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Operação Proteção fiscaliza restaurantes self-service e dois são notificados pela Vigilância Sanitária

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Operação Proteção

Com ações de fiscalização nos bairros da Torre, dos Estados, Tambaú e Manaíra, além de estabelecimentos localizados nas avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio, os agentes do Procon-JP e da Vigilância Sanitária visitaram, na tarde desta quinta-feira (06), restaurantes que oferecem self-service. O trabalho faz parte da Operação Proteção e segue o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que visa garantir a saúde das pessoas que frequentam esses espaços, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

Na ação, os donos dos estabelecimentos ou gerentes foram orientados sobre o distanciamento entre as mesas, a obrigatoriedade de disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscaras, sugestão de envelopar a maquineta para facilitar a higienização, ajustes nos banheiros, entre outras. Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: 50% da capacidade; distanciamento de 1,5 metro entre as mesas; disponibilização de álcool gel; uso obrigatório das máscaras; protetores salivares nos buffets e luvas descartáveis distribuídas pelos estabelecimentos. Durante as visitas de hoje, dois estabelecimentos foram notificados pela Vigilância Sanitária.

Maristela Viana, secretária do Procon de João Pessoa, disse que as ações de fiscalizações têm sido fundamentais neste retorno das atividades econômicas, destacando a participação da população fazendo denúncias. “Queremos que as pessoas denunciem em caso que o estabelecimento não esteja cumprindo com o decreto 9.537/20. É importante essa participação da população, que pode ser feita pelo número 0800 083 2015”, informou.

Operação Proteção – O trabalho é realizado pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon-JP. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Polícia localiza criança desaparecida em Mamanguape

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Após dois dias de investigações, a Polícia Civil da Paraíba conseguiu localizar a criança de 11 anos que era considerada desaparecida na cidade de Mamanguape. A menina foi encontrada na tarde desta quinta-feira (6), na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ela estava na casa de um adolescente de 14 anos. A investigação foi realizada pelo Grupo Tático Especial  da Delegacia Seccional de Mamanguape.

Segundo informações do delegado Walter Brandão, a menina saiu de casa por conta própria e sem autorização dos pais, na última terça-feira (4). Ela embarcou em um veículo que fazia transporte alternativo para o Rio Grande do Norte. Inicialmente, ela chegou em Natal e, em seguida, migrou para Mossoró, onde mora um suposto namorado da garota.

“A menor desapareceu por volta das 14h, quando estava nas imediações de um posto de combustível situado na BR 101, km 80, na entrada da cidade de Mataraca (PB)”, afirmou o delegado. “De acordo com as investigações, a menor teria viajado até a cidade potiguar por iniciativa própria, pois desejava sair de casa, deixando toda sua família em desespero”, completou.

Os pais da menina procuraram a Polícia Civil da Paraíba, que iniciou as investigações e localizou a casa onde a menor de idade era abrigada. Familiares da menina e do seu suposto namorado foram encaminhados à Delegacia de Mossoró, onde foram ouvidos. O caso será encaminhado à Justiça.

Câmara de João Pessoa aprova LDO 2021 com 107 emendas

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Sessão remota na CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante sessão remota, na manhã desta quinta-feira (6), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021, com 107 emendas. Além da peça orçamentária, os parlamentares aprovaram o projeto Saber Profissão; a incorporação de área de Mumbaba, limítrofe entre Santa Rita e a Capital, à zona urbana de João Pessoa e a obrigatoriedade de segurança nos caixas eletrônicos das agências bancárias.

De acordo com o relator da LDO, vereador Humberto Pontes (Avante), a peça foi finalizada com 107 emendas, sendo 104 dos parlamentares e três apresentadas pela Comissão de Políticas Públicas (CPP). Do total, 105 são emendas aditivas e duas modificativas.O relator garantiu o cumprimento da legislação vigente e agradeceu o trabalho realizado de forma conjunta.

“A relatoria é nossa, mas a construção é coletiva. Quero agradecer o esforço de toda a equipe do meu gabinete e em especial ao consultor de Planejamento e Finanças da CMJP, Willemberg Harley, pelo apoio na elaboração deste relatório favorável a peça orçamentária do nosso município para o próximo ano”, destacou.

O vereador Milanez Neto (PV) destacou que já consta na peça orçamentária a previsão das emendas impositivas, instrumento no qual os vereadores poderão destinar recursos para a realização de obras, projetos ou instituições. “Gostaria de fazer o registro que nesta LDO já está inclusa uma das maiores conquistas do Legislativo, a tão discutida e sonhada emenda impositiva”, garantiu.

Mumbaba será incorporado à zona urbana de JP

O plenário aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 57/2020, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o mapa de macrozoneamento e altera os limites da zona urbana (previstos nos anexos I, II e III da Lei Complementar 54/2008). O PLC ainda cria a Zona Especial de Interesse Social (Zeis), localizada no Bairro de Mumbaba, ou seja, destina a área à moradia digna e outras ações municipais para a população de baixa renda.

O PLC altera para João Pessoa a área de Mumbaba, que atualmente consta como Santa Rita, mas os serviços prestados à região são realizados pela Prefeitura da Capital. “É importante resolver as questões que surgiram na localidade há muito tempo, como investir em posto de saúde e em creches”, alertou Renato Martins (Avante).

“Mumbaba é de fato uma Zona Especial que precisa de intervenção da Prefeitura de maneira eficaz para incluir a população daquele espaço como cidadão e cidadã de direitos”, complementou Sandra Marrocos (PT).

Bancos devem garantir a presença de segurança nos caixas eletrônicos

De autoria da vereadora Raíssa Lacerda (Avante), foi aprovado por maioria o PLO 1160/2019, que dispõe sobre a segurança dos usuários de caixas eletrônicos instalados nas agências bancárias situadas na Capital. Segundo a autora, a medida, além de promover a segurança dos usuários, vai gerar emprego e evitar a ação de explosões a caixas eletrônicos. “É preciso que os bancos ofereçam o mínimo: a segurança de seus usuários”, defendeu.

Segundo a norma, fica obrigatório haver, no mínimo, um agente de segurança especializado nos locais de operação dos caixas eletrônicos das agências bancárias da Capital. Ao descumprimento da medida, caberá autuação e ainda uma multa de R$ 5 mil caso o estabelecimento seja autuado pela segunda vez. Ocorrendo inadequação após a segunda autuação, a lei prevê multa de R$ 10 mil e, persistindo a irregularidade, o alvará de funcionamento deverá ser cassado.

CMJP aprova projeto Saber Profissão

 

O colegiado derrubou o Veto 308/2019, do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei 1216/2019, de autoria do vereador Leo Bezerra (Cidadania), que institui no Município o projeto Saber Profissão. Esta iniciativa prevê a parceria entre faculdades e universidades de ensino público e privado na realização de aulas expositivas sobre noções de vocação e orientação profissional aos alunos da Rede Pública Municipal.

O autor do projeto defendeu que a medida não gera custos, uma vez que é uma iniciativa espontânea das instituições de ensino. “Não estamos inserindo nada na grade curricular, apenas sugerindo uma parceria para ajudar alunos da rede municipal na escolha da futura vocação”, explicou Leo Bezerra.

Ministério Público firma TAC com Município de CG para realização de concurso público para médicos

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Prefeito Romero Rodrigues assina TAC

O Ministério Público na Paraíba – por seus ramos estadual (MPPB), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC) – firmaram, nesta quinta-feira (6), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Campina Grande, no qual a prefeitura se compromete a realizar concurso público para preenchimento de 46 cargos vagos de médicos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) e no Hospital da Criança e do Adolescente da cidade. O Ministério Público recebeu relatos da falta de profissionais nessas unidades de saúde e também de jornadas de trabalho extenuantes de médicos devido ao número insuficiente de profissionais.

De acordo com o TAC, o Município deverá realizar o concurso público para contratação dos profissionais, observando um cronograma. O edital do certame deverá ser lançado até o próximo dia 5 de setembro, a homologação do resultado deve ser feita até 5 de dezembro e a nomeação dos aprovados deve acontecer até o dia 5 de fevereiro de 2021. Após a nomeação dos novos médicos, a prefeitura deverá finalizar os contratos temporários firmados por meio de chamamento público e fazer a imediata substituição pelos aprovados, até o dia 5 de fevereiro do próximo ano.

O termo de compromisso prevê, ainda, que o Município de Campina Grande – por meio da Secretaria de Saúde – deve continuar divulgando amplamente o edital de chamamento público para a contratação emergencial de médicos para trabalhar no Isea e no Hospital da Criança da cidade. O MP ressaltou que a Constituição Federal estabelece limite de jornada de trabalho aos servidores públicos, para assegurar a saúde e a segurança dos profissionais, evitando a ocorrência de acidentes de trabalho típicos e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

O Ministério Público fiscalizará o cumprimento do acordo, adotando as providências legais cabíveis, sempre que necessário. Os membros do MP também ressaltam que que a Constituição Federal (em seu artigo 6º) assegura o direito à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à proteção à maternidade e à infância. Além disso, prevê que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Multa por descumprimento

Conforme o TAC, o descumprimento injustificado das obrigações assumidas no Termo de compromisso acarretará em multas ao município de Campina Grande. Poderá haver multa diária no valor de R$ 1.000,00 por médico encontrado em situação jurídica irregular até multa diária de R$ 30 mil caso haja descumprimento das demais obrigações.

O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado pela promotora de Justiça Adriana Amorim de Lacerda (MPPB), pelas procuradoras da República Acácia Soares Suassuna e Janaína Andrade de Sousa (MPF), pela procuradora do Trabalho Marcela de Almeida Maia Asfóra (MPT), pelo procurador-geral Manoel Antônio dos Santos Neto (MPC), pelo prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues e pelos secretários municipais de Saúde, Filipe Araújo, e de Administração, Diogo Lyra Batista.

Edilma Freire se reúne com lideranças partidárias e dialoga sobre políticas públicas para fazer João Pessoa seguir avançando

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Edilma Freire com representantes do PROS

No início da tarde desta quinta-feira (06), a pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa pelo Partido Verde (PV), Edilma Freire, se reuniu com os presidentes dos partidos Republicanos (PR), Valdir Trindade; PRÓS, Michel Henrique; e Partido da Mulher Brasileira (PMB), Antonio Alves. Entre as pautas discutidas, estavam as melhorias para que a Capital paraibana siga no caminho do avanço e das melhorias na qualidade de vida da população. Na ocasião também foram traçadas as estratégias políticas da pré-campanha e os representantes partidários puderam reafirmar o compromisso com a pré-candidatura da pedagoga Edilma Freire. No encontro estiveram presentes ainda o presidente municipal do PV, Lucélio Cartaxo, e os vereadores Helton René e Bispo José Luiz.

A educadora Edilma Freire falou da importância deste encontro e disse que vai seguir dialogando com os diversos setores para que a cidade siga avançando. “O momento é de dialogar com quem quer o melhor para João Pessoa. Fazer o encontro de ideias para que nossa Capital siga no caminho do crescimento e das melhorias na qualidade de vida da população. Hoje conversamos com importantes lideranças partidárias que estão nesta caminhada conosco. E estamos abrindo o diálogo com várias frentes, como os movimentos sociais, universidades, setor produtivo, terceiro setor, para continuarmos garantindo à nossa população aquilo que o modelo de gestão do PV tem apresentado à cidade: cuidado com as pessoas, responsabilidade social e eficiência na gestão. Este é o modelo que tem dado certo na Capital e pelo bem da população tenho certeza que  continuaremos garantindo as melhorias para todos”, disse.

Sedurb disciplina retomada de praças de alimentação em mercados e lanchonetes localizadas em espaços públicos

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Nesta quinta-feira (6), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fiscalizaram a retomada das atividades nas praças de alimentação dos mercados públicos. A partir desta quinta-feira (6), as lanchonetes também já podem funcionar, conforme autorização divulgada na última terça-feira (4), pelo prefeito Luciano Cartaxo. Ainda nesta quinta, a Sedurb realizou reunião com os responsáveis pelas lanchonetes localizadas no Parque da Lagoa.

Esses segmentos foram autorizados a funcionar, com 50% da capacidade e desde que haja o cumprimento dos protocolos de segurança. Nos mercados, a fiscalização foi intensificada desde cedo. “Nossas equipes estão orientando os encarregados dos boxes localizados nas praças de alimentação. Estamos observando questões essenciais, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e, no caso dos restaurantes que trabalham com self-service, o uso de protetores salivares nos buffets e fornecimento de luvas, para que os próprios clientes se sirvam”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

As atividades das lanchonetes também foram liberadas a partir desta quinta-feira. Foi realizada uma reunião com os responsáveis pelos quiosques localizados no Parque da Lagoa. Na ocasião, foram repassados todos os protocolos que precisam ser seguidos a partir de agora. “Reforçamos a importância do distanciamento de 1,5 metro entre as mesas e a necessidade de evitar aglomerações nos balcões. Reforçamos ainda que o horário de funcionamento das lanchonetes nos espaços públicos será de 12h às 20h, seguindo também o que foi proposto para as lanchonetes localizadas em shoppings centers”, reiterou Zennedy Bezerra.

A Sedurb orienta os comerciantes e consumidores desses locais para o cumprimento dos protocolos de saúde. “Estamos flexibilizando essa atividade extremamente importante, mas contamos com a colaboração e o bom senso da população para seguir todas as recomendações necessárias para a prevenção da covid-19″, comentou o secretário da Sedurb.

Ana Claúdia diz que Campina Grande precisa de uma gestão transparente e volta a defender a realização de concursos públicos

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Pré-candidata à Prefeitura Municipal de Campina Grande nas eleições deste ano, Ana Cláudia (Podemos) afirmou que a cidade precisa de uma gestão transparente, sempre valorizando e respeitando os recursos públicos.

Com a experiência de quem geriu a Secretaria Estadual da Articulação Municipal e foi Superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA/PB), Ana Claudia destacou que a transparência deve ser um princípio que rege toda a gestão pública. Ela lamentou que a gestão atual tenha priorizado o investimento em mídia, num momento tão difícil que a cidade atravessa, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ana lembrou que a Prefeitura de Campina Grande recebeu, até o mês de julho desse ano, do governo federal e de emendas parlamentares, mais de R$ 60 milhões só para serem usados no enfrentamento do novo coronavírus. Mas infelizmente, segundo ela, a atual gestão tem outras prioridades, como o investimento em uma propaganda que não retrata a realidade da saúde do município. Em meio à pandemia, a prefeitura, relatou a pré-candidata, se encontra inchada em termos de servidores contratados sem concurso, o que elevou a folha do município de R$ 9 para R$ 13 milhões.

“Nossa prioridade de gestão vai ser transparência na aplicação dos recursos públicos, inclusive com a implantação de um Conselho formado pela sociedade civil para fazer o acompanhamento desta aplicação” destacou.

Ana Claudia também voltou a defender a realização de concursos para garantir o acesso do servidor à administração pública por méritos, evitando, assim, que haja barganha em ano eleitoral, como ocorre com a gestão atual.

Ela lembrou que em pouco mais de 7 anos, o único concurso que a gestão atual fez, foi eivado de irregularidades. Em comparação, a gestão anterior, do ex-prefeito e hoje senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), realizou 12 concursos e que, ao longo de 8 anos, chamou mais de 6,5 mil candidatos aprovados.

Ana disse que fará uma campanha pautada em propostas, nas boas idéias, com equilíbrio e moderação,  e que vai procurar apontar soluções efetivas que hoje afetam a vida dos campinenses. No entanto, também ressaltou que não poderá negar as falhas da gestão atual, e lembrou que a Prefeitura de Campina Grande teve as suas contas reprovadas por unanimidade no ano de 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

 

Auxílio Emergencial: CGU constata mais de 10 mil novos servidores que receberam indevidamente o benefício na Paraíba

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Imagem: reprodução internet

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, fez novo cruzamento de dados do Auxílio Emergencial com as folhas de pagamento do Governo do Estado e das Prefeituras e Câmaras de Vereadores da Paraíba, referentes ao mês de maio de 2020. Foi constatada a existência de mais 10.526 servidores públicos que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial na Paraíba.

Com o resultado desse novo cruzamento de dados, o número de servidores públicos no estado que receberam o benefício de forma indevida atinge o total de 36.775 e o montante de R$ 48.465.000,00 pagos indevidamente. Assim como fez na ocasião anterior, a CGU enviará as novas listas ao Governo do Estado, às Prefeituras e às Câmaras de Vereadores, para que orientem seus servidores a devolver os valores recebidos, e ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para as providências cabíveis.

Os servidores públicos que pediram e receberam o Auxílio Emergencial indevidamente podem vir a responder pelos crimes de falsidade ideológica e/ou peculato, ambos previstos no Código Penal Brasileiro, cujas penas previstas são de reclusão e multa, além de configurarem possíveis infrações disciplinares. As ocorrências demandam apuração individualizada, a fim de detectar os casos onde houve ou não má-fé.

Pela forma de operacionalização do benefício, é possível que os servidores não tenham feito solicitação para seu recebimento, mas que tenham sido incluídos como beneficiários do Auxílio Emergencial de forma automática por estarem no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Programa Bolsa Família. Outra possibilidade é que o CPF tenha sido inserido como solicitante do auxílio de forma indevida por outra pessoa e não necessariamente pelo próprio servidor.

Para efetivar a devolução dos valores recebidos indevidamente, de forma espontânea, basta entrar no endereço eletrônico https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao,

preencher os dados, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar na rede bancária. Em caso de dúvidas, ligar para os números (83) 2108-3047 2108-3046, bem como enviar e-mail para [email protected].

CPI dos Combustíveis: Relatório final dos vereadores aponta indícios de formação de cartel e pede abertura de inquérito

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Charge: reprodução internet

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada para investigar abuso contra o consumidor por parte dos revendedores de combustíveis na cidade de Campina Grande, foi lido na sessão ordinária remota desta quinta-feira (06) da Câmara de Vereadores. O relatório apresentou indícios que apontam formação de cartel e outras irregularidades por parte dos postos de combustíveis e solicitou abertura de inquérito para investigação.

A “CPI dos Combustíveis”, como ficou conhecida, foi proposta e presidida pelo vereador Alexandre Pereira (PSD), tendo como relator o vereador Luciano Breno (PP) e membro o vereador Rodrigo Ramos (PSD). Durante o processo, foram colhidas dezenas de depoimentos, denúncias e procedidas apurações in loco. Toda a vasta documentação está anexada ao relatório final.

A leitura do relatório foi feita pela vereador Luciano Breno. “Diante dos fatos apurados foi descoberto vários indícios que levara a crer na existência de várias irregularidades na comercialização de combustíveis de Campina Grande, são vários fatores que empurram os preços para cima e, no final, quem é o real prejudicado é o consumidor”, explicou.

“Se não há provas concretas de cartelização do mercado de revenda de combustíveis no município, o certo é que indícios se afiguram suficientes para a instauração de inquérito civil por parte do Ministério Público Estadual, no viso de apurar eventuais responsabilidades”, apontou o relator durante a leitura das conclusões do relatório.

Além das graves denúncias de alinhamento de preços e formação de cartel, um dos pontos que chama a atenção no relatório é a verificação de reajuste abusivo de preços na cidade indo na contramão, muitas vezes, da redução praticada pelo Governo Federal. “Constatou-se que mesmo a Petrobras reduzindo o preço dos combustíveis em 4,5%, os postos de combustíveis da cidade aumentaram o preço dos combustíveis em 4,7%”, denunciou.

Foi solicitado o aprofundamento das investigações. A Mesa Diretora da Casa vai encaminhar para o Ministério Público Estadual e Federal, Procuradoria Geral da República, Procuradoria Geral do Município, Polícia Federal, Polícia Civil, entre outros órgãos, para que sejam investigados os fatos denunciados e procedida a instalação de inquéritos.

É HORA DE CUIDAR DA CAMADA DE OZÔNIO E DO SEU “BURACO NEGRO” – no texto de Marcos Thomaz

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Depois do terraplanismo se incrustar em todas as esferas redondas, quadradas e triangulares do governo federal, os desgovernados querem misturar “camada de ozônio com “buraco negro”. E o pior… o seu buraco negro é que está em jogo!!

Veja bem, estão misturando os fenômenos, embaralhando astrofísica com física atmosférica… Mas esperar o que de quem tem como mestre/guru um astrólogo, filósofo de araque como Olavo de Carvalho?? O máximo que estes governamentais chegam perto de alguma produção de saber é copiando termos e títulos para fraudar currículos…

Povo que gosta de misturar alhos com bugalhos, entubação com encubação, enfim desorganizar a inteligência geral e até mexer no canal alheio

Mas o pior é conceder ar institucional a esses devaneios de teses!!

Aquele que caiu de paraquedas no Ministério da Saúde, digo o paraquedista militar, aquele lá, o tal Pazzuelo… pois bem, o dito cujo recebeu comitiva para tratar da aplicação de ozônio no ânus. Isso mesmo injeção retal do gás para tratamento da Covid?!?! É mole, ou quer mais??

Já achávamos demais “Cloroquina bolsonarista”, algo meio ficção científica. Imaginem comigo o título: “O curioso caso do presidente descrente, que encontra sozinho o remédio para uma doença que ele não acredita”. Com direito a posar de garoto propaganda da panacéia com caixinha de remédio exibida em lives, aparições públicas (com direito a delírio do rebanho, digo gados, aliás seguidores) e até em comédia pastelão com uma ema (mas essa reagiu mais dignamente que os humanos e mandou ver uma bicada contra essa patifaria)…

Acha pouco?? Mas não parou por aí… o delírio teve sequência com remédio veterinário (ivermectina)…

E agora a fábrica de absurdos governamentais quer literalmente f… com você e como diz no popular impróprio baiano: “sem cuspe”.

Deixando de “arrudeio” o projeto é botar no c… dos brasileiros (mais um pouquinho e explicitamente). E nessa me valho do dito paraibano: “Aí dento, aqui não papai Noel!”

E olha que tenho amigos que gostam da prática. O processo é prazeroso a muita gente! E viva a diversidade… Mas suponho que devem escolher melhor as companhias que o perfil de Bolsonaro e seu séquito. Além do que, devem dispensar esse caráter flatulento…

Mas falando de coisa séria e que realmente importa… ao invés de pensar em “cagada de ozônio” (“nóis sofre, mais nois goza”, já dizia o velho Simão), melhor seria o governo brasileiro fazer sua parte pela camada de ozônio!

Se essa gestão se engajasse no contexto mundial de responsabilidade ambiental e reduzisse, não ampliasse, queimadas na Amazônia, por exemplo, não estaríamos perdendo recursos em investimentos diretos para a causa e, até, restrição a produtos agrícolas e da pecuária brasileira.

Em resumo, se o governo Bolsonaro concentrasse seus esforços na preservação de nossas reservas naturais, nos pouparia os “fundos”… Se é que você me entende…