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Paraíba recebe os 84 respiradores que foram comprados pelo Governo e tinham sido retidos pelo Ministério da Saúde

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O Governo da Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (22), os 84 ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde para ampliação de leitos de UTI para as vítimas do Covid-19 e que estavam retidos pelo Ministério da Saúde desde o mês de março. Desta forma, a Paraíba poderá concluir todo o plano de expansão de leitos previsto no Plano Estadual de Contingência para o Covid-19.

Foram investidos R$ 4,3 milhões na compra dos equipamentos, porém foram requisitados de forma administrativa pelo Ministério da Saúde, para atender aos estados em situação crítica e só após ação do Ministério Público Federal foi determinada a entrega para o Governo da Paraíba.

“Nós fizemos a compra e a Justiça determinou, por meio de uma ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que a empresa fizesse a entrega. Os 84 respiradores darão um alívio extraordinário para toda a rede hospitalar porque vamos praticamente fechar o nosso Plano de Contingência, fazendo com que o percentual de ocupação dos leitos de UTI caia ainda mais, oferecendo mais segurança à população”, destacou o governador João Azevêdo.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, destacou que “nenhum paciente paraibano ficou em lista de espera aguardando leito de UTI. Isso demonstra a eficiência do plano de contingência, criado ainda no fim de janeiro, nos primeiros indícios que a pandemia atingiria o nosso estado”. O Plano Estadual de Contingência para o Covid-19 prevê a criação de 425 leitos de UTI em hospitais de gestão estadual, municipal e federal.

Governo inaugura 40 sistemas de dessalinização em 27 municípios da Paraíba

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Foto: Reprodução internet

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), inaugura, às 9h desta terça-feira (23), mais 40 sistemas de dessalinização em 27 municípios do Agreste e Cariri paraibanos, num investimento de mais de R$ 5,6 milhões. Esta é uma ação do Programa Água Doce (PAD) que beneficia diretamente 8.705 pessoas de 2.580 famílias.

A inauguração ocorre no sistema do Sítio Tabocas, município de Itatuba (região metropolitana de Campina Grande), com as presenças do secretário da Seirhma, Deusdete Queiroga; do ministro do MDR, Rogério Marinho; e de técnicos da Coordenação Estadual do PAD, prefeitos dos municípios envolvidos e secretários municipais. Em seguida, a comitiva fará visita às obras do Canal Acauã-Araçagi, também no município de Itatuba.

As 40 unidades a serem inauguradas fazem parte dos 93 Sistemas de Dessalinização instalados no Estado, em 42 municípios, beneficiando diretamente a 7.448 famílias, com 27.245 pessoas no Estado, (que vão buscar água nos sistemas) e mais cerca de 30 mil pessoas indiretamente, que são atendidas em escolas, creches, PSFs, hospitais, órgãos da administração municipal, igrejas. Foram investidos no programa R$ 22.717.932,01. Com atuação nas regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Agreste.

O Programa Água Doce é uma ação do governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Municípios e atende a cerca de 200 instituições municipais e sociedade civil, prioritariamente a comunidades rurais localizadas no Semiárido brasileiro. O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

João Azevêdo assegura início da implementação de projetos do PB Rural Sustentável para 2020

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O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (22), um conjunto de ações que assegura o início da implantação do programa Paraíba Rural Sustentável este ano. Em consonância com o Banco Mundial, a gestão estadual, por meio do projeto Cooperar, disponibilizou ferramentas virtuais para o envio de propostas e facultou a realização de consultas livres presenciais, garantindo aos agricultores familiares o acesso ao programa.

A ação tem como objetivo cumprir as orientações dos órgãos de saúde durante o período de pandemia do coronavírus e cumprir as metas estabelecidas para 2020, que preveem a construção de sistemas de abastecimento de água singelo, completo ou com dessalinizador, passagens molhadas e cisternas.

Os agricultores familiares poderão enviar suas propostas para o e-mail [email protected] entre os dias 22 de junho e 5 de julho. Já a realização de consultas livres presenciais para o início da preparação das propostas de apoio aos públicos prioritários, como quilombolas e indígenas, bem como as reuniões dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável ficam facultadas.

“Com a chegada da pandemia, tudo teve que ser reanalisado para nos adaptarmos a nossa realidade, mas o Governo do Estado tem atuado em diversas frentes para assegurar que obras e ações não sofram descontinuidade e é isso que estamos fazendo com o Paraíba Rural Sustentável”, disse.

De acordo com João Azevêdo, a iniciativa garante a valorização do trabalho do agricultor familiar. “O nosso objetivo com isso é permitir que o homem e a mulher do campo tenham todas as condições de continuar produzindo, fortalecendo a nossa economia,  gerando renda, mas sem descuidar da saúde”, acrescentou.

O coordenador geral do projeto Cooperar, Omar Gama, enfatizou que o poder público tem agido com rapidez e eficácia para minimizar os efeitos colaterais da pandemia. “O Projeto Cooperar não ficou inerte, definindo com o Banco Mundial uma série de estratégias que serão desenvolvidas até dezembro de 2020 e que objetivam minimizar os efeitos danosos da pandemia, para a população rural paraibana, tanto em termos econômicos, quanto sociais”, falou.

Central Tira Dúvidas: telefone e WhatsApp com atendimento nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta feira.
– REGIÃO SEDE – (83) 9 9895-7095
– REGIONAL DE SOLEDADE – (83) 9 9866-3858
– REGIONAL DE SUMÉ – (83) 9 9684-4039
– REGIONAL DE PATOS – (83) 9 9865-2329
– REGIONAL DE SOUSA – (83) 9 9632-1038

Nesta terça, Senado vota adiamento das eleições com emendas de Veneziano que ampliam data do 2º turno e exposição de propostas

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O Senado Federal vota nesta terça-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição – PEC que define o adiamento das Eleições Municipais deste ano. Os detalhes da proposta que irá a votação remota em Plenário Virtual foram definidos numa sessão não deliberativa realizada, também por meio remoto, na tarde desta segunda-feira (22).

O debate contou com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, ministro Luis Roberto Barroso; Henrique Neves da Silva, ministro do TSE; a advogada Luciana Nepomuceno, Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; o advogado Marcelo Weick Pugliese, Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE; Paulo Lotufo, epidemiologista e professor da Universidade de São Paulo – USP; Átila Iamarino, biólogo e pesquisador brasileiro, formado em microbiologia e doutor em virologia; e David Uip, infectologista, professor da Faculdade de Medicina do ABC e professor docente da Universidade de São Paulo – USP.

Vários temas foram colocados em debate, a exemplo das datas de realização de 1º e 2º turnos, a campanha de rua e outras alterações consideradas necessárias, por conta da pandemia do novo coronavírus. O entendimento majoritário foi de que é necessário o adiamento, mas que a eleição deve ser realizada, nos dois turnos, ainda este ano. O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) anunciou na sessão que apresentará 2 emendas À PEC para a votação desta terça, que foram elogiadas pelos debatedores.

Data do 2º turno – A primeira emenda fixa a data do 2º turno em 06 de dezembro, ao invés da proposta original, de 29 de novembro. Veneziano alertou para o fato de que, após a realização do 1º turno, os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados terão, o que é natural, um tempo hábil para proclamar o resultado e definir o início do 2º turno.

Ele lembrou que este tempo, geralmente, é de uma semana. “Desta forma, entendemos que ficaria um tempo muito exíguo para a apresentação das propostas e o debate de ideias no segundo turno, pois teríamos sete ou oito dias de campanha. Como a proposta não enseja aumento de gastos, creio que seria oportuna”, afirmou.

Sem impedimento e elogios – Durante a explicação de suas emendas, Veneziano perguntou ao presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, se existiria alguma questão que impedisse a realização do 2º turno no dia 06 de dezembro. O presidente foi enfático em descartar qualquer empecilho e aprovou a iniciativa do senador paraibano.

“Não há nenhum empecilho técnico para que seja realizado (o 2º turno) no dia 06 de dezembro. A única circunstância a ser observada é que, para que a diplomação seja no dia 18, que é o dia marcado, nós estamos prevendo a entrega de prestação de contas até o dia 15. Portanto, a única consequência prática seria uma abreviação do prazo para a prestação de contas após a eleição do 2º turno, mas do ponto de vista técnico, do TSE, não há nenhum impedimento de se realizar no dia 06”, afirmou o presidente da corte.

A advogada Luciana Nepomuceno, Conselheira Federal da OAB, que representou a entidade na impossibilidade de participação do presidente Felipe Santa Cruz, elogiou a iniciativa do líder do PSB e do bloco parlamentar Senado Independente e disse que concorda com a ampliação do prazo para o 2º turno, pois oportunizará um melhor debate de ideias e propostas, favorecendo diretamente a população.

Guia Eleitoral – A segunda emenda de Veneziano prevê a elasticidade do guia eleitoral, para coincidir com o período definido para propaganda, como forma de compensar a redução das atividades de rua, devido à pandemia. Assim, entende Veneziano, o prejuízo por conta da não realização de atividades externas seria compensado, de certa forma, com a ampliação do guia eleitoral.

Esta segunda emenda também foi elogiada pelos participantes, que a consideraram oportuna, em razão da primeira emenda e da necessidade de compensação da propaganda, pela redução da campanha de rua. A votação do Projeto que adia as eleições, com as emendas apresentadas, será na sessão remota convocada para as 16h desta terça-feira (23).

Os Três Poderes – leia o novo artigo da advogada Raissa Helena

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Foto: Reprodução internet

 

A constituição de 5 de outubro de 1988 trouxe no art. 2° que são poderes da união, independentes e harmônicos entre si o Legislativo, Executivo e o Judiciário.

A palavra independência significa dizer que cada poder tem autonomia para atuar dentro de sua competência, por outro lado, harmônico o constituinte quis dizer que cada poder deve atuar como sistema de fiscalização um do outro, é o que se chama de checks and balances (teoria de freios e contrapesos).

A fiscalização entre os poderes é necessária para evitar a ocorrência de atos antidemocráticos e contrários à nossa constituição em vigência. Se até o grupo Raça Negra precisa de ajuda para segurar a barra, quem dirá os poderes não precisariam de ajuda para estruturar o Estado Democrático de Direito.

O sistema de freios e contrapesos estabelece que o poder exerce uma função típica e atípica. A função típica está ligada ao que em razão da sua natureza o poder foi criado para fazer. Já a função atípica é uma função que não é inerente a sua função natural, mas exerce função atribuída a outro poder dentro de sua competência Ex.: O poder Legislativo tem como função típica criar leis; mas também exerce uma função atípica de julgamento do Presidente da República nos casos de crime de responsabilidade; O Poder Judiciário exerce a função de julgar, mas dentro de seus órgãos exerce atos de administração.

Desta forma, cada poder tem uma função típica e duas atípicas. Legislativo, função típica: legislar, função atípica: julgar e administrar; Executivo, função típica: atos de administração, atípica: legislar e julgar; Judiciário: função típica julgar, função atípica: administrar  e legislar.

O poder Legislativo é responsável pelo processo de elaboração das Leis, sendo exercido pelo Congresso Nacional, que é bicameral (possui duas casas: Câmara dos Deputados e Senado). A Câmara dos Deputados é composta por representantes eleitos pelo povo, com mandato de quatro anos, através do sistema proporcional que elege o candidato pela quantidade de votos válidos ao partido e não ao candidato; não é possível que um Estado ou o Distrito Federal tenha o número mínimo de oito e não superior a setenta de deputados eleitos. Já o Senado Federal, o sistema utilizado é o majoritário em que se leva em conta o número de votos válidos ao candidato e não o número de votos válidos ao partido político, uma vez que se procura estabelecer uma igualdade de representantes na casa, sendo assim, cada Estado e o Distrito Federal tem três senadores como representantes, com mandatos de oito anos.

O poder Executivo é responsável por gerir o nosso País, sendo esta atividade exercida pelo Presidente da República, que exerce tanto a função de chefe de Estado ( representante do nosso país dentro fora do território nacional) e chefe de governo (praticar atos de gestão), pois o nosso sistema de governo é República Presidencialista.

O poder Judiciário exerce a função de julgar, podendo exercer função sendo seus órgãos os estabelecidos no art. 102, CF/88:  o Supremo Tribunal Federal; o Conselho Nacional de Justiça; o Superior Tribunal de Justiça; o Tribunal Superior do Trabalho; os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; os Tribunais e Juízes do Trabalho; os Tribunais e Juízes Eleitorais; os Tribunais e Juízes Militares; os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

 

Raissa Helena L. de França – Advogada e pós-graduanda em Direito Público.

Defesa Civil faz trabalho preventivo no rio Jaguaribe e nas Três Lagoas

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A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de João Pessoa está realizando um trabalho preventivo no rio Jaguaribe e nas Três Lagoas para minimizar os impactos causados pelas chuvas à população. Mesmo com as chuvas do mês de junho concentradas em alguns dias, não foram registrados deslizamentos de barreiras ou casos de famílias desalojadas ou desabrigadas.

Dentro da programação da Defesa Civil, os trabalhos preventivos no rio Jaguaribe, nos trechos dos bairros São José e Cruz das Armas, e nas Três Lagoas, continuam sendo executados. A previsão é que após o feriado de São João a equipe se dirija para outros pontos da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as equipes estão alerta para auxiliar a população no que for necessário. Ele destaca que as ações contínuas de limpeza de rios e galerias, podas de árvores e obras de infraestrutura têm sido essencial na redução dos impactos, bem como a redução de áreas de risco em João Pessoa, nos períodos chuvosos.

O trabalho preventivo também é realizado com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 0800-285-9020.

Procon-JP apura denúncias, notifica 44, autua seis e fecha três estabelecimentos apenas em junho

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Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já expediu 45 notificações e seis autuações a estabelecimentos comerciais, e determinou o fechamento de três deles. As fiscalizações são realizadas a partir de denúncias dos consumidores nas redes sociais (@proconjp) e pelos telefones 0800 083 2015 e 3218-5720.

A secretária Maristela Viana informa que a fiscalização do Procon-JP vai continuar a realizar inspeção seguindo as denúncias para o cumprimento das medidas adotadas pela PMJP e Governo do Estado para regular o isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, bem como a fiscalização normal de rotina. “Apenas na semana passada, foram feitas 35 notificações, três autuações, além de 17 diligências e duas solicitações de fechamento de locais que não constam como serviço essencial”, afirma ela.

A secretária enfatiza os números da fiscalização do Procon-JP desde o início da decretação do estado de calamidade pública: “São 474 visitas a estabelecimentos comerciais da Capital, com a emissão de 383 notificações e 74 autuações. Também houve o procedimento do fechamento imediato de 120 estabelecimentos que estavam abertos irregularmente, em desacordo com as medidas de proteção para o estado de calamidade pública”.

As irregularidades – As infrações registradas pela fiscalização do Procon-JP junto a fornecedores de bens e de serviços dizem respeito ao descumprimento dos decretos municipais e estaduais que regulam o funcionamento dos estabelecimentos e desrespeito à legislação consumerista.

“As irregularidades se referem ao descumprimento dos decretos para este momento de pandemia, a exemplo da inadequação do estabelecimento quanto às exigências de segurança durante o isolamento e, ainda, daqueles locais abertos sem autorização”, salienta Maristela Viana.

Ela acrescenta que também foram inspecionadas questões de rotina da fiscalização do Procon-JP, como preços considerados abusivos e produtos com data de validade vencida. “Em muitos locais foram solicitadas as notas fiscais para avaliação da situação. Essas questões independem do momento que estamos vivendo. É o que chamamos do dia a dia da fiscalização na Secretaria”.

Penalidades – Todos os estabelecimentos que foram notificados ou autuados terão um prazo de 10 dias úteis a partir da data da emissão do documento para procederem a defesa junto ao Procon-JP. “Caso as irregularidades sejam comprovadas, a empresa é passível das penalidades previstas na legislação, a exemplo de multa”, salienta Maristela Viana.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefones: 83 3218-5720 e 0800 083 2015

Instagram: @proconjp

Site: proconjp.pb.gov.br

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

Programa João Pessoa Cidade Criativa participa de seminário virtual e apresenta projetos sociais

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Com o objetivo de repensar a cidade após a pandemia da covid-19, os integrantes do Programa João Pessoa Cidade Criativa participam nesta terça-feira (23), a partir das 18h, do Seminário Santos Criativa Virtual – Outros Olhares para Cidade, que tem como tema “Criatividade, caminho para a igualdade”. A cidade de João Pessoa (PB) neste seminário vai mostrar todos os projetos sociais desenvolvidos para o artesanato e as artes populares neste período em que integra a rede.
 
A representante do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Marianne Góes, comentou que esse será um momento muito importante para que as cidades compartilhem suas melhores práticas e, João Pessoa, particularmente, irá apresentar as ações que vem desenvolvendo nesses últimos meses, cumprindo com o grande objetivo da Rede, que é o compartilhamento e a troca de experiências e iniciativas que possam ser replicadas por outras cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.
 
“João Pessoa fica muito honrada de participar sendo a única cidade brasileira no segmento Artesanato e Arte popular, buscando também sempre desenvolver ações que tenham transversalidade com os demais segmentos criativos”, acrescentou Marianne Góes.
 
O evento será transmitido pela plataforma Zoom, e pode ser visto no canal Youtube do SantaPortal e da Universidade Unisanta. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço www.unisanta.br/santoscriativa. O evento é promovido pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação e a Universidade Santa Cecília (Unisanta), e tem como objetivo mostrar o trabalho social e o desenvolvimento econômico do setor criativo em Santos e demais cidades que integram a Rede Cidades Criativas Unesco, por meio de debates que contarão com a presença de autoridades e profissionais da área.
 
João Pessoa Cidade Criativa – A capital entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular, no Brasil. O design entrou como mais um elemento que instigou a capacitação e melhoria dos objetos de artesanato. A entrada de João Pessoa na Rede vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São mais de 180 cidades de 72 países das quais dez são brasileiras: Santos (SP), no cinema; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; e Salvador (BA), na música.
 
A cidade de Santos foi escolhida para sediar o 14º Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontece pela primeira vez na América Latina. O conceito de Economia Criativa inclui um novo olhar sobre os modos de produção econômica e social.
 
Programação – A abertura do evento contará com a presença do secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, da reitora e da presidente da Unisanta, respectivamente Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Teixeira, do pró-Reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira, da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, da coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do Ministério do Turismo, Nicole Ferreira Facuri, e do secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
 
Entre os debatedores, estão a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, a coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa Ministério do Turismo, Nicole Ferreira Facuri, a secretária-adjunta de Cultura de Santos, Raquel Pelegrini,  além de representantes das dez cidades brasileiras agraciadas com o título de Cidades Criativas da Unesco.

Comissão na Câmara de Vereadores é favorável à gratificação de profissionais da saúde da Capital

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A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi favorável à Medida Provisória que institui gratificação temporária de emergência em Saúde Pública (Gtesp) para profissionais de Saúde que exercerem atividades no atendimento da pandemia do novo coronavírus (Covid 19). Durante a reunião, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), ainda foram apreciadas mais 15 matérias legislativas.

A MP 82/2020 do Executivo Municipal teve parecer favorável aprovado de forma unânime pelos membros da comissão. “A matéria estende a outros profissionais da saúde que atuam no enfrentamento à Covid 19 a gratificação concedida aos médicos. São esses profissionais que estão fazendo a gente ver redução na taxa de ocupação nos leitos. Se fizermos nossa parte, cada vez mais a curva da pandemia vai baixar para que possamos antecipar a flexibilização, sempre com responsabilidade”, afirmou o presidente da comissão, vereador Thiago Lucena (PRTB).

O vereador Leo Bezerra (Cidadania) também elogiou a iniciativa da Gestão Municipal. “Parabenizo a Prefeitura e a todos os órgãos que trabalham no combate ao coronavírus. Gestos como esse ainda são poucos, mas tudo que vem para trazer benefícios para nossos profissionais são mais do que bem-vindos”, enfatizou o oposicionista.

Renato Martins (Avante) destacou a falta de categorias que também trabalham no combate à Covid 19, mas não foram incluídos na MP, como nutricionistas e guardas municipais. “Falta de recurso não é, é falta de sensibilidade”, alegou Renato. O líder da bancada de situação na CMJP, vereador Milanez Neto (PV), ressaltou a crise econômica que o país enfrenta. “Não podemos vender para a sociedade que o poder público vive num mar de rosas econômico quando essa não é a realidade”, defendeu afirmando que a gestão tem sido pioneira na valorização do servidor público municipal.

Matérias do Executivo Municipal

A comissão ainda foi favorável a mais três Medidas Provisórias do Executivo Municipal destinadas a abrir crédito extraordinário no orçamento municipal visando ao combate da pandemia do Covid 19. A MP 78/2020 abre crédito no valor de R$ 4.868.803,90; a MP 80/2020, no valor de R$ 1.307.057,18; e a MP 81/2020 o montante de R$ 830.000,00. Todas as matérias abrem crédito na Secretaria Municipal de Saúde e no Fundo Municipal de Saúde da Capital.

O colegiado ainda foi favorável à rejeição do Veto Total 279/2019 ao Projeto de Lei de autoria do vereador Leo Bezerra, que institui no Município o projeto saber saúde, que contempla parceria com faculdades e universidades do ensino público e privado a realização de aulas expositivas sobre noções de primeiros socorros aos alunos da rede pública municipal.

O Veto Parcial 286/2019 ao PL de autoria do vereador suplente Carlão também teve parecer pela rejeição aprovado. O projeto inclui no calendário de eventos oficiais do Município a semana municipal de conscientização sobre depressão infantil e juvenil. Os vereadores entenderam que os projetos alvos de Vetos não impõem nenhuma obrigação nem criam despesas ao Município.

Ainda sobre matérias do Executivo Municipal, a comissão concedeu pedido de vista a Leo Bezerra do PL 1898/2020, que autoriza a realocação de dotações orçamentárias através de transposição, remanejamento e transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, ou de um órgão para outro no orçamento vigente, no valor de R$ 717.000,00. O vereador oposicionista pediu para estudar mais atentamente a matéria, já que a realocação de recursos não era destinada ao combate da Covid 19 e, portanto, não necessitava de urgência.

Demais matérias

Dentre outras matérias, a comissão ainda foi favorável ao PL 1852/2020, de autoria de Eliza Virgínia (Progressistas), que dispõe sobre a instalação de álcool em gel nos transportes coletivos no Município; ao PL 1892/2020,  que institui Março Preto como o mês de conscientização, prevenção, orientação e combate ao novo coronavírus; e ao PL 1904/2020, que institui o Dia Municipal em memória dos(as) trabalhadores (as) da saúde que faleceram durante o combate ao coronavírus em João Pessoa, ambos de autoria de Leo Bezerra.

Projeto de Veneziano que regulamenta recebimento de denúncias e pedidos de impeachment pela Câmara ganha destaque nacional

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O Projeto de Lei apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que propõe alterar a Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, para regulamentar o recebimento, pela Câmara dos Deputados, de denúncia contra o presidente da República, por crime de responsabilidade, e pedidos de impeachment, vem ganhando destaque em vários órgãos de imprensa, sobretudo os de alcance nacional.

A matéria estabelece normas e prazos para que os pedidos sejam recebidos, analisados e aceitos ou não, considerando que, atualmente, não há uma regulamentação definida. A edição deste domingo do jornal O Globo trouxe destaque à iniciativa do senador paraibano, através do jornalista Lauro Jardim.

Veja, abaixo, o destaque do jornal O Globo:

Projeto quer que presidente da Câmara analise pedidos de impeachment em até dez dias

 

Rodrigo Maia já enfiou na sua gaveta 48 pedidos de abertura de processo de impeachment contra Jair Bolsonaro. Como presidente da Câmara tem esse poder. Mas isso pode mudar.

 

O senador Veneziano Vital do Rêgo apresentou no Senado um projeto para alterar a Lei do impeachment, de 1950, que limita em dez dias o prazo para que o presidente da Câmara decida receber ou indeferir um pedido de impeachment — e com possibilidade de recurso ao plenário em caso de arquivamento.

Prazos – Pelo projeto de Veneziano, compete ao presidente da Câmara receber ou indeferir o recebimento da denúncia, no prazo de dez dias, a contar da data do protocolo, cabendo recurso ao Plenário no caso de indeferimento, interposto por um décimo dos membros da Câmara dos Deputados, no prazo de dez sessões.

Se o presidente da Câmara não decidir sobre a matéria no prazo estabelecido no projeto, o Plenário passa a ser competente para receber ou indeferir o recebimento da denúncia. Neste caso, serão necessários três quintos dos votos favoráveis da composição da Câmara ao seu recebimento.

Veneziano lembrou que, pelo regramento normativo atual, que é uma lei de 1950, cabe ao Presidente da Câmara decidir sobre o recebimento de denúncia apresentada contra o presidente da República por crime de responsabilidade. Mas se ele não decide sobre a matéria, nada ocorre, ficando a denúncia paralisada, sem andamento na Casa.

“A opção pela não decisão é totalmente inadequada e vem sendo, com justiça, objeto de críticas por parte da sociedade. Se é razoável atribuir ao presidente, num momento inicial, a decisão sobre o recebimento ou não da denúncia (…), não podemos aceitar que ele tenha a prerrogativa ilimitada de não decidir sobre a matéria, ou de apenas decidir à sua vontade, sem qualquer prazo definido”, justificou o senador paraibano.