecedores a trocarem produtos devido à cor, tamanho ou gosto. “Nas compras em lojas físicas, não há a obrigatoriedade de se trocar a mercadoria, mas, como toda loja tem sua política de troca, é interessante que a pessoa peça isso por escrito, na própria nota fiscal, em recibos ou na etiqueta do produto”, lembra.

Compras online – Já quanto às compras pela internet, o consumidor pode requerer a devolução da mercadoria a loja em um prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. Caso o consumidor prefira a restituição do valor pago, o fornecedor é obrigado a proceder essa operação. “Também se deve ficar atento aos prazos de entrega do produto”, disse Helton Renê.

Sites de compras – Outra dica sobre compras na internet aconselhada pelo secretário é sobre a conferência do site: se ele existe de fato, verificando CNPJ, endereço e telefone de contato. “Não se deve comprar em lojas virtuais com demandas em algum órgão de defesa do consumidor. Se tiver dúvidas sobre isso, a pessoa deve consultar o site proconjp.pb.gov.br porque lá existe uma relação de empresas virtuais não confiáveis”, complementa.

Atendimentos do Procon-JP na Capital:

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá;

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro;

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados;

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800-083-2015.

Câmara de João Pessoa autoriza empréstimo para a construção de ‘Linha Troncal’ de transporte coletivo na av. Dom Pedro II

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A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante votação na manhã desta quarta-feira (12), autorização ao Executivo Municipal a contrair empréstimo no valor aproximado de R$ 52 milhões para a construção de uma Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa, na avenida Dom Pedro II, que irá beneficiar, diretamente, cerca de 25% da população de João Pessoa. Na votação, ainda foram apreciadas mais de 50 matérias.

O gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Adalberto Alves, esteve na CMJP em visita e audiência pública explicando que o corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido. Segundo o superintendente, o projeto não será apenas para ônibus, envolverá as calçadas, as vias de passagem, passeio público, assim como terminais, a exemplo, o de Mangabeira, que haverá bicicletário e vestiários.

O projeto foi aprovado contra os votos da maioria dos integrantes da oposição. Eles alegaram o pouco tempo para analisar a matéria e a falta de algumas informações que, segundo a bancada, deveriam constar no projeto. Os oposicionistas Bruno Farias (PPS) e Tibério Limeira (PSB) também criticaram a pressa e falta de informações, mas votaram a favor pela importância do projeto para João Pessoa.

Fica o meu repúdio à forma com que o prefeito da Capital vem tratando esta Casa, encaminhando projetos para serem aprovados de um dia para outro, sem informações essenciais. Não votamos contra projetos que beneficiam a população, mas nosso papel é fiscalizar. No projeto não tinha qual a taxa de juros do empréstimo, qual forma de pagamento e qual impacto financeiro”, afirmou o líder da oposição na Casa destacando que o gestor da Semob ficou de fornecer essas informações, mas que o vereador não teve acesso até a votação.

O líder da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), enfatizou que o projeto se tratava de uma autorização para o Executivo Municipal contrair o empréstimo e não o empréstimo concretizado, por isso o projeto não poderia conter todas as informações solicitadas pelo vereador Leo Bezerra. “Tenham certeza de que irei, conforme a minha consciência, fiscalizar e trazer o contrato do empréstimo quando ele for realizado”, garantiu o líder.

Demais matérias

Ainda nesta votação, os parlamentares aprovaram 35 Projetos de Lei Ordinária (PLO), cinco Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) e um Projeto de Resolução (PR). Sete vetos do Executivo Municipal foram mantidos e quatro PLOs foram retirados da votação, para melhor análise.

Dentre os PLOs aprovados, destacam-se: o que prevê o tempo mínimo de carência do estacionamento rotativo em vias públicas denominado Zona Azul; o que dispõe sobre a política municipal de proteção de dados pessoais e da privacidade na Administração Direta do Município; o que institui na escolas da rede municipal a Semana de Conscientização sobre o combate aos crimes de internet e exploração sexual infantil; o que versa sobre a criação do cadastro de pedófilos no Município; e o que dispõe sobre a instalação de placas de conscientização correta de lixo nos muros das escolas municipais.

Estrutura do 29º Salão do Artesanato da Paraíba começa a ser montada

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A estrutura para a realização do 29º Salão do Artesanato da Paraíba já começou a ser montada. O evento será realizado de 18 de dezembro a 13 de janeiro na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Participam desta edição, que tem como tema “O Artesanato – a economia criativa no turismo”, 389 artesãos, com o envolvimento indireto de 2.713 profissionais de cooperativas e associações, oriundos de 76 municípios.

A 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, realizada pela Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico /Programa do Artesanato da Paraíba, terá como homenageado o município de Cabaceiras, localizado no Cariri do Estado. Além de forte vocação para o turismo, Cabaceiras tem no couro a sua principal tipologia.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, ressaltou que a realização do Salão do Artesanato durante as festas de fim de ano traz boas expectativas. “Neste fim de ano, muita gente aproveita a riqueza do nosso artesanato para presentear. São produtos de altíssima qualidade e confeccionados com as mais diversas tipologias”, disse. “Além disso, é um período de muita visitação turística, fazendo deste evento uma importante vitrine para os artesãos”, acrescentou.

Será destinada uma área de 1.388 mpara exposição dos produtos comercializados. Além deste espaço, brinquedoteca da Fundação Espaço Cultural (Funesc), área de circulação, refeitório, gastronomia e praça.

 

Programação cultural – A 29ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba contará, a exemplo de edições anteriores, com uma vasta programação cultural, que terá início no dia 21, sempre a partir das 19h30.

“É uma programação voltada para a autêntica cultura nordestina, dentro do espírito regional do Salão do Artesanato, que busca mostrar as riquezas culturais de todas as regiões do Estado”, destacou Lu Maia.

Oficinas e palestras também farão parte da programação do 29º Salão do Artesanato da Paraíba, que tem como parceiros a Funesc e o Programa de Empreendedorismo da Paraíba (Empreender-PB).

 

Serviço – 29º Salão do Artesanato da Paraíba

Período: de 18 de dezembro a 13 de janeiro

Horário de visitação: das 16h às 21h (entrada gratuita)

Cartaxo entrega chaves de 336 apartamentos no Residencial São José e oferece lar digno a mais de 1.300 pessoas

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O apartamento 303 já tem donas e a contagem regressiva que elas faziam para o dia da mudança de vida terminou. Lizane Ribeiro e sua filha, Camila, que cresceu no Bairro São José, afirmam que pararam de sonhar com uma vida digna, pois a partir desta quarta-feira (12) isso já é realidade. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou as chaves do apartamento de Liziane e Camila e para mais 335 famílias, dando fim a mais uma área de risco e oferecendo uma vida melhor, em segurança, e com mais cidadania para mais de 1.300 pessoas.

Esta manhã foi histórica para a cidade de João Pessoa e, principalmente, para as famílias do São José, que receberam as chaves de seus apartamentos. Vivendo em uma região de extrema vulnerabilidade social e onde os riscos de alagamentos e inundações eram constantes, estas pessoas estão sendo beneficiadas pelo maior programa habitacional da história de João Pessoa, que chega hoje à marca de 7.153 casas já entregues desde janeiro de 2013.

“Este é mais um desafio histórico de João Pessoa que nós tivemos a coragem de enfrentar, buscar a solução e chegar a este momento importante de conclusão com a entrega dos 336 apartamentos, dois meses depois de já ter entregado a urbanização do bairro. Estamos abrindo o São José, mudando a cara do bairro e, mais do que isso, transformando para muito melhor a vida de tantas pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A história de Lizane e Camila se repete com muitas outras famílias. É por isso que para garantir que não aconteça mais, este trabalho de reassentamento, realizado em parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai também demolir todas as casas em área de risco das pessoas beneficiadas com os apartamentos para evitar que novas pessoas ocupem estes espaços.

A própria Lizane afirma que a casa dela foi a primeira a ser demolida já durante o período em que ela viveu em outro local com o dinheiro do auxílio-moradia concedido pela Prefeitura. Ela e Camila estão trocando a casa que consistia em um pequeno vão com cozinha e banheiro, por um apartamento com dois quartos, cozinha, banheiro e varanda, além de playground e salão de festas, no Residencial Novo São José.

“Minha casa já foi demolida e agora faz parte de um passado que eu não quero mais lembrar. Minha filha cresceu aqui no bairro e a gente passava mais tempo no hospital do que em casa porque ela estava sempre doente. Quando chovia, eu colocava ela no cangote e saia de casa com a água já batendo na barriga para pedir abrigo na casa da minha mãe porque ela estava sempre com diarreia, infecção urinária, febre. Agora, invés disso, ela vai ter a oportunidade de estudar pra poder ter um futuro melhor”, disse Lizane.

Residencial – As obras do Novo São José representam um investimento de R$ 26 milhões. As 336 famílias beneficiadas foram escolhidas através do critério da vulnerabilidade social e são justamente aquelas que tiveram suas casas identificadas pela Defesa Civil como as que se encontravam em áreas de risco. Muitas destas casas foram interditadas pela Defesa Civil e 121 casas começarão a ser demolidas a partir desta quarta-feira pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), após a entrega das chaves.

Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco para eles deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local. Na área, a construtora realizou um trabalho de sustentação da barreira para dar prosseguimento à construção dos apartamentos. A PMJP também inovou ao contratar, através da construtora, 30% da mão de obra entre os próprios moradores que posteriormente serão beneficiados com a entrega dos apartamentos.

O Residencial Novo São José integra uma série de investimentos realizados pela atual gestão da PMJP não só para reduzir o déficit habitacional, mas também para por fim às áreas de risco de desabamento, deslizamento ou alagamento da cidade. No São José, por exemplo, além da construção do residencial, a Prefeitura também realizou obras e já entregou a urbanização do bairro com espaços de convivência, lazer, pratica de esportes e Academia da Terceira Idade (ATI), dando nova cara ao São José.

Atletas de Santa Rita conquistam ouro e pratas em Copa do Brasil de Taekwondo

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Santa Rita conquistou um ouro e duas pratas na Copa do Brasil de Taekwondo 2018, que aconteceu na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro. Karen Eduarda, já conhecida na cidade pelos seus títulos nacionais e até internacionais, ficou com o primeiro lugar na categoria cadete 23 kg. Zizi Rodrigues competiu na sub 21 de até 53 kg e Michael Douglas disputou na adulto 58 kg, ambos ficando com o segundo lugar.

A competição reuniu 634 atletas de todo o país e é importante na disputa pela vaga na seleção brasileira e na preparação para outros campeonatos. No caso de Karen, ela concorrerá à vaga para lutar no campeonato Pan-americano. Já Michael Douglas está de olho no Campeonato Mundial. A pontuação na Copa do Brasil os manteve em primeiro lugar no ranking nacional.

Outros dois atletas da cidade também participaram da Copa do Brasil 2018, mas não conquistaram medalhas. Todos os cinco tiveram o apoio da Prefeitura Municipal, que vem dando assistência no esporte desde o ano passado. “Sem esta ajuda, não teríamos conseguido participar. É este apoio que faz nossa equipe treinar e representar nossa Santa Rita, levando nossa bandeira em eventos nacionais”, afirmou Michael Douglas.

PMJP registra recorde no tempo mínimo de resposta às demandas do Serviço de Informação ao Cidadão

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Aprovados no concurso do IPM recebem portarias nesta quinta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) atingiu, neste mês de dezembro, o recorde em tempo mínimo de respostas às demandas da sociedade através do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC). Dados da Secretaria Executiva de Transparência Pública (Setransp) apontam que o tempo médio de espera para uma resposta da PMJP é de 6,17 dias neste mês. No mês de outubro, por exemplo, o tempo era de 6,44, enquanto que a média do ano de 2017 foi de 6,94 dias. A PMJP também atingiu um índice de 100% de respostas às demandas.

Para comemorar o sucesso nos mecanismos de transparência pública, a PMJP entrega, nesta quinta-feira (13), entrega o prêmio de eficiência do SIC às secretárias e órgãos da PMJP que mais contribuíram com o combate à corrupção e com os mecanismos de controle interno. A entrega do prêmio faz parte do evento da Semana de Combate à Corrupção, que teve início na terça-feira (11), e se encerra na sexta-feira (14). A entrega do prêmio acontece no auditório 3 da Estação das Artes a partir das 9h.

Será a segunda vez que as secretárias serão premiadas por estímulos à transparência. De acordo com o secretário da Setransp, Ubiratan Pereira, a cultura de transparência está implantada na cidade de João Pessoa devido a um esforço conjunto de todos os órgãos e secretarias da gestão municipal. “Conseguimos fechar 2018 com um tempo recorde na celeridade às respostas. Também conseguimos responder 100% de todas as secretarias. Esse prêmio é um estímulo a essa prática que está consolidada na cidade de João Pessoa”.

Transparência – Tanto a Lei Municipal quanto a Federal estabelecem que a resposta à solicitação de informação deve ser dada de imediato, se houver a possibilidade, e abre prazo para 20 dias, podendo ser prorrogada por mais 10, caso haja necessidade. João Pessoa foi a segunda cidade nordestina a criar sua própria Lei de Transparência e, a cada ano, o instrumento vêm sendo aperfeiçoados para garantir que todos os cidadãos tenham seus questionamentos e demandas atendidas.

Por meio do Portal da Transparência de João Pessoa, (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br), o usuário pode ter acesso a diversas informações da gestão, como receitas, despesas, licitações e transferências, além de poder solicitar suas próprias informações, no link do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O evento – A Semana de Combate à Corrupção é um evento que promove uma série de debates sobre transparência pública e controle interno em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento é uma realização da PMJP, através da Setransp e da Controladoria-Geral do Município (CGM), em parceria com o Conselho Municipal de Transparência.

Programação

Quinta-feira (13 de dezembro)

SIC eficiente: “Capacitação com os correspondentes e autoridades de monitoramento do SIC e entrega do prêmio SIC eficiente (Serviço de Informação ao Cidadão)
Local: Estação das Artes
Horário: 9h

Sexta-feira (14 de dezembro)

Navegação Guiada: “Apresentação do Portal da Transparência de João Pessoa”. Alunos do curso de Gestão Pública da UFPB

Local: Laboratório 2 do CCSA – UFPB
Horário: 14h

“A educação não pode ter amarras, constrangimentos nem perseguições”, diz RC sobre a Escola sem Partido

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O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), na manhã desta terça-feira (11), falou sobre a importância do Projeto de Lei que barra a Escola sem Partido no estado. Ricardo disse que é uma importância para a humanidade e que não se deve tirar o direito da discussão nas escolas, pois ela é o principio para a educação. Ricardo ressaltou que a educação não pode ter “amarras, constrangimentos nem perseguições” e que só com a educação a população vai ter autonomia. O governador sancionou o projeto de Lei que barra a “Escola sem Partido” na Paraíba durante uma solenidade em celebração aos 70 anos dos Direitos Humanos, na última segunda-feira (10).

Conheça:

De acordo com o projeto de Lei, a partir de agora fica vedado no ambiente escolar, atos atentatórios aos direitos fundamentais, como discriminatório e preconceituoso, cerceamento de opiniões mediante violência ou ameaça, ações que configurem em crimes como calúnia, difamação ou injúria, e qualquer pressão ou coação que represente na violação de princípios que regem a educação.

Eleição para a lista tríplice do cargo de defensor público-geral será realizada nesta sexta-feira

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A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) realiza nesta sexta-feira (14), em João Pessoa, a eleição para a escolha da lista tríplice da qual sairá o defensor público-geral do biênio 2019/ 2020. Seis candidatos concorrem ao cargo. Os três mais votados vão compor a lista que será encaminhada ao governador do Estado. Todos os defensores públicos em exercício estão convocados a comparecer à sede da DPE-PB, na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, das 8h às 17h.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor público Argemiro Queiroz de Figueiredo, cada defensor público pode votar em até três candidatos. O voto será considerado nulo caso o defensor ultrapasse as três indicações. A apuração terá início logo após o fim da votação e o resultado será conhecido no mesmo dia.

A participação dos defensores públicos no exercício da profissão é obrigatória, de acordo com Lei Complementar Estadual nº 104, de 23 de maio de 2012. Os defensores que não puderem comparecer terão que justificar a ausência à Comissão Eleitoral no prazo de 30 dias.

São candidatos ao cargo:

Elson Pessoa de Carvalho

José Alípio Bezerra de Melo

Maria Madalena Abrantes Silva

Otávio Gomes de Araújo

Ricardo José Costa Souza Barros

Vanildo Oliveira Brito

Servidor da Capital tem até esta quinta (13) para escolher banco

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Programação de recadastramento de servidores estaduais sofre alterações

Com o objetivo de facilitar e dar mais prazo para o Servidor da prefeitura de João Pessoa escolher a agência Bradesco de sua preferência, o banco estendeu por mais um dia a data limite para o Servidor acessar o site prefeiturajoaopessoa.bradesco e optar por uma das agências Bradesco que achar mais conveniente. Até agora 61% dos servidores já realizaram o procedimento.

O Bradesco está preparando benefícios especiais e capacitando funcionários que atenderão os Servidores em uma estrutura exclusiva no processo de pré-abertura da conta e de atualização cadastral.

Para o Servidor escolher sua agência Bradesco de preferência é preciso acessar o site prefeiturajoaopessoa.bradesco ou ligar para a central telefônica gratuita 3003-0330 (regiões metropolitanas) ou 0800 208 0330 (demais regiões). Caso o Servidor não tenha acesso à internet ou ao telefone, deverá comparecer em uma agência Bradesco ou ponto de atendimento mais próximo e falar com o gerente responsável.